NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sábado, 27 de fevereiro de 2010

FOTOS DAS REUNIÕES DE TRABALHO

Durante a
preparação das
primeiras
actividades do NAR




















quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ENCONTRO DE POETAS

A área da Poesia do NAR vai levar a efeito um Encontro de Poetas.
Terá lugar na Oficina d'Arte, no Sábado, dia 6 de Março pelas 20horas.
Será aberto, não só aos Poetas do Núcleo mas, a todos os interessados nesta área.
Não é necessário fazer poesia ou gostar de a ler, basta gostar de a ouvir.
É um encontro inicial que servirá de preparação para o Encontro a ter lugar durante o período das Exposições (o primeiro evento do NAR), a realizar entre o dia 20 de Março e o dia 20 de Abril.
Apareça.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

EXPOSIÇÃO NA TAACTO

Os artistas do NAR, das áreas da Pintura, Desenho e Escultura: Gomes Pereira, Masofi, Pereira Jorge, Rosa Pamole, Ana Gomes, Fernando Saraiva e João Maurício entregaram hoje os trabalhos que irão estar patentes na VIIª Exposição da TAACTO - Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana, na Rua da Trindade em Torres Novas, com inauguração no próximo dia 27 de Fevereiro, prolongando-se até 27 de Março.
Além dos trabalhos dos artistas da TAACTO e do NAR estarão também patentes trabalhos de artistas do MAC - Movimento Artístico de Coimbra.
Esta Exposição estará aberta ao público todos os dias da semana, das 16horas às 19horas, com excepção dos feriados.
Visite.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Reunião Geral

A Comissão Instaladora do NAR convoca todos os Membros do Núcleo para uma Reunião Geral a realizar no Sábado, dia 20 de Fevereiro, às 15h30 na Oficina d'Arte, tendo como principais assuntos a tratar, a participação dos artistas da área das artes plásticas na Exposição a realizar na TAACTO - Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana com inauguração no dia 27 de Fevereiro. Outro dos assuntos a tratar, será a preparação (programa) para a realização da primeira iniciativa do Núcleo, a inaugurar no dia 20 de Março - Exposições de pintura, escultura, desenho, fotografia, poesia, arte sacra, arte decorativa e artesanato diverso (trabalhos em ferro e outros metais, madeira, tecido e outros materiais), entre outras actividades.

Todos os Riachenses, naturais ou residentes, bem como todos os que sob o ponto de vista das artes ou da cultura estejam ligados a Riachos estão permanentemente convidados a fazerem-se Membros do NAR e a participar nas suas actividades.

Agendado está já também para o dia 6 de Março uma reunião/encontro dos membros da área da poesia para preparação do 1º Encontro de Poetas em Riachos
a ter lugar durante o ciclo das Exposições.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Oficina d'Arte

Pouco a pouco vai ficando a parecer bem.
No Sábado passado, alguns Membros do Núcleo de Arte: Fernando da Luz Jorge, Zé Manel Gonçalves, Conceição Gonçalves, Manuel Carvalho Simões e Fernando Saraiva responderam ao solicitado e em poucas horas pintaram o interior da Oficina d'Arte. Convém dizer que o entusiasmo era tanto que nem fizeram intervalo para almoço. Mas também não fatou o petisco e o vinho em cima da mesa, Lúcia Perdigão e Mena Amaro lembraram-se desse pormenor.
No próximo Sábado, dia 20, de manhã é a vez das portas serem também pintadas. Às 15h30 terá lugar mais uma reunião/encontro dos artistas e artesãos para tratar de assuntos relativos às actividades do Núcleo já agendadas.
Apareçam.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

domingo, 14 de fevereiro de 2010

BLOGUE "CANHOTICES" 22 DE JAN 2010

Arte em Riachos

Dos Riachos chegam-nos notícias de gente que não desiste da arte e da cultura. O próprio Museu Agrícola de Riachos é uma casa viva, muito viva, onde a presença diária de artesãos e artistas que aproveitam o espaço fazem deste museu um caso muito sério e a merecer visita obrigatória. Agora foi criado o NAR (Núcleo de Arte de Riachos) pelo Museu / Associação Património de Riachos em associação com cerca de duas dezenas de artistas e artesãos.
Nesta vila do concelho de Torres Novas produz-se cultura e isso constitui um património inestimável para o futuro. Mas também é verdade que há instituições como o Museu Agrícola, dinamizado pela Associação de Património local, que cedo perceberam o seu papel fundamental na dinamização da cultura local. Não se limita a chora por pedras inanimadas, naturezas mortas. Como também não se inventa o folclore do ribatejano marialva do barrete encarnado. Riachos respeita a memória mas recusa o saudosismo serôdio.
Em riachos o património faz a ponte para o dia de amanhã.
É bom saber que por ali a defesa do património é uma realidade viva e vivida.

Por curiosidade e a propósito do NAR, na internet é possível descobrir alguns dos mais interessantes artistas oriundos da vila riachense.
Descubram, por exemplo, clicando nos nomes: JOSÉ COELHO ou PEREIRA JORGE .
Riachos é uma descoberta constante.
Sim, já aqui o disse uma vez e repito-o com orgulho de torrejano:
Riachos tem qualquer coisa de especial.


Publicado por José Manuel Mota Pereira

sábado, 13 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010