NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 30 de abril de 2010

OFICINA DE BAINHAS ABERTAS

Sob a coordenação dos Membros responsáveis pelos Grupos do Artesanato e Artes Decorativas do NAR decorrerá a partir de hoje, dia 30 de Abril, pelas 21h 30 e durante as próximas Sextas-Feiras, na Oficina d’ Arte do NAR, uma Oficina de Bainhas Abertas. Este primeiro curso é orientado por Mena Amaro e está aberto à participação de todos os interessados em aprender esta arte.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO - "Tributo a Nazaré Marques"

Por iniciativa da Junta de Freguesia de Riachos, a Comissão da Cultura da Assembleia de Freguesia com a colaboração do Núcleo de Arte de Riachos, vão inaugurar no Sábado, dia 8 de Maio, pelas 15h30, uma Exposição de Homenagem à Pintora Riachense Nazaré Marques, agora impossibilitada de desenvolver a sua arte e as suas criações artísticas, por motivos de doença.

Nesta Exposição integrada nas comemorações do aniversário da elevação de Riachos a Vila, irão estar patentes 21 trabalhos de pintura da autoria de Nazaré Marques.

O conjunto de Obras expostas, fazem parte do vasto espólio oferecido à Junta de Freguesia pela família da autora, tendo sido escolhidas para este evento cultural por artistas plásticos do NAR e posteriormente sofrido pequenas intervenções de restauro.

Esta Exposição de homenagem à Artista Riachense, terá lugar na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos entre o dia 8 e o dia 23 de Maio.

Para além das Obras de Arte irão estar patentes também, um álbum de fotografias da autora, certificados de participação em eventos, diplomas, folhetos de exposições, bem como outros documentos de interesse artístico.

Também neste dia, às 17h, o NAR entregará os Diplomas de participação na EXPOSIÇÃO – “Riachos – Artes e Cultura”.

Contamos com a vossa presença, às 15h30, no Auditório do Museu Agrícola.

VIIIª EXPOSIÇÃO COLECTIVA DA TAACTO


Sob o tema “Poesia” será inaugurada no dia 30 de Abril a VIIIª Exposição Colectiva da Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana – TAACTO. Estarão patentes até ao dia 28 de Maio trabalhos de Pintura, Escultura, Fotografia e Poesia.

Participam nesta Exposição alguns artistas torrejanos, como Sousa Varela, Joana Santos e outros. Do Movimento Artístico de Coimbra – MAC, estarão representados cinco artistas com outros tantos trabalhos.


Em estreita colaboração com a Tertúlia Associativa, o Núcleo de Arte de Riachos participa neste evento, inédito, pela forma como é apresentado, com 16 trabalhos de onze artistas plásticos e poetas: José Coelho, Pereira Jorge, Gomes Pereira, Masofi, Ana Patrícia, Chico da Clara, Alsoupe, Teresa Gonçalves, Zé Manel Gonçalves, Tess e DeCal.

A Exposição pode ser visitada em Torres Novas, na Rua da Trindade, nº15/17, de segunda a Sexta-Feira, das 16h às 19h e aos fins-de-semana das 21h às 22h.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

SARAU DE POESIA DOS ALUNOS DA ESCOLA CHORA BARROSO

A PALAVRA AOS JOVENS

No Museu Agrícola de Riachos, num auditório hiper-lotado, os jovens estudantes da Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso apresentaram, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, o seu SARAU de POESIA.

Vários poetas de língua portuguesa foram ali homenageados pelas vozes frescas de dezenas de jovens que complementaram as suas actuações com as coreografias objectivas e simples, que o espaço permitia, em ambiente de grande entusiasmo, participado por toda a imensa assistência.

Colaboraram ainda, a convite da organização do evento, e em representação do Grupo de Poesia do NAR – Núcleo de Arte de Riachos, Manuel Carvalho Simões, Lúcia Perdigão e Gomes Pereira, que leram obras de sua autoria.

Deste Sarau ficou, uma vez mais, a convicção de que, “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Aguardam-se mais acções do género, ou outras
.











quarta-feira, 21 de abril de 2010

SARAU DE POESIA

Organizado pelo Grupo de Língua Portuguesa (2º e 3º ciclos) da Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso e integrado na Semana da Leitura, decorrerá no Auditório do Museu Agrícola de Riachos, no dia 23 de Abril, pelas 21horas, um SARAU de POESIA. Os alunos do 9ºano irão declamar um vasto conjunto de poemas de autores de língua portuguesa.

A convite da Escola Chora Barroso, o Grupo da Poesia do Núcleo de Arte de Riachos, irá colaborar e participar neste Sarau com a leitura de alguns poemas, pelo próprio autor.

Manuel Carvalho Simões, Lúcia Perdigão e Gomes Pereira foram os poetas escolhidos para se associarem ao evento.

Os restantes poetas do NAR estão cerimoniosamente convidados a assistir.

Ao Director do Agrupamento General Humberto Delgado, o NAR agradece o convite.

JOSÉ COÊLHO, UM DOS ARTISTAS CONVIDADOS PARA DAR AS BOAS-VINDAS AO PAPA

Mundo da cultura, ciência e artes reúne-se com Papa no CCB

No segundo dia de visita do Papa Bento XVI a Portugal, dia 12 de Maio, o Centro Cultural de Belém será palco de um encontro entre Bento XVI e gente ligada ao mundo da cultura da ciência e das artes. Entre os muitos artistas oficialmente convidados, José Coêlho, o conhecido Escultor Riachense e membro do Núcleo de Arte de Riachos, estará presente neste encontro da responsabilidade da Comissão Episcopal da Cultura, da qual faz parte o padre e poeta Tolentino Mendonça que esteve há duas semanas num encontro que o Papa realizou com artistas e que ocorreu na Capela Sistina.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

MASOFI, EM MAIS UMA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL

Exposição Internacional de "Mail Art" (arte postal), em Nyíracsád - Hungria

- bienal de Arte de Nyíracsád -

O artista Masofi de Riachos irá participar nesta exposição a convite do mayor Dr. Katona Gyula, autoridade local de Nyíracsád, do Centro Cultural e Turismo local e do artista local Kiss József na qualidade de organizador do evento, cujo tema é: -(Flying)- Voando

Apresentará duas obras.

A abertura da exposição será a 24 de Abril de 2010 na Galeria Mill em Nyíracsád.

Os seus trabalhos ficam propriedade da Autoridade Local de Nyíracsád e terminado este evento vão para a futura "Mail Art Gallery" em Nyíracsád onde ficarão expostos.

Cópia de um dos trabalhos participantes

domingo, 18 de abril de 2010

Clara Lopes da Silva expõe no Átrio do Hospital de T. Novas

Está patente ao público desde o dia 16 de Abril, no Átrio Principal do Hospital de Torres Novas, uma exposição individual de Pintura de Clara Lopes da Silva. A convite da Liga de Amigos do Hospital, a artista natural de Casais Castelos, residente em Torres Novas e membro do Núcleo de Arte de Riachos, dá a conhecer, até ao dia 14 de Maio, um conjunto de 18 das suas Obras.

Visite

Exposição "Olhares" sobre a Obra de Martins Correia

Numa iniciativa denominada “Dias da Cultura”, levada a efeito entre 14 e 16 de Abril, pelo Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho, os alunos puderam participar em muitas e diversificadas actividades, entre as quais, uma exposição sobre a Obra do artista Goleganense Mestre Martins Correia. Os Artistas Riachenses, José Coêlho e Masofi, discípulos do Mestre e membros do NAR, colaboraram com alguns trabalhos nesta Exposição denominada “Olhares” .

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Exposição Colectiva do MAC em MONTEMOR-O-VELHO

Os artistas Riachenses e membros do NAR, Masofi, Gomes Pereira e Pereira Jorge, conjuntamente com outros artistas Torrejanos, como Sousa Varela, Carlos Antunes e Stephanie, participam em representação da TAACTO, de 1 a 22 de Maio, na Exposição Colectiva do Movimento Artístico de Coimbra - MAC, em Montemor-o-Velho.
O Tema é Livre e os artistas de Riachos apresentam trabalhos nas modalidades de Pintura, Escultura e Desenho.
VISITE.

Masofi e Gomes Pereira em Exposição nos Estados Unidos

Entre os mais de 200 trabalhos, de artistas de 18 países, que estão patentes durante o mês de Abril na Exposição Internacional de Arte Mail na Anderson Gallery, 1323 J Street, Modesto, Califórnia, nos Estados Unidos da América, encontram-se dois trabalhos de dois artistas riachenses e membros do NAR , Manuel de Sousa Filipe (Masofi) e José Alberto Gomes Pereira.
A Exposição tem por tema e objectivo comemorar o "150º aniversário do Pony Express" e pode ser visitada clicando em:
http://www.modestoartmuseum.org/

terça-feira, 13 de abril de 2010

ANA GOMES NA EXPO CRIANÇA EM SANTARÉM

Ana Gomes, membro do Núcleo de Arte de Riachos, onde tem patente, na exposição “Riachos – Artes e Cultura” alguns dos seus trabalhos, está representada no próximo fim-de-semana na - Expo Criança 2010 – CNEMA – Santarém.

De 15 a 18 de Abril no CNEMA, Centro Nacional de Exposições, em Santarém, poderá ver a exposição/venda de Mobiliário Infantil pintado por Ana Gomes.

Visite!

Para tal, deverá dirigir-se à Nave B, Stand 51 – Expomad, ACE – Móveis Metro & Meio.

terça-feira, 6 de abril de 2010

REUNIÃO MENSAL DE POESIA DO NAR

No passado Sábado, dia 3 de Abril, pelas 21 horas, teve lugar no Auditório do Museu Agrícola de Riachos, o encontro mensal do Grupo de Poesia do NAR – Núcleo de Arte de Riachos, cujo objectivo foi homenagear o Sr. Manuel Carvalho Simões, membro deste Núcleo e “homem dos 7 ofícios”, pessoa bem conceituada na terra e que muito tem contribuído com os seus artigos quinzenais n’O RIACHENSE, para que o património cultural se não perca.
Através da sua privilegiada memória, somos levados a viajar por histórias, peripécias, lendas, contos e tantos outros factos passados, que são afinal as raízes de todos nós.

Além dos elementos do Grupo de Poesia do NAR, fizeram-se representar o Grupo ELOS CLUBE DE ALCANENA e ainda a TAACTO – Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana, na pessoa do seu Presidente, o Sr. Joaquim Sousa Varela.
Após a leitura de poemas vários do livro do autor “ Riachos em Verso e Outros Versos”, foram feitas análises sucintas de eventuais influências poéticas e exaltado o valor da obra em questão, bem como outras, de sua autoria, anteriormente editadas.


Apesar do tempo já ir longo, houve ainda oportunidade para cada um dos cerca de 20 poetas presentes ler um poema de sua autoria.

Como já é habitual, as leituras dos poemas foram gravadas para retransmissão radiofónica na Rádio Bonfim e RCA Ribatejo.
O Prof. Martinho Branco, que filmou a sessão para memória futura, salientou na sua intervenção, que o Núcleo de Arte aparece com mais de 30 anos de atraso, visto que deveria ter acontecido logo após a exposição do Gomes Pereira e do Masofi, a 1ª Exposição de Arte em Riachos, ocorrida em 1976 na Casa do Povo.


Depois de um cálice de Vinho do Porto e Bolo de Cabeça encerrou-se o Encontro.

No próximo encontro, que se realizará, no dia 1 de Maio, o poeta a analisar será Martinho Branco.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Exposição "Riachos - Artes e Cultura"

Até 20 de Abril pode visitar a Iª Exposição do NAR, em dois espaços distintos: na Galeria das Artes do Museu Agrícola - Pintura, Escultura, Desenho, Instalação Artística, Fotografia e Poesia, de a 6ª Feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h, aos Sábados e Domingos, das 14h às 19h. Na "Oficina d'Arte" do NAR - Artesanato e Artes Decorativas, todos os dias das 14h às19h.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Encontro de Poesia

Sábado, dia 3 de Abril, às 21horas, no Auditório do Museu Agrícola, terá lugar o IIº Encontro de Poesia do NAR. Para esta reunião foi escolhido o Poeta Riachense Manuel Carvalho Simões e o seu livro de poemas “Riachos em Verso e outros Versos” editado em 2007, como grandes temas para discussão e análise, para a qual convidamos todos os interessados a participar. Este Encontro será orientado por Oscar Martins, Director da Biblioteca Municipal de Alcanena.