NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



domingo, 29 de agosto de 2010

Imagens da inauguração da Exposição "Passeio de Galera pela Arte"

Em breve serão colocadas no Blogue as Fotos e Vídeos da inauguração da Exposição "Passeio de Galera pela Arte". Trabalhos realizados por Vitor Gomes, membro da Área da Fotografia do NAR e Coordenador da Área de Vídeo.

sábado, 28 de agosto de 2010

III Mostra de Artesanato no Mercado

Domingo, dia 5 de Setembro, entre as 10h e as 18h, o NAR leva a efeito a III Mostra de Artesanato no Mercado de Riachos, onde cerca de 20 artesãos expõem as suas últimas criações artesanais. Aqui poderá ver expostos trabalhos em madeira, metal, trapo, trapilho e serapilheira, bijutaria, têxtil, Bordados (bainhas abertas, ponto cruz e outros), miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, marfinite, chacota, cerâmica, porcelana, pedra, terracota, decoração para quarto de criança, estanhos, etc.

Oficina para Crianças
Simultaneamente, no mesmo espaço decorrerá mais uma Oficina para Crianças, evento dinamizado e orientado pelas coordenadoras desta Área do Núcleo: Ana Paula Jorge e Ana Gomes.
Nesse espaço as crianças que quiserem aparecer (acompanhadas pelos pais, avós, ou qualquer outro familiar) terão oportunidade de desenhar e pintar e ter contacto com algumas técnicas aplicadas nas áreas do desenho e da pintura.
A temática principal desta oficina será “Pintura invisível”.

VI Encontro de Poesia

Terá lugar no Sábado, dia 4 de Setembro, pelas 21horas, na Oficina d'Arte do NAR o VI Encontro de Poesia. O poeta em análise neste Encontro será Camões e a sua Obra. No final todos os Poetas do NAR e convidados terão oportunidade de ler alguns Poemas de sua autoria. Estes encontros são abertos a todos aqueles que queiram participar, não sendo necessário fazer ou ler Poesia, basta gostar de ouvir. Apareça...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CONVITE - Exposição individual de Pintura de Rosa Pamole

A Comissão Directiva e a Equipa de Coordenação da Área das Artes Plásticas do Núcleo de Arte de Riachos, convidam os artistas e amantes da Pintura, os amigos, e todos os interessados, a estarem presentes no Auditório do Museu Agrícola de Riachos, no dia 3 de Setembro, pelas 18h30, para a inauguração da Exposição individual de Pintura de Rosa Pamole, intitulada “Ser Mulher”, a realizar na Galeria das Artes do MAR, entre 3 de Setembro e 1 de Outubro.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Voto de Agradecimento

A Comissão Directiva do NAR, na sua reunião semanal no dia 24 de Agosto, aprovou por unanimidade um Voto de Agradecimento a Fátima Cordeiro do MAC – Movimento Artístico de Coimbra, pelo empenho e apoio prestado na organização da Exposição “Passeio de Galera pela Arte”, patente no Restaurante “Galera” em Riachos.

Já antes, o Presidente do NAR, Pereira Jorge, no seu discurso de inauguração da Exposição, dirigiu a Fátima Cordeiro, ali presente, um especial agradecimento pela colaboração e trabalho que desenvolveu afincadamente de uma forma extremamente empenhada e desinteressada para a realização, concretização, sucesso e impacto desta iniciativa a vários níveis.


À Fátima Cordeiro uma vez mais os nossos francos agradecimentos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Artesanato no "Festival Bons Sons"

Também outros quatro dos nossos artesãos representaram o NAR no “Festival Bons Sons” em Cem Soldos – Tomar, nos dias 20, 21, e 22 de Agosto: Helena Maurício, Zé Gonho, Sandra Granata e Titau.


domingo, 22 de agosto de 2010

Artesanato no "Festival Gastronómico da Enguia do Boquilobo"

Integrado no Festival da Enguia, oito Artesãos do Núcleo expuseram este Fim-de-Semana, 21 e 22 de Agosto, na casa Memorial Humberto Delgado no Boquilobo, alguns dos seus trabalhos artesanais: Zé Manel Gonçalves, Conceição Lopes, Maria Sousa, R2, Irene Rodrigues, Síssi e Fernando Saraiva.




sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Exposição “Passeio de Galera Pela Arte”

Será inaugurada hoje, Sexta-Feira, dia 20 de Agosto, pelas 18horas, a Exposição promovida pelo NAR intitulada “Passeio de Galera pela Arte” que se realiza no Restaurante “Galera” em Riachos, estando patente até 18 de Setembro.
Participam nesta Exposição trinta e dois artistas do AAAGP, MAC, TAACTO E NAR:Helena Roso, Fátima Silva, Kim Molinero, Dina de Sousa, António Agante, Valdemar Peixoto, Fernando Abrunheiro, Amilcar Marques, Isabel de Sousa Pinto, Joaquim Batista, Dalila Pina Leitão, José Rosa, Olga Maniés, Sousa Varela, Rui Martins, Amélia Pinheiro, Diana Dias, Stephanie Oliveira, Carlos Antunes, Aida Guimarães, Luis Sá, Mendes Pedro, Violante, F. Gorjão, Fátima Cordeiro, Clara Silva, Rosa Pamole, Gomes Pereira, Masofi, Pereira Jorge, Zé Manel Gonçalves, José Coelho.

domingo, 15 de agosto de 2010

Exposição Individual de Pintura de ROSA PAMOLE

O NAR – Núcleo de Arte de Riachos promove e leva a efeito na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, entre 3 de Setembro e 1 de Outubro, uma Exposição Individual de Pintura de Rosa Pamole, intitulada "Ser Mulher". A sua inauguração terá lugar no Auditório do Museu no dia 3 às 18h30.
Rosa Pamole e o NAR contam com a sua presença.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A "Grande" Exposição

EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS - "PASSEIO DE GALERA PELA ARTE"

O NAR - NÚCLEO DE ARTE DE RIACHOS organiza e vai levar a efeito uma "Grande" Exposição de Artes Plásticas intitulada “PASSEIO DE GALERA PELA ARTE”, que terá lugar no Restaurante “GALERA” em Riachos, entre 20 de Agosto e 18 de Setembro.
Estarão patentes nesta Exposição trabalhos de Pintura, Escultura e Desenho de mais de três dezenas de Artistas das 4 associações que já pertencem e lideram o processo de criação da RAN – Rede de Arte Nacional: TAACTO - Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana, MAC – Movimento Artístico de Coimbra, AAAGP – Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa e o NAR.

O NAR convida todos a visitar a Exposição.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Assinatura do Protocolo entre a TAACTO e o NAR - Exposição "SÓNÚS"

Durante a inauguração da Exposição “SÓNÚS”, no dia 30 de Julho, foi celebrado entre a TAACTO e o NAR, um Protocolo de Colaboração e Cooperação de âmbito artístico e cultural que terá por objectivo a criação de uma parceria que irá usufruir das sinergias encontradas entre estas duas estruturas. Parceria, essa, que visa fornecer informações e intercâmbio cultural entre ambas para que possa difundir os conhecimentos entre os seus membros.
A assinatura deste Protocolo teve lugar na Galeria da Taacto, com a presença do Presidente do MAC – Movimento Artístico de Coimbra e de outros artistas bem conhecidos no quadro artístico e cultural na área das Artes Plásticas.

Jantar de inauguração
Leitura do Protocolo

Discursos
Momentos da Assinatura


Depois Fados e Guitarradas


Momentos de Poesia