NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"CespogArtes - São Martinho"

Por iniciativa do CESPOGA – Centro de Estudos Politécnicos da Golegã e do Museu Agrícola de Riachos, o Núcleo de Arte de Riachos vai levar a efeito uma exposição de Artes Plásticas e uma exposição de Artesanato durante o período em que decorre na Golegã a Feira Nacional do Cavalo (Feira de São Martinho).
Estes dois eventos serão realizados em duas salas separadas mas contíguas, no edifício do CESPOGA (junto à Igreja Matriz) na Golegã, entre 5 e 14 de Novembro de 2010 , com inauguração no dia 5 às 19horas.
Intitulada “CespogArtes – São Martinho” a exposição de Artes Plásticas apresentará 30 trabalhos de Pintura e Escultura de 27 Artistas da RAN - Rede de Arte Nacional: NAR – Núcleo de Arte de Riachos, TAACTO – Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana, MAC – Movimento Artístico de Coimbra e AAAGP – Associação de Amizade e das Artes Galego Portuguesa, com sede na Figueira da Foz e na Galiza.
Na exposição de Artesanato estarão presentes cerca de 20 Artesãos do NAR, as Oficinas Pedagógicas e o Grupo São Silvestre (Arte Sacra) do Museu Agrícola.
O NAR convida a estarem presentes na inauguração e a visitarem as Exposições.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

“Aproximar” no Restaurante D. Dinis em Coimbra

“Aproximar” é o título da Exposição colectiva de Artes plásticas do NAR e TAACTO que irá estar patente no Restaurante D. Dinis em Coimbra, entre 4 de Novembro e 2 de Dezembro de 2010.
Nesta Exposição pretende-se dar a conhecer e divulgar novos artistas num meio e numa região em que as artes em geral, e em particular as artes plásticas, predominam.

Participam nesta Exposição os artistas do NAR:
Zé Manel Gonçalves, Rosa Pamole, Ana Triguinho, Fátima Cordeiro, F. Gorjão, Zita e Clara Silva

e os artistas da TAACTO:
Vera Neto, Sílvia Ramos, Marta Godinho, Carlos Antunes, Carlos Cruz, Stephanie Oliveira, Ana Bela e Marta.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O NAR participou em "FAZ Artesanato 2010"

Artesãos do NAR participaram nos dias 24 e 25 de Outubro na 1ª Edição de “FAZ Artesanato2010”.
O evento promovido pela Junta de Freguesia de Fátima no edifício do Mercado teve como objectivo a realização de um Encontro de Artesãos possibilitado ao público o contacto e a aprendizagem das mais variadas técnicas utilizadas na concepção do trabalho artesanal.
Helena Maurício e Titau foram as Artesãs do NAR participantes neste Encontro as quais se revelaram notoriamente satisfeitas com esta participação e experiência.




Também o Grupo do NAR “Oficinas para Crianças” participou neste evento no dia 24 de Outubro, dinamizando um espaço dedicado às crianças através de uma “Oficina de Arte”.
Entre as 2h da tarde e as 10h da noite, a Coordenadora do Grupo e Monitora desta Actividade, Ana Paula Jorge, trabalhou com largas dezenas de crianças, várias técnicas utilizadas em Expressão Plástica, o que motivou grande entusiasmo e interesse, tanto às crianças como aos pais e educadores, a verificar-se pela aderência e comentários, deixando muito satisfeita a própria Organização do evento, ficando de pé o convite para futuras actividades do género.



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Exposição "CespogArtes - São Martinho"

NAR
Núcleo de Arte de Riachos


“CespogArtes – São Martinho”

Exposição de Artes Plásticas e Artesanato no CESPOGA

GOLEGÃ

De 5 a 14 de Novembro

Iniciativa do Centro de Estudos Politécnicos da Golegã e Museu Agrícola de Riachos

Organização NAR

Artes Plásticas da RAN – Rede de Arte Nacional
NAR / TAACTO / MAC / AAAGP

Artesanato do NAR , Oficinas Pedagógicas e Grupo São Silvestre do MAR

Inauguração dia 5 de Novembro às 19horas

Período de abertura: todos os dias das 14h às 22h

Contactos: nucleoarteriachos@gmail.com
nar.riachos@gmail.com
Blogue: http://nucleoarteriachos.blogspot.com
Estamos também no Facebook

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Artesãos do NAR na 1ª edição de "FAZ Artesanato 2010"

Alguns Artesãos do NAR vão participar nos dias 24 e 25 de Outubro, Domingo e Segunda-Feira, no Encontro de Artesãos, organizado pela Junta de Freguesia de Fátima, denominado “FAZ Artesanato 2010” a realizar no Mercado de Fátima.
Não sendo apenas uma exposição, os artesãos irão estar receptivos aos visitantes que queiram experimentar ou aprender como se criam objectos artesanais.
Também o Grupo - Oficinas para Crianças - irá estar presente neste evento, no dia 24, dinamizando um espaço dedicado às crianças, através da realização de actividades de expressão plástica.

domingo, 10 de outubro de 2010

Individual de Pintura de Fátima Cordeiro


De 6 a 30 de Novembro estará patente ao público na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos uma Exposição individual de Pintura da autoria de Fátima Cordeiro intítulada "Salutares Momentos". A inauguração da mostra da Artista de Coimbra terá lugar no Auditório do Museu Agrícola, no Sábado, dia 6, pelas 15horas.

sábado, 9 de outubro de 2010

"Sementes de Riachos"


Inaugurada a 2 de Outubro, está patente até ao próximo dia 31, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos a Exposição individual de Pintura de F. Gorjão intitulada “Sementes de Riachos”.

O NAR e o artista F. Gorjão convidam a visitar a Exposição.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Obras na "Garagem do NAR"

Início das obras na "Garagem do NAR", mais um espaço cedido pelo Dr. Trincão Marques, que irá servir para a realização de eventos e actividades diversas.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Artesanato do NAR na XXV Feira Nacional dos Frutos Secos

Até 10 de Outubro na XXV FEIRA NACIONAL DOS FRUTOS SECOS em Torres Novas, 17 artesãos do NAR expõem as suas últimas criações. Aqui poderá ver e adquirir trabalhos em madeira, metal, trapo, trapilho e serapilheira, bijutaria, têxtil, bordados, miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, marfinite, chacota, cerâmica, porcelana, pedra, terracota, estanhos e etc.
.
Artesãos presentes:
Conceição Lopes, Chico da Clara, Síssi, Sandra Granata, Irene Rodrigues, Zita, Fernando Saraiva, R2, Maria Sousa, Fátima Cordeiro, Zé Gonho, Lita, Ana Carvalho, Zé Manel Gonçalves, Sílvia Inocêncio, Clara Silva e Natália Triães.






Stand de Helena Maurício na Feira dos Frutos Secos


Stand de Titau - Feira dos Frutos Secos


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Exposição "Sementes de Riachos" de F. Gorjão

Na Galeria das Artes do Museu Agrícola, o Núcleo de Arte de Riachos inaugurou no Sábado, dia 3 de Outubro, ao fim da tarde, a Exposição individual de Pintura de F. Gorjão intitulada “SEMENTES DE RIACHOS”. Os vinte e nove trabalhos do artista do NAR estarão expostos até ao dia 31 de Outubro, podendo a Exposição ser visitada de Segunda a Sexta-Feira das 9h às 12h30 e das 14h às 17h. Aos Domingos das 15h às 17h.

Imagens da Inauguração