NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PINTURA AO VIVO EM RIACHOS

FIM-DE-SEMANA DE PINTURA AO VIVO EM RIACHOS
14 e 15 de MAIO de 2011

Conjuntamente com a Comissão da Cultura da Assembleia de Freguesia e com a Cooperativa Editora de Promoção Cultural – O Riachense, o Núcleo de Arte de Riachos vai realizar, no mês de Maio, um Fim-de-Semana de Pintura ao Vivo em Riachos.

O evento, integrado nos Festejos das Comemorações do 27º Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila, promovidos pela Junta de Freguesia, terá lugar nos dias 14 e 15 de Maio, no “Jardim da Vila” – Casal do Tocha (junto ao Centro de Saúde).

O tema será “Pintar Riachos”!

As inscrições são gratuitas e o seu número limitado a 25 participantes.

Os artistas plásticos interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 20 de Abril de 2011, através dos contactos:
E-mail: nucleoarteriachos@gmail.com
Telem: 919034138

As refeições (almoço e jantar no sábado e almoço no domingo) serão oferecidas pela organização.

Aos artistas participantes residentes a mais de 30Kilometros de distância será oferecido alojamento (na noite de sábado para domingo) em casas particulares.

Programa

Os artistas plásticos inscritos devem comparecer na sede do NAR, na rua Dr. José Marques, nº16, em Riachos, no sábado, dia 14, às 9h da manhã.

Às 9h30, em autocarro, será efectuada uma Visita Guiada à Vila, às Quintas e ao Campo. Os artistas, que quiserem, devem vir munidos de câmara fotográfica para poderem registar algumas imagens. Também alguns membros da Área da Fotografia do NAR irão acompanhar a visita de forma a registarem também algumas imagens que poderão facilitar o trabalho dos artistas.

Às 13h00 será servido o almoço (convívio) aos artistas.

Às 15h00, na “Garagem das Artes” do NAR, serão, sobre Riachos, projectadas imagens (de festas e acontecimentos), contadas histórias e lendas, lidos poemas, e exibido algum artesanato local.

Depois de servido o jantar (convívio), os artistas juntam-se na “Oficina d’Arte” do NAR para iniciarem a preparação das suas telas facilitando, assim, o trabalho para o dia seguinte, tendo toda a liberdade e espaço para criarem a sua Obra acerca daquilo que viram ou ouviram sobre Riachos.

No final do dia os artistas serão acompanhados pela organização às casas onde serão hospedados.

No Domingo será então o Grande Dia, animado com outras actividades, ao longo do dia! No “Jardim da Vila”, por volta das 8h30 da manhã, os artistas juntam-se e iniciam a Pintura ao Vivo, interrompendo para o almoço e retomando logo após. Pretendendo-se que este dia seja também, um dia de convívio entre artistas, onde se fomentará, certamente, a amizade e a partilha de conhecimentos.

Os artistas participantes devem trazer consigo o material necessário ao seu trabalho: cavalete, tela (min. 40x40), tintas, pincéis, etc.

No final do dia cada um dos artistas oferece a sua Obra à Cooperativa Editora de Promoção Cultural – O Riachense, que ficará patente ao público numa Exposição-Leilão de Arte, na “Garagem das Artes” do NAR até final do mês de Junho, revertendo o produto da sua venda a favor do jornal “O Riachense”.

Inscreve-te!

Participa neste grande evento!

Com apoio da Junta de Freguesia de Riachos

Na internet encontram-se muitas imagens acerca de RIACHOS que poderão inspirar os Pintores.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Exposição colectiva de artes plásticas do NAR “Olhar em frente”

Sábado, dia 5 de Março, pelas 15h30

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no Sábado, dia 5 de Março, pelas 15h30, na “Garagem das Artes” do NAR, uma Exposição colectiva de artes plásticas, de artistas Membros do NAR, intitulada “Olhar em frente”.
A exposição estará patente ao público até ao dia 31 de Março.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

XII Encontro de Poesia do NAR - Poemas de Alsoupe

Sábado, dia 5 de Março, às 21h

No Sábado, dia 5 de Março, pelas 21h, realiza-se na “Oficina d’ Arte” do NAR mais um Encontro de Poesia. O décimo segundo. E desta vez, em análise estará o Poeta do NAR Alfredo de Sousa Pereira – Alsoupe. Serão tema de leitura, vinte e sete dos seus poemas, os quais compõem o “Caderno” elaborado para este Encontro.

Alfredo de Sousa Pereira nasceu em Riachos a 29 de Fevereiro de 1940, o quarto de doze filhos de Alfredo Duarte Pereira e Henriqueta de Sousa.
Concluiu o Ensino Primário com distinção, em Riachos e o Curso Geral dos Liceus em Torres Novas.
Como funcionário público, em 1961, partiu para Moçambique. Exerceu funções em várias cidades daquele antigo território português e casou no ano de 1967 em Lourenço Marques (hoje Maputo). Casamento do qual nasceram três filhos, Alexandre, César e Sandra.
Regressando a Portugal em 1975, continuou a exercer a sua actividade profissional como funcionário do Ministério das Finanças.
Nesta altura voltou a interessar-se pelos estudos e resolveu fazer o Curso Complementar dos Liceus e mais tarde o 12º ano, o que lhe permitiu o ingresso na Universidade em 1993. Por ser difícil conciliar os estudos com a actividade profissional acabou por desistir, voltando a tentar mais tarde, em 1996, após a sua aposentação, tendo chegado a frequentar o 2º ano do Curso de Línguas e Literaturas Clássicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Começou a escrever poesia ainda em Moçambique, tendo na altura remetido alguns dos seus versos ao seu antigo professor e amigo, com quem se correspondia, Dr. António Chora Barroso, o qual os fez publicar no jornal “Almonda” na década de 60.
Depois de um interregno de quase 25anos, e quando regressou aos estudos, voltou novamente o interesse e o entusiasmo pela poesia, mas nos últimos anos o ritmo de escrita tem sido baixo, mas com a criação do NAR, ao qual se encontra ligado desde inicio, o interesse reapareceu e o entusiasmo redobrou, os contactos havidos com instituições congéneres e os encontros de poesia entretanto efectuados irão certamente ser bastante benéficos para uma mais profícua produção
.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

"Oficina de «Fabrico e Pintura de Gessos» para crianças"

Fabrico de peças em Gesso e pintura com tinta de guache

O que se pretende nesta oficina é estimular a percepção espacial, desenvolver a criatividade e imaginação das crianças assim como facilitar a expressão dos sentimentos.
As crianças vão fabricar as peças em gesso, as quais irão pintar posteriormente a pincel com tinta de guache.
Pintando no gesso as crianças podem trabalhar a percepção espacial, através da visualização do objecto em três dimensões. O uso do pincel requer maior habilidade para pintar as laterais e isso faz com que estimule a destreza manual mais fina. A escolha das cores desenvolve a criatividade e imaginação, sendo um meio de expressão das suas emoções.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PINTURA AO VIVO

FIM-DE-SEMANA DE PINTURA AO VIVO EM RIACHOS

Conjuntamente com a Comissão da Cultura da Assembleia de Freguesia e com a Cooperativa Editora de Promoção Cultural – O Riachense, o Núcleo de Arte de Riachos vai realizar, no mês de Maio, um Fim-de-Semana de Pintura ao Vivo em Riachos.

O evento, integrado nos Festejos das Comemorações do 27º Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila, promovidos pela Junta de Freguesia, terá lugar nos dias 14 e 15 de Maio, no “Jardim da Vila” – Casal do Tocha (junto ao Centro de Saúde).


O tema será “Pintar Riachos”!


Será organizada uma Visita Guiada à Vila, Quintas e ao Campo no Sábado de manhã.


À tarde, projecção de imagens, histórias e poesia sobre Riachos, na “Garagem das Artes” do NAR.

À noite preparação das telas e trabalhos na "Oficina d'Arte" do NAR.

No Domingo será então o Grande Dia, muito animado com outras actividades, no “Jardim da Vila”!


Vai estando atento aos desenvolvimentos e inscreve-te!


Brevemente, mais alguns pormenores!

Contactos:
E-mail: nucleoarteriachos@gmail.com
Telem: 919034138

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

V Mostra de Artesanato no Mercado

Realiza-se no Domingo, dia 6 de Março, entre as 10h e as 18h, a V Mostra de Artesanato no Mercado de Riachos, onde os artesãos do NAR expõem os seus últimos trabalhos. Aqui poderá ver expostos trabalhos em madeira, metal, trapo, trapilho e serapilheira, bijutaria, têxtil, Bordados (bainhas abertas, ponto cruz e outros), miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, marfinite, chacota, cerâmica, porcelana, pedra, terracota, estanhos, etc.
Arte Decorativa.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

"CADERNO" de Diamantino Mendes de Almeida - Poema da página 11

A Terra toda há-de florir! ...

Quando o homem for livre como o vento
E houver igualdade, sem olhar a credo ou raça
E o rio correr, refulgente, a seu contento,
Sem que o matem águas fétidas, de cor baça …
Quando o ar que respiramos for isento
De radioactividade, de venenos, de fumaça
E o céu, que vai ficando pardacento,
For só azul e oiro – e nuvens, que lhe dão graça! ...
Quando a máquina parar por um momento
Porque um homem cruza a rua ou a praça
E não vivermos sós, em total alheamento
De todos os que vivem na desgraça …
Quando o dinheiro não for mais instrumento
Da corrupção, da intriga, da fome que aí grassa
E o pobre não tiver, como alimento,
Apenas uma sopa, magra e escassa …
Quando ao trabalho se der merecimento
E a fortuna não for feita da trapaça
E o suor, que cai do rosto macilento,
Não for bebido, já néctar, numa taça …
Quando, ao ser anunciado novo invento,
Não se trate de canhão, avião de caça,
Ou de outro mortífero armamento
Que, pelas mãos dum louco, nos desfaça …
Quando houver em todos nós contentamento
Porque o átomo não é mais uma ameaça
E nos abandonar o medo, o sentimento,
De que um dia uma bomba nos traspassa …
Quando tivermos, enfim, o entendimento
De que a vida são dois dias … depois passa,
E as nossas mãos se derem e, no momento,
Sentirmos o que sente a mãe que o filho abraça …
Então, eu sei, a Terra toda há-de florir!
Não há nada, nada, nada, que o impeça.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Oficina de "Origami" para crianças

Realizou-se no sábado, dia 5 de Fevereiro, entre 15h e as 18h, no Cantinho das Artes do NAR uma “Oficina de Origami” para crianças dos 6 aos 10 anos, orientada por Ana Paula Jorge, coordenadora do grupo. Na qual participaram 9 crianças, que acompanhadas pelos seus pais realizaram alguns trabalhos desta técnica Japonesa de dobragem de papel, tais como: figuras humanas, animais, flores, casas, caixas e outros.

As crianças saíram muito satisfeitas e prometeram voltar num próximo evento.


Agradecemos a participação das crianças bem como o acompanhamento e a presença dos pais nesta oficina.




domingo, 6 de fevereiro de 2011

XI Encontro de Poesia do NAR - Diamantino Mendes de Almeida

XI Encontro de Poesia do NAR

No Sábado, dia 5 de Fevereiro de 2011, pelas 21horas, realizou-se na “Garagem das Artes” do NAR, mais um Encontro de Poesia. O décimo primeiro. E desta vez, em análise esteve o Poeta do NAR Diamantino Mendes de Almeida. Foram tema de leitura, vinte e dois dos seus poemas, os quais compõem o “Caderno” preparado para este Encontro.

Num agradável ambiente, durante cerca de duas horas, 26 pessoas presentes, entre poetas, amigos e convidados, leram, recitaram e ouviram os 22 trabalhos de Diamantino Mendes de Almeida, seleccionados e reunidos no seu “CADERNO” elaborado propositadamente para este encontro. E a seguir alguns dos poetas presentes leram poemas de sua autoria os quais dedicaram a Diamantino Almeida, homenageando-o pelo seu Trabalho, pelo Poeta e pelo Homem é, e tal como sempre o conhecemos.

Neste Encontro tivemos o prazer de receber algumas pessoas que pela primeira vez participaram nos nossos serões de poesia. De Foros de Salvaterra veio Oliva Cordeiro Rodrigues que ofereceu a cada um dos presentes um exemplar do livro de poesia que editou em 2008. E que disse ter vindo propositadamente para agradecer e homenagear Riachos e os Riachenses pelo apoio e ajuda que lhe foi prestada por uma empresa de Riachos, numa fase muito complicada da sua vida.

Como vem sendo hábito, o serão terminou com os poetas e os demais presentes confraternizando, com os tais bolinhos secos e Vinho do Porto.













quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Grupo "Músicas da Terra"

O Grupo da Música do NAR "Músicas da Terra" deu os primeiros passos!...
Aparece no NAR! integra este projecto!...
Próximo ensaio: Sexta-Feira, 21h.




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

FIM-DE-SEMANA DE PINTURA AO VIVO EM RIACHOS

Fim-de-Semana de Pintura ao Vivo - "Pintar Riachos"

Conjuntamente com outros parceiros, o Núcleo de Arte de Riachos vai realizar, no mês de Maio, um Fim-de-Semana de Pintura ao Vivo em Riachos.


O evento, integrado nas Comemorações do 27º Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila, terá lugar nos dias 14 e 15 de Maio, no “Jardim da Vila” – Casal do Tocha (junto ao Centro de Saúde).


O tema será “Pintar Riachos”


Será organizada uma Visita Guiada à Vila no Sábado de manhã. À tarde preparação das telas e trabalhos na “Oficina d’Arte” do NAR. À noite algumas surpresas.

No Domingo será então o Grande Dia, muito animado com outras actividades!


Vai estando atento aos desenvolvimentos e inscreve-te!


Brevemente, mais alguns pormenores!