NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sábado, 30 de abril de 2011

DEVIDO ÀS CONDIÇÕES DO ESTADO DO TEMPO PREVISTAS PELA METEOROLOGIA PARA ESTE FIM-DE-SEMANA, A EXPOSIÇÃO DE RUA INTITULADA “FEIR’ARTE” QUE ESTAVA PREVISTO REALIZAR-SE NO CENTRO HISTÓRICO DE TORRES NOVAS, SOB ORGANIZAÇÃO DA COMISSÃO DE COMERCIANTES E DA – ACIS, FOI ADIADA PARA OS DIAS 21 E 22 DE MAIO.

Participantes do NAR:
Amélia Pinheiro, Ana Triguinho, Beta S., Clara Silva, Fátima Cordeiro, Jorge Pinheiro, Masofi, Mónica Pamole, Mendes Pedro, Pereira Jorge, Rosa Pamole, Zé Manel Gonçalves e Zita.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

“CANTINHO DAS ARTES DO NAR - OFICINAS PARA CRIANÇAS”

O grupo do NAR “Oficinas para Crianças” vai estar também no dia 15 de Maio, em “Pintar Riachos” no Jardim da Vila.

Em simultâneo com a Pintura ao Vivo, dos artistas adultos, decorrerá uma “Oficina de Desenho e Pintura para Crianças” que abordará e possibilitará aos mais pequenos o contacto com as mais variadas técnicas utilizadas nestas áreas da Expressão Plástica.

Leve os seus filhos ou netos a participar neste acontecimento, a partir das 8h30 da manhã até às 18horas. Eles vão gostar!

sábado, 16 de abril de 2011

FIM-DE-SEMANA DE PINTURA AO VIVO EM RIACHOS 14 e 15 de MAIO

Conjuntamente com a Comissão da Cultura da Assembleia de Freguesia e com a Cooperativa Editora de Promoção Cultural – O Riachense, o Núcleo de Arte de Riachos vai realizar, no mês de Maio, um Fim-de-Semana de Pintura ao Vivo em Riachos.

O evento, integrado nos Festejos das Comemorações do 27º Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila, promovidos pela Junta de Freguesia, terá lugar nos dias 14 e 15 de Maio, no “Jardim da Vila” – Casal do Tocha (junto ao Centro de Saúde).

O tema será “Pintar Riachos”!

As inscrições são gratuitas e o seu número limitado a 25 participantes.

Os artistas plásticos interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 20 de Abril de 2011, através dos contactos:
E-mail: nucleoarteriachos@gmail.com
Telem: 919034138

As refeições (almoço e jantar no sábado e almoço no domingo) serão oferecidas pela organização.

Aos artistas participantes residentes a mais de 30Kilometros de distância será oferecido alojamento (na noite de sábado para domingo) em casas particulares.

Programa

Os artistas plásticos inscritos devem comparecer na sede do NAR, na rua Dr. José Marques, nº16, em Riachos, no sábado, dia 14, às 9h da manhã.

Às 9h30, em autocarro, será efectuada uma Visita Guiada à Vila, às Quintas e ao Campo. Os artistas, que quiserem, devem vir munidos de câmara fotográfica para poderem registar algumas imagens. Também alguns membros da Área da Fotografia do NAR irão acompanhar a visita de forma a registarem também algumas imagens que poderão facilitar o trabalho dos artistas.

Às 13h00 será servido o almoço (convívio) aos artistas.

Às 15h00, na “Garagem das Artes” do NAR, serão, sobre Riachos, projectadas imagens (de festas e acontecimentos), contadas histórias e lendas, lidos poemas, e exibido algum artesanato local, seguindo-se uma visita ao Museu Agrícola.

Depois de servido o jantar (convívio), os artistas juntam-se na “Oficina d’Arte” do NAR para iniciarem a preparação das suas telas facilitando, assim, o trabalho para o dia seguinte, tendo toda a liberdade e espaço para criarem a sua Obra acerca daquilo que viram ou ouviram sobre Riachos.

No final do dia os artistas serão acompanhados pela organização às casas onde serão hospedados.

No Domingo será então o Grande Dia, no “Jardim da Vila”, por volta das 8h30 da manhã, os artistas juntam-se e iniciam a Pintura ao Vivo, interrompendo para o almoço e retomando logo após. Pretendendo-se que este dia seja também, um dia de convívio entre artistas, onde se fomentará, certamente, a amizade e a partilha de conhecimentos, animado com outras actividades e surpresas, ao longo do dia!

Os artistas participantes devem trazer consigo o material necessário ao seu trabalho: cavalete, tela (min. 40x40), tintas, pincéis, etc.

No final do Dia (18h) cada um dos artistas oferece a sua Obra à Cooperativa Editora de Promoção Cultural – O Riachense, que ficará patente ao público numa Exposição-Leilão de Arte, na “Garagem das Artes” do NAR até final do mês de Junho, revertendo o produto da sua venda a favor do jornal “O Riachense”.
A Exposição será inaugurada pelas 19horas, com Porto de Honra, na presença dos Artistas.

Inscreve-te!
Participa neste grande evento!

Na internet encontram-se muitas imagens acerca de RIACHOS que poderão inspirar os Pintores.

Apoio da Junta de Freguesia de Riachos.


sexta-feira, 15 de abril de 2011

XIV Encontro de Poesia do NAR, Sábado, dia 7 de Maio

XIV Encontro de Poesia do NAR.

Sábado, dia 7 de Maio, pelas 21h, realiza-se na “Garagem das Artes” do NAR o XIV Encontro de Poesia. Em análise estará a Poetisa do NAR – Lúcia Perdigão.

Será tema de leitura o “Caderno” elaborado para este Encontro composto por vinte poemas da autora.


Sobre a poetisa

Lúcia de Araújo Gaspar Rodrigues Perdigão, nasceu em Cadaval a 14 de Dezembro de 1936 e, com um ano de idade, vai residir para Lisboa onde faz os seus estudos e conclui o Curso Industrial. Aos vinte e oito anos casa com o riachense António Virgílio Marques Perdigão e viaja até Lourenço Marques. É mãe de quatro filhos e avó de cinco netos. Viveu alguns anos em Moçambique e África do Sul e, em 1976, regressou a Portugal, fixando residência em Riachos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

“Há que acreditar”

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no Sábado, dia 7 de Maio, pelas 16h00, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, uma Exposição individual de Arte Decorativa de Helena Maurício, intitulada “Há que acreditar!”. A mostra estará patente ao público neste espaço até ao dia 31 de Maio, podendo ser visitada no horário do Museu Agrícola: de Segunda a Sexta-Feira das 9h00 às 12H30 e das 14h00 às 17h00. Aos Domingos das 15h00 às 17h00.

BIOGRAFIA


HELENA MAURÍCIO nasceu na aldeia da GAVATA. Aos dez anos de idade mudou-se com seus pais e quatro irmãos para a aldeia ao lado, a CAVEIRA, onde vive ainda hoje. Frequentou a escola apenas até à 4ª classe, por opção própria, da qual veio a arrepender-se mais tarde. Pois gostaria de ter ido um pouco mais à frente. Aos doze anos foi aprender costura em Torres Novas, e ainda muito nova casou com Joaquim Maurício, casamento do qual nasceram os seus 3 filhos, Paula, Catarina e Rui, sendo agora avó de quatro netos. Além do jeito e das mãos hábeis para a costura, tricô, rendas e confecções, veio a descobrir, já depois dos quarenta anos de idade, que tinha alguma habilidade para as artes decorativas. Foi aí que decidiu fazer um pequeno curso nesta área. Surgindo então o gosto por esta forma de arte, tendo vindo desde então a aprender novas técnicas de pintar e a desenvolver as suas potencialidades criativas em peças de marfinite, gesso, chacota, madeira, cerâmica, etc. Helena Maurício tem participado em inúmeras feiras, mostras e exposições de artesanato e arte decorativa no concelho e na região. É membro do NAR desde o seu início onde tem participado assiduamente nos seus eventos e onde expõe agora individualmente a sua arte na exposição intitulada “Há que acreditar!”

quarta-feira, 13 de abril de 2011

“Iª Mostra de Artesanato e Arte Decorativa no Pátio Dr. José Marques”.

O NAR vai realizar no dia 1º de Maio a “Iª Mostra de Artesanato e Arte Decorativa no Pátio do Dr. José Marques, espaço onde está instalado o Núcleo de Arte. Este evento terá início às 10h da manhã, terminando por volta das 20horas. Também no mesmo espaço e no mesmo horário, nos dias 14 e 15 de Maio, durante o período em que decorrerá a Pintura ao Vivo “Pintar Riachos”, realiza-se a IIª Mostra neste local, onde cerca de duas dezenas de artesãos do Núcleo irão expor, os seus mais recentes trabalhos.

Aqui poderá encontrar-se trabalhos em madeira, metal, trapo, trapilho e serapilheira, bijutaria, têxtil, Bordados (bainhas abertas, ponto cruz e outros), miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, marfinite, chacota, cerâmica, porcelana, pedra, terracota, estanhos, etc.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Artistas Plásticos do NAR vão estar no Centro Histórico

“FEIR’ARTE”

Exposição de Rua no Centro Histórico de Torres Novas.

Por iniciativa da Comissão dos Comerciantes do Centro Histórico de Torres Novas, a ACIS leva a efeito uma exposição de rua nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, entre as 10h da manhã e as 20horas, denominada “Feir’Arte”. O NAR vai estar presente neste evento através da participação dos seus Artistas Plásticos com trabalhos de pintura e escultura.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Caderno de Fernando da Luz Jorge - Poema eleito

PROCURANDO MINHA MÃE ENTRE AS ESTRELAS

Eu procuro minha mãe
Nestas estrelas tão belas
Se por acaso a encontrares
Diz-lhe que ando à procura dela

Ela é uma estrela cintilante
Mas também emite calor
Enquanto estive ao pé dela
Nunca me faltou o amor

Ela é das estrelas mais belas
Que se encontra no céu
Porque quando ela morreu
Disseram-me que foi para junto de Deus

Lá no alto ela brilha
Cintilando de alegria
Para que eu cá na Terra
Sinta a sua companhia

Obrigado minha mãe
Pois ensinaste-me a andar na estrada
Os anos vão passando
Mas por mim continuas a ser amada

Amor de mãe nunca se esquece
Por nada deste mundo
Entranha-se de tal maneira
Que fica amor profundo

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mãos à obra

Artesãos do NAR arregaçam mangas e preparam o Pátio do Dr. José Marques, onde está instalada a sua sede, para a realização das próximas Mostras de Artesanato a terem lugar, para já, nos dias 1, 14 e 15 de Maio.

De acordo com a programação, a Mostra que se realizava no primeiro domingo de cada mês no Mercado de Riachos passa a realizar-se neste espaço e na “Garagem” do NAR.

terça-feira, 5 de abril de 2011

XIII Encontro de Poesia do NAR - Poemas de Fernando Jorge

XIII Encontro de Poesia do NAR - Poemas de Fernando Jorge


No Sábado, dia 2 de Abril, pelas 21h, realizou-se na “Garagem das Artes” do NAR o XIII Encontro de Poesia. Em análise esteve o Poeta do NAR - Fernando da Luz Jorge. Foi tema de leitura o “Caderno” elaborado para este Encontro composto por vinte e quatro poemas do autor.

Foi de facto num ambiente de poesia e desta vez também de festa que decorreu este Encontro. O poeta fazia neste dia, precisamente, 33 anos de casamento o que, também motivou, e recrutou grande parte da sua família e amigos a estarem presentes neste seu dia.

Cerca de quarenta pessoas presentes, foi sem dúvida, um encontro muito rico e participado, onde os amigos e familiares do poeta e do casal aniversariante fizeram questão, todos eles, de lerem um dos seus poemas, homenageando-o, assim, desta forma simples, mas carregada de significado.

No final surgiram algumas surpresas, cantaram-se os parabéns e felicitaram-se os Noivos de há 33 anos.

Muito bonito!


Fotos e texto de Pereira Jorge.










segunda-feira, 4 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE JAIME FIGUEIREDO

“ África (Guiné) - Riachos - Outros temas” - (Paisagens, Retratos,..).

O Núcleo de Arte de Riachos inaugurou no Sábado, dia 2 de Abril, pelas 15h30, na “Galeria das Artes” do Museu Agrícola de Riachos, uma Exposição individual de Fotografia de Jaime Figueiredo "Jesus" intitulada – “África (Guiné) - Riachos - Outros temas” - (Paisagens, Retratos,..).

O Fotógrafo e Membro do NAR, Jaime de Jesus Batista Figueiredo, nasceu a 1 de Junho de 1951 em Riachos.

África, onde esteve radicado marcou uma paixão em relação à fotografia e imagem. A paisagem e o retrato são os temas mais marcantes como fotógrafo.

Nesta Exposição integrada no NAR e agora exposta no Museu Agrícola de Riachos, o autor expõe 43 dos seus trabalhos desde 1972 até aos tempos actuais.

A exposição estará patente ao público até ao dia 30 de Abril, podendo ser visitada no horário do Museu.



(Fotos de Ana Paula e Pereira Jorge)










domingo, 3 de abril de 2011

Exposição de Artesanato da "Páscoa" - Inauguração

"EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DA PÁSCOA”

O NAR inaugurou no Sábado, dia 2 de Abril, na “Garagem das Artes” uma mostra de artesanato e arte decorativa onde 20 artesãos do Núcleo expõem os seus mais recentes trabalhos.

Zé Manel Gonçalves, Chico da Clara, Atelier izzy, Conceição Lopes, Maria Sousa, Zita, R2, Irene Rodrigues, Fernando Saraiva, Natália Triães, Sílvia Inocêncio, Helena Maurício, Sandra Granata, Clara Silva, Titau, Ana Gomes, Síssi, Lita, Feliciano e José Luís Pestana são os artesãos presentes nesta mostra.

Aqui poderá encontrar trabalhos em madeira, metal, trapo, trapilho e serapilheira, bijutaria, têxtil, Bordados (bainhas abertas, ponto cruz e outros), miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, marfinite, chacota, cerâmica, porcelana, pedra, terracota, estanhos, etc.

A Exposição está aberta ao público nos fins-de-semana 2 e 3 / 9 e 10 / 16 e 17 / 23,24 e 25 de Abril, entre as 14h00 e as 19h00.


(Fotos de Ana Paula e Pereira Jorge)