NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Exposição "No Museu de Riachos" - de Carlos Antunes

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no Sábado, dia 2 de Julho, às 17h30, na Galeria das Artes do Museu Agrícola, uma exposição individual de Pintura de Carlos Antunes, intitulada “No Museu de Riachos”.
A mostra do artista torrejano estará patente ao público até 31 de Julho, podendo ser visitada no horário do Museu:
De Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
Aos Domingos das 15h00 às 17h00

Carlos Antunes diz gostar de desenho e de pintura desde os tempos de escola, mas só há poucos anos, após se ter aposentado, dedicou algum do seu tempo disponível à arte de pintar contando neste momento com algumas dezenas de Obras na sua Colecção e várias exposições individuais e colectivas no seu currículo; designadamente: em Torres Novas na Pastelaria Portugal, no Átrio do Hospital, TAACTO, Centro Histórico – Rua Alexandre Herculano, em Riachos no Restaurante Galera, Palácio do Pelourinho na Golegã, Fiarte - Coimbra, Vila Nova da Barquinha, etc., tendo também participado em alguns eventos de Pintura ao Vivo.
Também em V. N. da Barquinha frequenta o Atelier de Desenho e Pintura do Centro Cultural, sendo um dos alunos da classe de Pintura do Mestre Carlos Vicente.
Expõe agora no local onde tem assistido e visitado inúmeras exposições e que também ele considera um espaço Nobre por onde têm passado boas obras e grandes artistas - O Museu Agrícola - sendo para o NAR uma honra receber os seus trabalhos e o AMIGO que tem acompanhado bem de perto as actividades do Núcleo e participado em muitos dos Encontros de Poesia já realizados.

terça-feira, 21 de junho de 2011

"Contrastes"

Exposição individual de Amélia Pinheiro.

Desta vez no Entroncamento.

Desde 17 de Junho, até 31 de Julho estará patente no átrio dos Serviços de Fisioterapia do Hospital S. João Batista, no Entroncamento, uma exposição individual de Pintura de Amélia Pinheiro, intitulada “CONTRASTES”, onde poderão ser vistos e apreciados 10 óleos s/ tela da autoria da Pintora torrejana e Membro do Núcleo de Arte de Riachos.
Visite a exposição! Até 31 de Julho!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Acção de sensibilização "Segurança na Praia"

Porque vem aí o Verão, as férias e a época balnear é importante aprender a prevenir algumas situações de perigo nas praias!

Convidam-se todos os membros do NAR, familiares e amigos a participar numa acção de sensibilização sobre “Segurança na Praia” a realizar na “Garagem”, no próximo Sábado, dia 18 de Junho, às 17horas.


Esta acção é gratuita e destinada a todas as idades.

Formador: João Rodrigues

Apareça e traga um familiar ou um amigo!


A Comissão Directiva do NAR

terça-feira, 14 de junho de 2011

Autocaravanistas visitaram o NAR

Decorreu no fim-de-semana de 9 a 12 de Junho, um Encontro de Autocaravanistas que se deslocaram de vários pontos do país para se juntarem em convívio com autocaravanistas riachenses e da região.

Na sua programação, entre outras, constava uma visita ao Museu Agrícola. Visita que se realizou no Sábado por volta das 10h da manhã, onde Mafalda Luz, Subdirectora do Museu, falou, a toda a comitiva, sobre a Lenda do Senhor Jesus dos Lavradores convidando-os a visitar no próximo ano a Festa da Bênção do Gado.


A comitiva deslocou-se depois à “Oficina d’ Arte” do NAR onde Pereira Jorge, Presidente da Comissão Directiva do NAR, lhes falou sobre o princípio deste Núcleo e sobre as muitas actividades que têm sido levadas a cabo pelos vários Grupos das Áreas Artísticas existentes, convidando-os a visitar a Exposição “Pintar Riachos” que se encontra patente na “Garagem das Artes” e a Exposição do “Padroeiro 2011”, integrada nos festejos de Stº António, patente nas salas da catequese junto à Igreja e ao recinto onde se realizam as Festas em honra de Santo António.















segunda-feira, 13 de junho de 2011

Exposições "Padroeiro 2011"

Inauguração das Exposições do NAR nas Festas do Padroeiro 2011 - Exposições colectivas de Arte do NAR

O Núcleo de Arte de Riachos participou na VIII Festa do Padroeiro em Riachos, de 9 a 13 de Junho, através da realização de exposições de Artes Plásticas (Desenho, Pintura, Escultura e Instalação Artística), Artesanato, Arte Decorativa, Poesia e Fotografia.

Nesta exposição “Padroeiro 2011”, subordinada ao tema “Santo António”, que segue na linha - outros rumos e desafios - lançados aos nossos criadores, participaram 13 artistas plásticos, 18 artesãos e artistas decorativos, 6 poetas e 4 fotógrafos.

Fotos de Pereira Jorge e Ana
Paula Jorge













sexta-feira, 10 de junho de 2011

O SONHO DE UMA CRIANÇA NEGRA

Havia um menino de olhos negros que estava a sonhar.
Esse menino sonhava que podia voar.
Não se podia deslocar
Porque não tinha pernas para andar.

Os braços estava a levantar,
Parecia um pássaro a descolar.
Quem lhe roubou as pernas foi uma mina.
Ele sonha, aguenta a triste sina.

No milheiral, ele estava a trabalhar,
Onde a mina foi estoirar,
No sítio onde ele estava a pisar.
Foram-se as pernas, ficou o sonho em seu lugar.



XV Encontro de Poesia do NAR – Poemas de Pedro Miguel
Dos vinte poemas que compõem o “Caderno” de Pedro Miguel, os quais foram lidos neste seu Encontro, este foi o poema eleito por todos os presentes para ser publicado no Blogue do NAR e na Pág. do Facebook.
“O Sonho de uma Criança Negra” foi lido por várias pessoas.
Parabéns ao Pedro!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Exposição "Outros Caminhos" - Restaurante "Trincanela" - São Lourenço - Abrantes

Exposição "Outros Caminhos" - São Lourenço - Abrantes

"OUTROS CAMINHOS"

Exposição colectiva de Artes Plásticas do NAR
No Restaurante “Trincanela”
Parque Urbano de São Lourenço - Abrantes

O Grupo das Artes Plásticas conta neste momento com trinta e sete inscritos nesta Área, entre os quais cerca de duas dezenas já participaram em uma, ou em várias, das 19 actividades do Grupo realizadas desde a criação do NAR, em Janeiro de 2010, designadamente em exposições colectivas efectuadas em, Riachos, Montemor-o-Velho, Torres Novas, Golegã e Coimbra, para além da actividade particular de cada um.

Esta exposição intitulada “Outros Caminhos”, inaugurada hoje, no Restaurante “Trincanela”, no Parque Urbano de São Lourenço, em Abrantes, marca o início de uma nova fase de expansão, outros rumos e desafios lançados aos artistas do NAR.

Participam em “Outros caminhos”:
Amélia Pinheiro, Ana Triguinho, Beta S., Clara Silva, Fátima Cordeiro, F. Gorjão, Jorge Pinheiro, Manela Luz, Masofi, Pereira Jorge, Rosa Pamole, Zé Manel Gonçalves e Zita.

A exposição estará patente de 5 de Junho até 3 de Julho.


Fotos de Pereira Jorge























































terça-feira, 7 de junho de 2011

XV Encontro de Poesia do NAR - Poemas de Pedro Miguel

XV Encontro de Poesia do NAR.

No Sábado, dia 4 de Junho, pelas 21h, realizou-se na “Garagem das Artes” o XV Encontro de Poesia do NAR.

Foi tema de leitura o “Caderno” de Poesia de Pedro Miguel elaborado para este Encontro, composto por vinte poemas do autor.


Sobre o autor

Pedro Miguel nasceu a 13 de Abril de 1978 em Carreiro de Areia, onde viveu até aos 3 anos de idade. Em 1982 veio viver para Riachos. Apesar dos muitos problemas de saúde durante a infância e adolescência, os quais levaram a que na escola tivesse que repetir dois anos a, sua escolaridade chegou ainda ao 10º Ano.
Em 1990 foi vítima de um acidente que lhe causou um traumatismo craniano entrando em estado de coma durante alguns dias. Tendo um ano depois surgido a epilepsia.
Foi incentivado a fazer poesia por duas, suas professoras, pois já nessa altura estas achavam que Pedro Miguel tinha algum jeito para este tipo de escrita e para esta Arte.
Gosta de participar nos Encontros de poesia do NAR para ler e ouvir poesia. E escreve todos dias um poema.


Fotos de Pereira Jorge