NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os ensaios do grupo de música do NAR “Músicas da Terra” decorrem à Sexta-Feira, na “Oficina d’Arte”, às 21h30. Os interessados em fazer parte deste Grupo podem dirigir-se ao NAR, no dia e hora atrás referida.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Oficina de Bainhas Abertas

Esta a decorrer desde 9 de Setembro no NAR uma Oficina de Bainhas Abertas.
Neste curso que funcionará até finais de Junho de 2012, as pessoas interessadas em participar podem aparecer à Sexta-Feira, a partir das 21horas, ou contactar o NAR através do Telem: 919034138.
À semelhança dos cursos anteriores a Monitora é Mena Amaro.

Inscreva-se!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Exposição de Pintura no Café “Relógio” em Riachos

No Café “Relógio” em Riachos será inaugurada no dia 5 de Novembro uma exposição colectiva de Artes Plásticas de artistas do NAR.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

Exposição Individual de Pintura de F. Gorjão no Café “Ideal” em Riachos

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 5 de Novembro no Café “Ideal” em Riachos, uma exposição individual de Pintura de F. Gorjão, onde ficarão expostas até ao dia 2 de Dezembro cerca de 10 Obras do artista do NAR.

FERNANDO JOSÉ MARTINS GORJÃO
Nasceu a 17 de Junho de 1961 em Riachos.
Iniciou-se na pintura em 2007, com pinturas a óleo sobre tela.
De 17 a 27 de Julho de 2008, expôs pela primeira vez numa exposição colectiva “ Arte, Artesanato e trabalhos dos alunos das Escolas “ no decorrer da Festa da Bênção do Gado em Riachos.
Vários trabalhos foram posteriormente seleccionados para decorarem o navio Color Fantasy (Navio de Cruise line) no seu interior.
Tem algumas obras na Kunstner Galerie JOSEPH em Oslo, na Noruega.
Convidado a expor no Institute Spanisch Sprach und Kulture em Kiel na Alemanha esteve presente com dois trabalhos “Anjos e Demónios” e “ Uma vaga de saudade” durante o mês de Março de 2010.
É membro do Núcleo de Arte de Riachos desde a sua formação, onde teve patente diversos trabalhos em óleo sobre tela na exposição inaugural realizada na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, de 20 de Março a 20 de Abril de 2010, sob o tema “Riachos Arte e Cultura”e onde participou posteriormente em cerca de dezena e meia de exposições em Riachos, Torres Novas, Golegã, Coimbra e Abrantes.
Fez uma exposição individual na Galeria das Artes do Museu Agrícola, uma no Restaurante “Galera” em Riachos e outra no Átrio do Hospital de Torres Novas.
Tem também participado em actividades de pintura ao vivo.
Tem alguns trabalhos em exposição directa em estabelecimentos comerciais no Ribatejo e quinze trabalhos em colecções particulares no país.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Exposição de Fotografia “Rostos de Riachos”

A Exposição de Fotografia “Rostos de Riachos” inaugurada no dia 1 de Outubro, na Galeria das Artes do Museu Agrícola, durante as comemorações do 22º Aniversário do Museu, será prolongada até ao final do mês de Novembro.
Nesta exposição estão patentes ao público 45 Trabalhos Fotográficos de 4 Fotógrafos do NAR: Pereira Jorge, Vitor Gomes, Mafalda Borralho da Luz e Jaime Figueiredo.

domingo, 16 de outubro de 2011

Exposição “Novembro - Restaurante Cartajoa”

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 5 de Novembro, no Restaurante “Cartajoa”, uma exposição colectiva de artes plásticas de artistas do NAR.
Esta é a 2ª exposição a realizar neste espaço, após a sua reabertura com nova gerência. Será composta por cerca de dezena e meia de trabalhos de pintura e escultura, divididos por duas salas e irá estar patente até ao dia 2 de Dezembro, podendo ser visitada durante o horário de abertura do estabelecimento.

sábado, 15 de outubro de 2011

Exposição “Restaurante Nersant”

O Núcleo de Arte de Riachos vai realizar entre 2 de Novembro e 31 de Dezembro, no “Restaurante Nersant”, em Torres Novas, uma exposição colectiva de Artes Plásticas, onde podem ser apreciados 12 trabalhos de artistas do NAR.

domingo, 9 de outubro de 2011

XVIII ENCONTRO DE POESIA DO NAR




Sábado, dia 5 de Novembro, pelas 21h, tem lugar na “Garagem das Artes” do NAR o XVIII Encontro de Poesia.
O poeta em análise neste Encontro é Duarte de Torres.
Será tema de leitura o “Caderno” de Poesia elaborado para este Encontro, composto por vinte e um poemas do autor.

Para participar nos Encontros de Poesia do NAR não é necessário fazer ou ler poesia, basta gostar de a ouvir!


Apareça!

SOBRE O AUTOR

Jorge Manuel Duarte Pinheiro (DUARTE DE TORRES), nome de empréstimo escolhido para dissimular a sua identidade no domínio literário, nasceu em Torres Novas no dia 6 de Janeiro de 1947.
Desde muito novo esteve ligado a iniciativas musicais e culturais da sua terra, tendo sido dirigente dos Bombeiros Voluntários Torrejanos, Montepio de Nossa Senhora da Nazaré, Sociedade Columbófila Torrejana e Choral Phydellius. Estando ainda hoje ligado a estas colectividades.
A canção foi sempre a sua paixão, tendo actuado em inúmeros espectáculos de beneficência, a solo ou em grupos musicais de que fez parte, tendo-se também dedicado ao fado canção. Ainda hoje é elemento activo do Choral Phydellius, orfeão para onde entrou em 1962.
Tem discos de vinil gravados a solo ou em conjunto com outros artistas, designadamente, discos dos Festivais da Canção de Torres Novas e do Ribatejo aos quais concorreu, tendo vencido dois deles. Um dos discos gravou-o como solista da Orquestra Típica Scalabitana, à qual pertenceu durante cerca de quatro anos.
Em termos literários é colaborador do jornal "O Almonda", onde desde há cerca de cinco anos tem escrito as suas "Memórias" com carácter quinzenal, tendo a Câmara Municipal de Torres Novas resolvido editar o número 1 da série de "Crónicas Torrejanas" baseado em dezasseis dessas memórias que retratam Torres Novas, os seus bairros, o futebol, as suas tascas, as suas gentes, os pombos-correios e algumas personalidades que o autor entendeu por bem recordar.
No que se refere à poesia o seu interesse renasceu durante a participação nalguns encontros do Núcleo de Arte de Riachos a que pertence. Foi intervindo lendo poemas de alguns poetas célebres e de alguns companheiros do NAR, começando pouco depois a escrever e a ler os seus poemas, dos quais 20 fazem parte do seu “Caderno” que será lido e analisado no XVIII Encontro de Poesia do NAR, onde a sua poesia franca e humilde se expõe à apreciação e é dada a conhecer de viva voz.
É um poeta repentista, que necessita de factos que o impressionem e que o impulsionem a escrever em verso, numa prosa mais ou menos cantada, rimada e ritmada, onde por vezes o que sente exprime com verdade, com frontalidade e com a liberdade que só a poesia nos pode transmitir.
Neste caderno pode notar-se o gosto pelo Tejo, o valor do tempo, do amor, da idade, da vida e da morte, do azar dos desprotegidos da sorte...
Existe uma dose de nostalgia na sua poesia que contraria a pessoa alegre que é.
Odeia a violência e a guerra.
Adora a paz e a harmonia.
E diz:
Era tão fácil atingir a paz… bastava apenas um simples aperto de mão com o sorriso lindo de uma criança...

sábado, 8 de outubro de 2011

MOSTRA DE ARTESANATO NO LARGO DA IGREJA VELHA

Como forma de colaboração com “Trilhos do Paul”, associação riachense que leva a efeito no dia 16 de Outubro o Passeio/Maratona BTT em Riachos, o NAR realiza neste dia, entre as 8h30 e as 16h00, uma Mostra de Artesanato e Arte Decorativa no Largo da igreja velha, que possibilitará aos acompanhantes dos participantes nas provas, e ao público em geral, o contacto ou a aquisição de algum do trabalho realizado pelos nossos artesãos.
Aqui poderá encontrar-se trabalhos em madeira, metal, trapo, trapilho e serapilheira, bijutaria, têxtil, Bordados (bainhas abertas, ponto cruz e outros), miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, etc.
Os familiares e acompanhantes após a partida serão convidados a visitar o Museu Agrícola e o NAR – Núcleo de Arte de Riachos, onde os mais novos poderão pintar e desenhar e ter um pequeno contacto com algumas técnicas utilizadas em expressão plástica, no “Cantinho das Artes”, espaço do NAR dedicado aos mais pequenos
.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

XVII Encontro de Poesia do NAR – Poemas de Natália Fernandes










Dos vinte poemas que compõem o “Caderno” de Natália Fernandes, que foram lidos neste seu Encontro, este foi o poema eleito por todos os presentes, para ser publicado no Blogue do NAR e na Pág. do Facebook.

Parabéns à Poeta


MULHER! …

Mulher! …
Teus olhos mergulham
no baloiço do tempo …
tuas mãos são asas
de pombas a voar …
que nas ameias do sonho
vão repousar.
Fechaste a janela
da tua infância,
mas viaja contigo
graça no olhar.

Mulher! …
Vences barreiras a cada passo,
és anjo,
ternura,
afago,
abraço,
magia, por vezes temperada d’aço.

Mulher! …
Símbolo d’Amor e Fertilidade,
mãe criadora,
amenidade,
de cansaços cercada,
mas, sorrindo bondade.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Exposição "Café Ideal" - Riachos

Está patente no Café “Ideal” em Riachos, de 5 a 31 de Outubro, uma exposição colectiva de artes plásticas, composta de 13 trabalhos da autoria de outros tantos artistas do NAR:
Zé Manel Gonçalves, Ana Triguinho, Amélia Pinheiro, Rosa Pamole, Manela, F. Gorjão, Carlos Antunes, Sissí, Beta S., Jorge Pinheiro, Clara Silva, Ana Isabel e Pereira Jorge.

Visite!

Fotos de Pereira Jorge e Zé Manel Gonçalves


















quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Exposição "Hospital Rainha Santa Isabel" - Torres Novas

Está patente no átrio principal do Hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas, de 5 a 19 de Outubro, uma exposição de Artes Plásticas, composta de 23 trabalhos, 19 telas e 4 esculturas, da autoria de 15 artistas plásticos do NAR:
Pereira Jorge, Zé Manel Gonçalves, Ana Triguinho, Amélia Pinheiro, Rosa Pamole, Ana Paula Jorge, Manela, F. Gorjão, Carlos Antunes, Mónica Pamole, Jorge Pinheiro, Clara Silva, Sissí, Beta S., e Fátima Cordeiro.

Visite!

Fotos de Pereira Jorge
































terça-feira, 4 de outubro de 2011

XVII Encontro de Poesia do NAR - Natália Fernandes

Realizou-se no Sábado, dia 1 de Outubro, pelas 21h, na “Garagem das Artes” do NAR o XVII Encontro de Poesia.
O poeta em análise neste Encontro foi Natália Parelho Fernandes.
Foi tema de leitura o “Caderno” de Poesia elaborado para este Encontro, composto por vinte poemas do autor, os quais foram lidos e comentados por cerca de vinte pessoas presentes neste encontro.


Sobre o autor

Natália Parelho Fernandes nasceu a 12 de Novembro de 1944, em Torre das Vargens, concelho de Ponte de Sor.
É sócia da Associação Portuguesa de Poetas e do Círculo Nacional D`Arte e Poesia.
É membro do Núcleo de Arte de Riachos onde participa habitualmente nos Encontros e nas actividades do grupo da Poesia.
Autora do livro de poemas intitulado "Veredas da Alma". Participou em várias Antologias Poéticas e colaborou com variadíssimos jornais e algumas Rádios. Actualmente colabora com "Ecos do Sor", "Diário do Sul" e "O Almonda" e teve um programa semanal intitulado " Palavras Necessárias" na R. T. L. que entretanto terminou.
É autora de letras para canções infantis, com alguns primeiros e segundos lugares. Participou em vários Jogos Florais e Concursos de Poesia, onde conquistou alguns primeiros Prémios, entre muitos outros.
Reside actualmente em Entroncamento, após 36 anos em Assumar - Monforte.
Tem em preparação dois livros para publicar brevemente.


Fotos de Pereira Jorge