NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Iniciativas do NAR na Festa da Bênção do Gado 2012

De 19 a 30 de Julho

MOSTRAS: Artesanato e Arte Decorativa

EXPOSIÇÕES - Colectivas e Individuais: Artes Plásticas (Pintura, Desenho, Escultura, Pirogravura e Instalação Artistica) - Poesia e Fotografia

POESIA: Tertúlia Poética (Poemas cantados)

OFICINAS: Oficina de Expressão Plástica para Crianças - Oficina de Conto para todas a Idades - Oficina de Bainhas Abertas

ANIMAÇÃO MUSICAL - Grupo "Músicas da Terra"

PINTURA AO VIVO (nas ruas engalanadas)

ARTESANATO AO VIVO

DOCUMENTÁRIO

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

WORKSHOP DE DESENHO E PINTURA - POR MAIS UM MÊS

O Workshop de Desenho e Pintura com Massimo Esposito a decorrer na “Oficina d’Arte” desde o passado mês de Dezembro, com término previsto para o dia 22 de Fevereiro, será prolongado por mais um mês, terminando no dia 28 de Março. Se existirem interessados em participar ainda nas aulas que restam, desta engrossada experiência, podem inscrever-se através do telem: 919034138.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Exposição “Colectiva de Março no Café Relógio”

No Café “Relógio” em Riachos vai estar patente a partir do dia 4 de Março, até 6 de Maio, mais uma exposição colectiva de Pintura constituída por 10 trabalhos de artistas plásticos do NAR.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

XXII Encontro de Poesia do NAR - Miguel Torga

Realiza-se no Sábado, dia 3 de Março, pelas 21h, na “Garagem das Artes” do NAR o XXII Encontro de Poesia. Miguel Torga é o poeta deste Encontro, onde serão lidos os 19 poemas do autor que compõem o “Caderno” preparado para esta reunião poética.
No final, mais alguns novos trabalhos dos nossos poetas do NAR serão dados a conhecer.
Para participar nos Encontros de Poesia do NAR não é necessário ser poeta, basta gostar de poesia!
Participe!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

"Clara Silva no Café Ideal"

No dia 3 de Março, pelas 18h30, no Café “Ideal” em Riachos, será inaugurada uma exposição individual de Pintura de Clara Silva, onde serão expostas até ao dia 5 de Maio, 10 óleos da conhecida pintora do NAR, entre os quais o mais recente trabalho “Bisavó Centenária”.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Exposição "Percursos" de Ana Triguinho

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 3 de Março, pelas 16h00, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, uma exposição individual de Artes Plásticas e Poesia de Ana Triguinho, intitulada "Percursos". A primeira exposição individual da artista plástica e poeta riachense surge cerca de vinte anos após a realização dos seus primeiros trabalhos e das primeiras mostras colectivas, diversas, onde tem participado. Ficando patente ao público até ao dia 31 de Março.
O NAR convida todos os amigos a estarem presentes na inauguração da exposição, com Porto de Honra na presença da autora.

XXI Encontro de Poesia do NAR - Poemas de Manuel Alegre

XXI Encontro de Poesia

No Sábado, dia 4 de Fevereiro, depois de inauguradas duas exposições de pintura, foi a vez da poesia. À noite na “Garagem das Artes” leram-se 21 poemas de Manuel Alegre, o poeta e político, que se opôs ao regime de Salazar e apoiou a candidatura do General Humberto Delgado à Presidência da República no ano de 1958, tendo sido preso pela PIDE quando servia o exército português em Angola, acusado da tentativa de revolta militar contra a Guerra do Ultramar.Da sua obra literária tem poemas musicados, cantados por Amália Rodrigues, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire e outros, que se tornaram emblemáticos, alguns dos quais, da luta pela liberdade.Numa sala onde se respirou essencialmente poesia, na noite muito fria de Sábado, cantaram-se alguns poemas e houve tempo ainda para se ouvir mais alguns versos de novos trabalhos dos poetas do NAR, que com todo o entusiasmo e empenho não param de criar coisas novas.O serão terminou como habitualmente confraternizando com o Vinho do Porto, bolinhos secos e mais dois dedos de prosa poética.

António Júlio Pereira Jorge

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jornal "O Riachense" Edição de 8 de Fevereiro de 2012

“OS PÁSSAROS” DE DADINHA NO MUSEU DE RIACHOS

O Núcleo de Arte de Riachos divulgou o trabalho de mais um novo artista plástico. Trata-se de Dadinha. Natural do Entroncamento a residir em Riachos há cerca de trinta anos, Dadinha há muito que vinha dedicando algum do seu tempo livre à prática da pintura. Mas só agora, depois de se encontrar na situação de reforma resolveu aprofundar mais os seus conhecimentos e aperfeiçoar as técnicas nesta área, frequentando as aulas de Massimo Esposito no workshop a decorrer no NAR desde o passado mês de Dezembro.Tal como tem acontecido com muitas das outras pessoas que gostam e desenvolvem, como autodidactas, a arte de desenhar e pintar, também Dadinha sentiu a dificuldade e a falta de apoio e incentivo para mostrar publicamente a sua arte e o seu talento, tendo surgido agora a oportunidade por via do Núcleo de Arte de Riachos, no qual está integrada no grupo das Artes Plásticas.Foi na Galeria do Museu de Riachos, à semelhança de muitos outros artistas Riachenses, que Dadinha expôs individualmente, pela primeira vez, apresentando-nos uma colecção de 10 quadros intitulada “Os Pássaros”, a qual o NAR inaugurou no passado Sábado, dia 4, na presença da artista e dos amigos.A mostra desta nova criadora riachense mantém-se patente ao público até ao dia 29 de Fevereiro, podendo ser visitada por todos os apreciadores da arte de pintar, durante o horário de abertura do Museu.

Antunes em grande no Restaurante Nersant

Também, tal como estava previsto, na tarde de Sábado dia 4 de Fevereiro, foi inaugurada no restaurante Nersant, em Torres Novas, uma exposição do artista plástico Carlos Antunes, um pintor autodidacta cuja formação artística lhe advém do seu espírito aberto e sensibilidade pronta a captar todas as nuances das cores e das formas, dos odores e dos sons, que caracterizam o meio ambiente e potenciam o seu gosto pelas artes plásticas.Carlos Antunes, natural de Torres Novas, onde estudou e concluiu o curso Complementar dos Liceus, período no qual nasceu o gosto pela arte, mas que por várias razões, só há poucos anos, depois de aposentado da força aérea voltou a pintar, tem então participado em várias exposições colectivas em Torres Novas, Golegã, V. N. da Barquinha, Coimbra e em outros locais, tendo também realizado algumas mostras individuais e participado em sessões de pintura ao vivo.O artista torrejano frequenta há já algum tempo o atelier de desenho e pintura do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, sob orientação do pintor Carlos Vicente, onde estuda e trabalha para atingir a essência da arte. Também para complementar a aprendizagem, porque não é indivíduo de estar estático, frequenta na Oficina d’Arte do NAR, do qual é membro, o workshop de desenho e pintura, com o pintor Massimo Esposito.Expõe neste espaço situado no pavilhão da Nersant, 12 das suas obras. Algumas delas, trabalhos recentes.

António Júlio Pereira Jorge


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Núcleo de Arte de Riachos inaugurou no dia 4 de Fevereiro, no Restaurante “Nersant”, uma exposição individual de Pintura do artista do NAR Carlos Antunes. A exposição composta por 12 telas pintadas a óleo e a acrílico, estará patente, até ao dia 31 de Março, neste espaço situado no Pavilhão da Nersant, em Torres Novas.















domingo, 5 de fevereiro de 2012

Exposição "Os Pássaros" de Dadinha

Inauguração da Exposição individual de Pintura de Dadinha intitulada “Os Pássaros”.
Teve lugar no Sábado, dia 4 de Fevereiro, no Museu Agrícola de Riachos.
A exposição composta por uma colecção de 10 trabalhos da artista riachense pode ser visitada na Galeria das Artes até ao final do mês de Fevereiro.