NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 27 de abril de 2012

“Procura de um caminho”

“Procura de um caminho”
Exposição de M.P.L. na Pastelaria Portugal.

Vai estar patente a partir do dia 1 de Maio na Pastelaria Portugal, situada na rua Alexandre Herculano, em Torres Novas, uma exposição de pintura de M.P.L. intitulada “Procura de um caminho”. Manuel Pereira Lopes é membro do NAR desde 2010 e iniciou-se na pintura como autodidata em 2006.

Esta é a sua 1ª exposição individual.


O NAR, M.P.L. e Carlos Margarido, proprietário do estabelecimento, convidam todos a visitar a exposição até 15 de Maio.

domingo, 22 de abril de 2012

“Caminhando no Tempo” de Ana Isabel Moreira

No dia 30 de Abril, às 18h30,dia em que termina a exposição individual de Ana Isabel Moreira “A Voz das folhas” no Museu Agrícola, a Pintora e o NAR inauguram “Caminhando no Tempo” na Pastelaria Coffee Break, situada na Av. Sá Carneiro em Torres Novas.
Natureza morta, paisagem, peixes e figura humana nas técnicas de óleo, acrílico, mista, têmpera ou aguarela, são alguns dos temas em exposição no mês de maio na pastelaria “Coffee Break”.
São trabalhos desenvolvidos nos últimos anos, fazendo parte da aprendizagem e experiência nas várias técnicas.
Parte das obras resultaram de pintura ao ar livre, eventos promovidos por autarquias, outras como forma de descontrair, transmitindo à tela o sentimento, a interpretação dos mais variados temas, de forma a levar a quem observa a pintura conhecimento, emoção, mensagem livre ou simplesmente o prazer de captar o belo.
O NAR, Ana Isabel e a proprietária do estabelecimento, convidam todos a visitar a exposição.

terça-feira, 17 de abril de 2012

"Mendes Pedro no Café Ideal"

A partir das 18h30, do dia 5 de Maio, no Café “Ideal”, estará patente uma exposição individual de pintura de Mendes Pedro, onde serão expostos 13 quadros a óleo do pintor do NAR, até ao dia 7 de Julho.
A “Capela da Sra. da Piedade” na Quinta da Brôa ou a “Tasca do Índio” nas Lapas, são apenas dois dos trabalhos que irão decorar as paredes do café Ideal, no centro de Riachos, durante dois meses.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Exposição "Junção de cores" de Manela

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 5 de Maio, pelas 16h00, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, uma exposição individual de pintura de Manela intitulada "Junção de cores". A primeira exposição individual da artista do NAR.
A mostra da pintora natural do Pombal a residir em Riachos há 30 anos ficará patente ao público até ao dia 31 de Maio.
O NAR convida todos os amigos a estarem presentes na inauguração da exposição, com Porto de Honra na presença da autora.

domingo, 15 de abril de 2012

“Os Pássaros” de Dadinha na Pastelaria Portugal.

Depois da Galeria do Museu no passado mês de Fevereiro, a exposição “Os Pássaros” de Dadinha está patente desde o dia 15 de Abril até 1 de Maio na Pastelaria Portugal, situada na rua Alexandre Herculano, em Torres Novas.
O NAR, Dadinha e Carlos Margarido, proprietário do estabelecimento, convidam todos a visitar a exposição.










quinta-feira, 12 de abril de 2012

Jornal “O Riachense” – edição de 4 de Abril de 2012



Texto publicado no jornal “O Riachense” – edição de 4 de Abril de 2012



NAR – Diário de bordo

Decorreu entre 19 e 23 de Março, a “Semana Cultural” do Centro Escolar de Riachos, onde entre outras coletividades de Riachos, o NAR participou com a realização de 13 ateliers de expressão plástica e outras atividades, com os alunos do 1º Ciclo e Jardim de Infância, dinamizadas por Ana Paula Jorge, responsável pelo grupo “Oficinas para Crianças” e “Cantinho das Artes” do NAR.
Pelo que sabemos, tanto alunos como professores ficaram satisfeitos com a prestação do NAR nesta 1ª Edição da Semana Cultural que pela grandeza e sucesso atingidos fazemos votos que se repita nos próximos anos. Aproveitando o NAR a oportunidade para agradecer ao grupo de professores organizadores e ao Centro Escolar o convite formulado. O que nos encheu de orgulho pela forma como decorreu e foi aceite a nossa participação.
Em Riachos o Dia Mundial da Poesia foi celebrado na “Garagem das Artes” no Sábado, 24 de Março, num ambiente poético completamente criado pelos participantes e público que assistiu.
Durante duas horas e meia, tempo que ultrapassou o previsto inicialmente, declamaram-se poemas de vários autores nacionais e locais.
Além dos poetas e declamadores do NAR e da UCATN que pela segunda vez, em conjunto comemoram este dia, outros amigos responderam ao convite e participaram de forma brilhante nesta festa da poesia; Zé Manel Martins, Dina Ferreira, Rosário Parreira, Adelaide Dias e Maria da Conceição declamaram, encantaram e contribuíram para a tarde rica de poesia viva em Riachos. E da Chamusca, com poemas de autores seus conterrâneos, J. J. Bento, um grande amigo dos poetas riachenses e do NAR, desde a sua formação, fez-nos reviver o Ribatejo.
Esta foi a terceira vez que o NAR e a União das Coletividades e Associações do Concelho de Torres Novas se juntaram para dizer poesia.
Com algumas centenas de trabalhos de 14 artesãos do NAR e do Museu Agrícola, na “Garagem das Artes” pode ser visitada até domingo de Páscoa, todos os dias entre as 14h e as 19h a habitual Mostra de Artesanato e Arte Decorativa da Páscoa.
Uma diversidade de trabalhos artesanais em madeira, metal trapo, trapilho, estanho e serapilheira; bijutaria, Têxtil, bordados, miniaturas diversas; pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, cerâmica e etc., pode ser adquirida.
Pelas 16 horas do dia 31 de Março, na Galeria das Artes do Museu, foi inaugurada mais uma exposição de pintura. Esta de Ana Isabel Moreira, intitulada “A voz das folhas” a qual vai estar patente até 30 de Abril.
A mostra da artista natural de Alcongosta, concelho do Fundão a residir em Torres Novas há 25 anos é composta por 20 trabalhos a óleo, a acrílico, têmpera e sanguínea em que o elemento central é a árvore. Essencialmente as árvores características da região donde é natural; a cerejeira, a amendoeira e também o eucalipto. Sendo evidente nesta exposição e, nas suas palavras proferidas na sessão inaugural, a sua preocupação e interesse pela Natureza.
Mas também, o campo de Riachos e o boquilobo aqui são representados através da árvore, bem como o bonito corredor de entrada do casal do Castelo Velho e a oliveira da nossa região.
Ana Isabel iniciou-se na pintura há cerca de 14 anos tendo frequentado cursos de pintura a óleo e a acrílico com os pintores torrejanos Luís de Sá e Graça Martins, respetivamente. Pintou a óleo paisagem rural com o professor Armando Brito em Azeitão. Frequentou o atelier aberto do pintor Sam Abercromby, em Vila do Paço. E na Barquinha frequentou o atelier de Desenho e Pintura na Galeria Municipal com o pintor Carlos Vicente. Ultimamente aprendeu com Massimo Esposito na Oficina d’Arte do NAR.
Tem participado em várias exposições coletivas em Torres Novas, V. N. da Barquinha e Riachos e realizou exposições individuais no Hospital Garcia da Horta em Almada, Hospital Rainha Santa Isabel e pastelaria Portugal em Torres Novas, em Alcongosta sua terra natal e, no hotel Príncipe da Beira no Fundão.
Ana Isabel foi durante cerca de cinco anos responsável pela organização, montagem e supervisão das exposições realizadas no átrio do Hospital de Torres Novas, tempo durante o qual exerceu voluntariado na Liga dos Amigos do Hospital.

Pereira Jorge

domingo, 8 de abril de 2012

XXIII Encontro de Poesia - Natália Correia

Com poemas de Natália Correia, realizou-se no Sábado, dia 7 de Abril, na “Garagem das Artes” o XXIII Encontro de Poesia do NAR.








sábado, 7 de abril de 2012

Exposição "F. Gorjão no Restaurante Nersant"

O NAR inaugurou no dia 7 de Abril, no Restaurante “Nersant”, uma exposição individual de Pintura de F. Gorjão.
Composta por 12 quadros a óleo, a exposição ficará patente, até ao dia 2 de Junho, neste espaço situado no Pavilhão da Nersant, em Torres Novas.

Obras expostas:
"Cheiros de S. Martinho", "Aparecida , do Tejo", "As lavadeiras", "Alazão em liberdade", "Poema azul", "chove de madrugada", "Um olhar sobre Klim", "Meninice", "Sonhos de Abril", "Reflexos em porto italiano", "Sublime" e "Natal sem nada".









quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Os Pássaros” de Dadinha na Pastelaria Portugal

Depois da Galeria do Museu no passado mês de Fevereiro, a exposição “Os Pássaros” de Dadinha vai estar a partir do dia 15 de Abril até 1 de Maio na Pastelaria Portugal, situada na rua Alexandre Herculano, em Torres Novas.
O NAR, Dadinha e Carlos Margarido, proprietário do estabelecimento, convidam todos a visitar a exposição.

domingo, 1 de abril de 2012

Exposição de Amélia Pinheiro - Pastelaria "Coffee Break"

A pintora do NAR Amélia Pinheiro expõe na pastelaria "Coffee Break" (Antigo Forno do Nuno) em Torres Novas, 16 telas a acrílico.
A exposição da artista torrejana pode ser visitada na Av. Sá Carneiro (em frente à Escola Artur Gonçalves) até final de Abril.
Visite!

Mostra de Artesanato e Artes Decorativas da Páscoa

Até dia 8 de Abril, pode ser visitada na “Garagem das Artes” a Mostra de Artesanato da Páscoa.
Algumas centenas de trabalhos de artesanato e arte decorativa podem ser apreciados e adquiridos todos os dias entre as 14h00 e as 19h00.