NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Oficinas

Cursos a funcionar no NAR:


A partir de 7 de setembro

"BAINHAS ABERTAS"
À sexta-feira das 21h00 - 23h00

Monitora - Mena Amaro


A partir de 19 de setembro

"DESENHO E PINTURA"
À quarta-feira das 17h30 às 19h30 e das 20h às 22h
Professor - Massimo Esposito

Os interessados em frequentar estas iniciativas devem dirigir-se à Oficina d'Arte do NAR dentro destes horários; pelo telm:919034138 ou através do e-mail: nucleoarteriachos@gmail.com

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aos sábados à noite na Oficina d'Arte


PROPOSTA DE FERNANDO MARTINS NA REUNIÃO GERAL DO NAR NO DIA 28 DE AGOSTO

Aos sábados à noite a partir das 19:30 na Oficina d’Arte do Núcleo Arte Riachos - NAR.

Os murais da BdG 2012 - Riachos inspiraram-nos!...

Depois do excelente convívio, da universalidade, da pluralidade artística conseguida e da salutar troca de experiências durante a pintura dos murais da BdG, quisemos prolongar este espirito positivo, cooperativo e empreendedor e combinamos um dia para os pintores se encontrarem. O objetivo é termos um dia onde de forma livre, voluntária, espontânea e descomprometida nos podemos juntar para trabalhar, pintar, desenhar, falar, discutir e investigar sobre pintura, desenho, etc.

Apareçam!

JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO!

domingo, 26 de agosto de 2012

EM SETEMBRO NO NÚCLEO DE ARTE DE RIACHOS

RECOMEÇO DAS AULAS DE PINTURA COM O PINTOR ITALIANO MASSIMO ESPOSITO

As aulas continuam a funcionar à quarta-feira.
Uma turma das 17h30 às 19h30
Outra das 20h00 às 22h00

Nº de alunos por turma = 10

Inscreve-te!

Mais informações através do e-mail: nucleoarteriachos@gmail.com ou pelo telem: 919034138.


sábado, 25 de agosto de 2012

"Serões com Arte"

Tal como aconteceu em agosto do ano passado vai o NAR realizar de novo “Serões com Arte” no Largo de Riachos. Trata-se de um evento organizado conjuntamente com o jornal O Riachense e com a Junta de Freguesia de Riachos. Tendo por objetivo mostrar uma vez mais, algumas potencialidades dos vários grupos com atividade no NAR e ao mesmo tempo pretende dar-se um pouco mais de vida, pelo menos durante estes dias, àquele espaço, privilegiado em tempos como local de encontro, de conversa e até de convívio entre os riachenses. “Serões com Arte” realizam-se nos dias 21 e 22 de setembro, a partir das 20horas, e deles farão parte, tal como no ano passado, as exposições de artes plásticas, artesanato, poesia e fotografia; demonstrações de artesanato e, pintura ao vivo em ambiente noturno; uma tertúlia poética, aberta a todos quantos queiram participar e, música tradicional portuguesa com o grupo “Vozes d’Art & NaR”. Nestes dias, bem como também no, domingo de manhã, dia 23, será realizada a já conhecida feira de antiguidades e velharias do jornal O Riachense.

Surpresas!...

Não falte!...

Participe em “Serões com Arte”!



domingo, 19 de agosto de 2012

Amélia Pinheiro expõe na pastelaria Portugal

No dia 15 de setembro a pintora torrejana e associada do NAR, Amélia Pinheiro expõe na pastelaria Portugal, em Torres Novas.
Cerca de 12 quadros pintados a óleo e outros a acrílico podem ser vistos e adquiridos até ao dia 30 de setembro.
O Núcleo de Arte de Riachos convida todos a visitar a exposição e a tomar um café com arte.

sábado, 18 de agosto de 2012

Dadinha Expõe no Café Ideal

Exposição "Dadinha no Café Ideal"

O NAR Inaugura no dia 1 de setembro, no café Ideal, em Riachos, uma exposição individual de pintura de Dadinha. O espaço situado no centro de Riachos, por onde já passaram individual e coletivamente mais de duas dezenas de artistas do NAR recebe desta vez os trabalhos de Dadinha, no qual a pintora riachense expõe 12 quadros a óleo, sendo possível visitar a exposição, até ao dia 3 de novembro.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

XXVI Encontro de Poesia do NAR

O XXVI Encontro de poesia do NAR vai realizar-se no dia 1 de setembro, pelas 21h, na Garagem das Artes.
Como sempre, a participação é aberta a todos os que gostam de poesia.
Se quiser traga um poema ou vários e venha participar!
Não é necessário ser poeta, fazer ou ler poemas! Basta gostar de ouvir aqueles ditos construídos com intensa harmonia.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Exposição II - "Zé Manel e Carlos Antunes na Pastelaria Portugal"

O Núcleo de Arte de Riachos inaugurou no dia 15 de Agosto, na pastelaria Portugal, a 2ª parte da exposição coletiva de desenho e pintura de Zé Manel Gonçalves e Carlos Antunes, composta por 12 quadros a acrílico, carvão e pastel seco. Esta 2ª exposição dos dois artistas do NAR estará patente neste espaço, situado na rua Alexandre Herculano, (rua calcetada) em Torres Novas, até ao dia 1 de Setembro.
Visite!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Almoço/convívio - Pintores do NAR e moradores do Bº Stº António

Pintores do NAR confraternizaram com os moradores do Bº de Stº António

Em meu nome, em nome do NAR e em nome dos moradores do Bairro de Santo António, porque me é permitido, ainda que com algum atraso, porque já o deveria ter feito há mais
tempo, adiamento justificado pela carência de tempo, devido ao intenso programa de atividades levado a efeito pelo Núcleo de Arte de Riachos, durante os 10 dias em que decorreu a edição de 2012 da Festa da Bênção do Gado, dirijo um enormíssimo agradecimento aos artistas plásticos que durante um mês desenvolveram o extraordinário trabalho de Pintura Mural que resultou e constituiu um dos maiores atrativos da Festa.
Foram, na verdade, alguns milhares de pessoas que visitaram, admiraram e comentaram aquele conjunto de pinturas com que os moradores do Bº de Stº António, através do admirável talento e capacidade artística dos pintores e alunos do NAR, quiseram presentear todos os riachenses e forasteiros, representando e fazendo recordar, por meio daquelas imagens, cenários do quotidiano agrícola, bem como alguns ofícios de antigamente, entre outras realidades que marcaram um passado mais ou menos recente das gentes de Riachos. Proporcionando, a largas centenas de crianças, um leve conhecimento sobre esta realidade vivida pelos seus “avós”, tal como foi sendo possível constatar ao longo daqueles dias.
Quase um mês antes, logo que se começaram a esboçar os primeiros “bonecos” nos muros e nas paredes, imediatamente se iniciou uma peregrinação levando àquela rua do Bairro dezenas de homens, mulheres e crianças interessadas em acompanhar a evolução diária de cada um dos quarenta murais realizados por 23 artistas do NAR apoiados por mais alguns colaboradores.
Nesta iniciativa, igualmente acompanhada diariamente por centenas de amigos através da rede social do Facebook, aos quais se agradece também as mensagens de apoio e incentivo, participaram: Carlos Antunes, Síssi, Ana Isabel, Miguel Martins, MPL, Clara Silva, Teresa Emídio, Manela, Dadinha, Nokas, Conceição Lopes, Quinita, Pereira Jorge, F. Gorjão, Tess, Carlos Madeira, Ana Triguinho, Amélia Pinheiro, Zé Manel Gonçalves, Mendes Pedro, Mila Pereira, Olga Maniés e Lara Madeira, apoiados por alguns colaboradores: Gaspar, Jorge Pinheiro, Necas, José Manuel Luz, João Martins, Rocha e Joana sousa.
A rua que assistiu, e continua a assistir ao disparo de milhares de flashes de um incontável número de câmaras fotográficas amadoras e profissionais, recebendo apenas um comentário maligno de um qualquer néscio e pateta, reuniu no passado domingo, dia 12 de agosto, num almoço/convívio, cerca de 120 moradores, artistas e acompanhantes. Repasto que foi agradavelmente confecionado por Teresa Araújo Sousa e servido, não à sombra da grande e velha nogueira do Zé do Pedro, como estava previsto, visto aquele espaço se tornar insuficiente para aquartelar o grande “batalhão”, sendo necessário estender a área de confraternização ao longo da rua, interditada ao trânsito, naquela zona, através de autorização prévia. Assistindo-se assim, a uma retribuição do carinho com que os pintores ali foram recebidos e à fortificação das amizades ali criadas durante aquele tempo.


As outras iniciativas do NAR durante a Festa

Integradas no programa da Festa muitas outras iniciativas foram levadas a cabo, com igual sucesso, pelo Núcleo de Arte de Riachos. Através de um conjunto de exposições de artes plásticas, artesanato e arte decorativa, poesia e fotografia, realizadas em vários espaços da vila, puderam ser observados algumas centenas de trabalhos. Sob o tema “Riachos e a Festa”, na Garagem das Artes foi instalada uma exposição de pintura, desenho, instalação artística e escultura, onde participaram 26 artistas plásticos do NAR. Esta exposição pode ainda ser visitada até ao final de agosto, tal como a exposição de desenho e pintura realizada sob o mesmo tema no café Ideal onde se encontram trabalhos de 11 artistas ou a que se encontra no café Relógio, que ficará patente neste espaço até 30 de setembro e ainda a exposição de fotografia e poesia na Galeria das Artes do Museu Agrícola que pode igualmente ser visitada até ao final de agosto. Também no Bairro de Santo António decorreu durante os 10 dias de festa, a exposição individual de escultura de Pereira Jorge, voltando a repetir o êxito de 2008.
No que respeita à área do artesanato e arte decorativa, para além das mostras instaladas na Oficina d’Arte do NAR e no stand situado no recinto da festa, outras ações foram realizadas. Tais como: uma oficina de bainhas abertas e uma oficina de artesanato ao vivo, nas quais participaram alguns artesãos do NAR através da realização de uma diversidade de trabalhos mostrando as suas habilidades a quem por ali ia passando.
Uma oficina de conto para todas as idades com a escritora Paula Araújo e uma tertúlia poética realizadas na Garagem das Artes foram as ações levadas a efeito pelo grupo da área da poesia.
Durante todo o domingo, dia 22, enquanto decorreu a sessão de pintura ao vivo nas ruas, onde participaram 13 pintores do NAR e pintores convidados, decorreu em simultâneo, na Oficina d’Arte uma oficina de expressão plástica para crianças, dinamizada por Ana Paula Jorge.
O recém-criado grupo de música do NAR também teve uma participação muito ativa nesta Festa da Bênção do Gado 2012. No sábado, dia 21, logo pela manhã, atuou junto ao columbódromo do Casal das Flores antes da chegadas dos pombos do grande Derby Columbófilo de Riachos, onde minutos antes tinha atuado também o Rancho Folclórico de Riachos.
No dia seguinte, à noite, subiu ao palco 2 (Tascarte) no recinto de espetáculos do Tocha e na quinta-feira seguinte para terminar juntaram no pátio Dr. José Marques, algumas dezenas de fãs para os quais interpretaram cerca de 20 temas de música tradicional portuguesa, criando naquele espaço um verdadeiro ambiente de convívio e dança.
Para o Núcleo de Arte de Riachos foi na verdade uma surpresa, não os milhares de pessoas que visitaram os locais ou acompanharam os eventos mas, sobretudo, a atenção evidenciada e interesse revelado pela grande qualidade dos trabalhos apresentados. Deixando muitíssimo satisfeitos e orgulhosos todos os membros do NAR sentindo-se estes, gratos e recompensados pelo intenso trabalho, sob o qual durante meses se empenharam.

António Júlio Pereira Jorge

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

domingo, 12 de agosto de 2012

Tertúlia Poética – Bênção do Gado 2012

Tertúlia Poética – Bênção do Gado 2012
Na Garagem das Artes do NAR
No dia 28 de Julho.

sábado, 11 de agosto de 2012

Oficina de Artesanato ao Vivo – Bênção do Gado 2012

Oficina de Artesanato ao Vivo – Bênção do Gado 2012
No Pátio Dr. José Marques
No dia 27 de julho.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Exposição I "Zé Manel e Carlos Antunes na Pastelaria Portugal"

O Núcleo de Arte de Riachos inaugurou no dia 1 de Agosto, na pastelaria Portugal, uma exposição coletiva de desenho e pintura de Zé Manel Gonçalves e Carlos Antunes, composta por 12 quadros a óleo, acrílico, carvão, sépia, grafite e sanguínea. A exposição dos dois artistas do NAR estará patente neste espaço, situado na rua Alexandre Herculano, (rua calcetada) em Torres Novas, até ao dia 1 de Setembro, sendo, no dia 15 de Agosto, substituídos alguns dos presentes trabalhos por outros dos mesmos autores.
Visite!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Exposição de Pintura de Clara Silva no Restaurante Trincanela

O Núcleo de Arte de Riachos inaugurou no dia 30 de julho, no restaurante Trincanela, no Parque Urbano de S. Lourenço – Abrantes, uma exposição de pintura de Clara Silva, na qual podem ser apreciados e também adquiridos 12 quadros a óleo da pintora do NAR. A exposição estará patente neste espaço até ao dia 9 de Setembro.
Visite!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Exposição "F. Gorjão na Pastelaria Coffee Break"

O NAR Inaugurou no dia 28 de julho, na pastelaria Coffee Break, situada na Av. Sá Carneiro, em Torres Novas, uma exposição de pintura de F. Gorjão, na qual podem ser apreciados e também adquiridos 12 quadros a óleo do pintor riachense. A exposição estará patente neste espaço até ao dia 31 de agosto.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Terminou no dia 28 de Julho, a exposição de pintura de Clara Silva na pastelaria Coffee Break, em Torres Novas. Onde a pintora do NAR expôs 12 das suas obras.
Neste espaço situado na Av. Sá Carneiro, encontra-se agora uma exposição de F. Gorjão.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bênção do Gado 2012 - "Vozes d'Art & NaR" no Pátio do Dr. José Marques

Música Vozes d’Art & NaR – Bênção do Gado 2012
Atuação do grupo no Pátio Dr. José Marques
Sede do NAR
No dia 26 de Julho.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bênção do Gado 2012 - Oficina de Conto

Bênção do Gado 2012 - Oficina de Conto para todas as Idades
Na Garagem das Artes do NAR
No dia 25 de julho.