NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



domingo, 31 de março de 2013

Exposição de Fotografia de Jaime Figueiredo “Um pouco pelo mundo”

“Um pouco pelo mundo”

Exposição de Fotografia de Jaime Figueiredo em Tomar

A Livraria “Ao Pé das Letras”, em Tomar, recebeu, hoje, dia 30 de Março, uma exposição do fotógrafo riachense e artista do NAR, Jaime Figueiredo.
Composta por 29 trabalhos fotográficos de temas diversos, a exposição pode ser visitada junto à Praça da República, a partir de segunda-feira, 1 de Abril, até 30 de Maio.


sábado, 30 de março de 2013

Cartaz da exposição "Um pouco pelo mundo" de Jaime Figueiredo

"Um pouco pelo mundo"

É o título da exposição de Fotografia de Jaime Figueiredo, fotógrafo riachense e membro do NAR.
Já se encontra montada na Galeria da Livraria "Ao Pé das Letras" em Tomar. Podendo ser visitada a partir de segunda-feira, dia 1 de Abril, até 30 de Maio.



sexta-feira, 29 de março de 2013

Atelier de Figura Humana com modelo ao vivo

ANATOMIA ARTÍSTICA

O Núcleo de Arte de Riachos convida os artistas plásticos interessados a inscreverem-se no Atelier de Desenho de Figura Humana com modelo feminino, a realizar no domingo dia 28 de Abril, das 15h às 18h, na Oficina d’Arte do NAR.
Se queres realizar o teu quadro, se queres aprender anatomia artística, ou simplesmente pôr-te à prova, esta é a oportunidade.

Preço: 10€

Inscreve-te até quarta-feira, dia 10 de Abril.


quinta-feira, 28 de março de 2013

Exposição de Maria Clara no Posto de Turismo de Constância

No dia 13 de Abril será inaugurada no Posto de Turismo de Constância uma exposição da pintora do Núcleo de Arte de Riachos, Maria Clara Silva.
Nesta exposição Maria Clara irá mostrar as suas últimas obras! Uma nova faceta! O trabalho desenvolvido nos últimos meses! Uma coleção de quadros que será uma surpresa para todos!...

Assista à inauguração ou visite até ao dia 5 de Maio na confluência dos dois rios - Constância - Vila Poema.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Exposição de CONCEIÇÃO LOPES e CARLOS MADEIRA na pastelaria PORTUGAL

Na pastelaria Portugal, é inaugurada na segunda-feira, dia 1 de Abril, pelas 19horas, uma exposição coletiva de desenho e pintura de Maria da Conceição Lopes e de Carlos Dias Madeira.
A exposição destes dois novos talentos será composta por doze trabalhos pintados a óleo, carvão, sanguínea e café. Sendo alguns dos quais realizados nos workshops promovidos pelo NAR, sob a orientação do pintor Massimo Esposito.
A exposição de Conceição Lopes e de Carlos Madeira ficará patente neste espaço, situado na rua Alexandre Herculano, em Torres Novas, até ao dia 1 de Maio.


terça-feira, 26 de março de 2013

Exposição de MPL no restaurante "Face"

No dia 31 de Março (Domingo de Páscoa) será inaugurada no restaurante “Face” uma exposição de Pintura de MPL.

Manuel Pereira Lopes é natural de Soudos, Torres Novas onde nasceu há 53 anos e reside em Riachos desde 2006, sendo membro do NAR desde 2010.

A 4ª exposição individual do pintor autodidata que mostrou o seu enorme talento durante a pintura mural realizada no Bº de Stº António em Riachos, durante o período que antecedeu a Festa da Bênção do Gado 2012, ficará patente durante todo o mês de Abril neste espaço situado na Rua Estados Unidos da América, na zona Sul da cidade do Entroncamento, junto à escola Dr. Ruy d'Andrade.


segunda-feira, 25 de março de 2013

Comemoração do Dia Mundial da Poesia 2013

Comemoração do Dia Mundial da Poesia

Evento realizado no dia 24 de Março, na "Garagem das Artes" do NAR.

Organização: Núcleo de Arte de Riachos e UCATN - União das Colectividades e Associações do Concelho de Torres Novas.


domingo, 24 de março de 2013

Exposição "Formas e Cores" de Carlos Antunes na Misericórdia da Golegã

O NAR inaugurou no dia 23 de Março, pelas 16h, na Santa Casa da Misericórdia da Golegã uma exposição de pintura de Carlos Antunes intítulada "Formas e Cores".
O artista torrejano expõe nesta mostra 14 das suas obras. Sendo, depois de Amélia Pinheiro, o segundo pintor do NAR a expor neste espaço, que acolhe esta exposição até ao dia 20 de Abril.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Exposição de Pintura de Zé Manel no restaurante Nersant

Depois de um interregno de dois meses o restaurante Nersant volta a receber, um artista do NAR. Desta vez com trabalhos de desenho e pintura vai estar neste espaço Zé Manel Gonçalves. O artista multifacetado do NAR!
Será a partir do dia 6 de Abril, até 1 de Junho.


domingo, 17 de março de 2013

Pintura ao Vivo no Jardim da Vila

Inscreve-te! Vem pintar ao vivo! Participa neste dia de convívio!...


sábado, 16 de março de 2013

Exposição de Mendes Pedro na Pastelaria Coffee Break

Pelas 19h, do dia 15 de Março, foi inaugurada na Pastelaria Coffee Break, na Av. Sá Carneiro, em Torres Novas, uma exposição de pintura do artista plástico riachense Mendes Pedro, onde se encontram expostos 15 trabalhos pintados a óleo.
Esta é a sua 3ª exposição individual como pintor do NAR, a qual é possível visitar até ao dia 15 de Abril.
O NAR, Mendes Pedro e Susana Fernandes, proprietária do espaço convidam todos a visitar a exposição.


sexta-feira, 15 de março de 2013

O NAR foi à Escola - Semana Cultural

Integrado na “Semana Cultural” do Centro Escolar de Riachos, este ano subordinada ao tema “Água Para Todos”, o Núcleo de Arte de Riachos levou à escola poesia sobre “ O nosso Rio”.

Alguns elementos do grupo de Poesia do NAR participaram, na tarde do dia 12 de Março em três sessões de Poesia onde partilharam com os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, alguns poemas de sua autoria e de outros poetas do NAR, interagindo assim com os mais pequenos, que por sua vez também presentearam os adultos lendo e dizendo lindos poemas!...

À semelhança do ano passado, também o grupo do NAR “Oficinas para Crianças”, participou no dia 12 na Semana Cultural, levando Ana Paula Jorge, atividades de expressão plástica aos alunos do 1º e 2º ano.

Parabéns a todos!...
 
  
 

 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Exposição "Eu crio! Dê vida à minha arte!..." de Anet Sobko na Galeria do Museu Agrícola

Intitulada “Eu crio! Dê vida à minha Arte!...”, será inaugurada na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, no dia 6 de Abril de 2013, às 15h, uma exposição de pintura de Anet Sobko, artista plástica membro do Núcleo de Arte de Riachos desde 2012.

Anet Sobko nasceu em Demidyvka (Ukrania), em 1990.
Em 2006 entrou na Faculdade Belas Artes do Instituto Kremenets Humanitária e Pedagógico de Taras Shevchenko, tendo terminado o curso em 2010 com a profissão de professora de artes plásticas.
Anet reside em Portugal desde setembro 2010, onde aprendeu no ano seguinte a pintar azulejo com Ana Duarte.
Em 2012 fez a primeira exposição de pintura na Pastelaria Coffee Break, em Torres Novas, cidade onde vive atualmente e, onde continua a praticar e a desenvolver as belas artes.

O NAR convida todos os amigos e interessados a estarem presentes na inauguração da exposição e a tomar um Porto de Honra na presença da pintora!

A exposição de Anet Sobko estará patente até ao final do mês de Abril. Podendo ser visitada durante o horário de abertura do Museu.


quarta-feira, 13 de março de 2013

Exposição de Fotografia de Jaime Figueiredo em Tomar

A partir do dia 30 de Março a Livraria “Ao Pé das Letras”, em Tomar, recebe uma exposição do fotógrafo riachense e artista do NAR, Jaime Figueiredo.
Composta por cerca de três dezenas de trabalhos fotográficos de temas diversos, a exposição pode ser visitada junto à Praça da República até ao final do mês de Maio.


terça-feira, 12 de março de 2013

Exposição de Carlos Antunes na Misericórdia da Golegã

O NAR inaugura no dia 23 de Março, pelas 15h30, na Santa Casa da Misericórdia da Golegã uma exposição de pintura de Carlos Antunes. O artista torrejano expõe nesta mostra cerca de quinze das suas obras. Sendo, depois de Amélia Pinheiro, o segundo pintor do NAR a expor neste espaço, que acolherá esta exposição até ao dia 20 de Abril.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Eleição da Comissão Diretiva do NAR para 2013/2015

Decorreu no sábado, dia 9 de Março a Assembleia Geral para eleição dos membros para os Órgãos Sociais da A.D.P.H.N.R.R. – Associação de Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos e consequentemente para a Comissão Diretiva do NAR – Núcleo de Arte de Riachos, tendo a única lista candidata ao sufrágio, liderada por António Júlio Pereira Jorge, sido eleita por unanimidade, apostando os eleitos numa linha de continuidade do trabalho desenvolvido desde a sua criação.

A Comissão Diretiva do NAR ficou assim constituída:

Presidente – António Júlio Pereira Jorge
Vice-Presidente – Ana Maria Lopes Triguinho Gonçalves Madeira
Tesoureiro – José Manuel Lopes Gonçalves
1º Secretário – Teresa Maria Ribeiro Rosa Gonçalves
2º Secretário – Mafalda Borralho da Luz (nomeação pela Direção da A.D.P.H.N.R.R.)

domingo, 10 de março de 2013

Exposição de Mendes Pedro na Pastelaria Coffee Break

Pelas 19h, do dia 15 de Março, será inaugurada na Pastelaria Coffee Break, na Av. Sá Carneiro, em Torres Novas, uma exposição de pintura do artista plástico riachense Mendes Pedro, com cerca de dezena e meia de trabalhos pintados a óleo.
Esta é a sua 3ª exposição individual como pintor do NAR, a qual é possível visitar até ao dia 15 de Abril.
O NAR, Mendes Pedro e Susana Fernandes, proprietária do espaço convidam todos a entrar e a visitar a exposição.


sábado, 9 de março de 2013

3ª Mostra de Artesanato da Páscoa

VISITE-NOS!

Aqui pode encontrar e adquirir uma diversidade de trabalhos artesanais em madeira, metal, trapo, trapilho, estanho e serapilheira; bijutaria, têxtil, bordados; miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, cerâmica, porcelana, etc., realizados por cerca de dezena e meia de artesãos riachenses.



sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA POESIA 2013

Comemoração: Domingo, dia 24 de Março, às 16horas
Na "Garagem das Artes" do NAR

organização: Núcleo de Arte de Riachos e
UCATN - União das Colectividades e Associações do Concelho de Torres Novas

Venha Participar!


quinta-feira, 7 de março de 2013

Oficina de Poesia no Centro Escolar de Riachos

O Núcleo de Arte de Riachos vai à escola com oficinas de Expressão Plástica e Poesia sobre “ O nosso rio” no dia 12 de Março, às 13h30.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Exposição de Maria Clara no Budha Café

O Núcleo de Arte de Riachos inaugurou no dia 4 de Março no BUDHA CAFÉ, situado na Rua Brigadeiro Lino Dias Valente, no Entroncamento (junto aos Bombeiros), uma exposição de pintura de Maria Clara, composta por 11 trabalhos.
A primeira exposição de um artista do NAR naquele espaço, ficará patente durante os meses de Março e Abril. Sendo substituída no dia 6 de Maio.


terça-feira, 5 de março de 2013

Exposição de Nokas no café Relógio

No café Relógio, em Riachos, está patente desde o dia 3 de Março, uma exposição de desenho e pintura de Filipa Beja (Nokas).
A exposição da jovem, principiante nas artes plásticas é composta por 8 trabalhos pintados a óleo, pastel seco e carvão - os seus primeiros trabalhos - realizados no decorrer do 1º e 2º Workshops realizados no NAR com o pintor italiano Massimo Esposito.
Filipa Beja é membro do NAR desde 2012 onde está inscrita no grupo das artes plásticas. Participou pela primeira vez numa exposição de pintura no restaurante “Trincanela” no Parque Urbano de S. Lourenço – Abrantes – exposição intitulada “NAR com o Massimo” onde estiveram patentes os trabalhos realizados pelos alunos durante o 1º Workshop com o pintor italiano.
Durante o período que antecedeu a Festa da Bênção do Gado participou na Pintura Mural realizada no Bairro de Santo António onde realizou individualmente, três dos murais ali construídos: “Gado bovino num campo de girassóis”, “A vindima” e “A taberna”.
Também durante a Festa participou nas exposições do NAR sob o tema “Riachos e a Festa”, na Garagem das Artes e na sessão de pintura ao vivo realizada sob o mesmo tema, integrada no programa de atividades do NAR na BdG 2012.
A exposição de Filipa Beja ficará patente no café Relógio até ao dia 5 de Maio de 2013.


segunda-feira, 4 de março de 2013

XXXII Encontro de Poesia do NAR

Realizado na Garagem das Artes do NAR, no dia 2 de Março.


domingo, 3 de março de 2013

Exposição de Ana Triguinho no café Ideal

O NAR inaugurou no dia 2 de março, no café Ideal, em Riachos, uma exposição de Pintura, Pirogravura e Poesia de Ana Triguinho, que ficará patente neste espaço até ao dia 4 de maio.


sábado, 2 de março de 2013

Exposição STAND-UP de Massimo Esposito

Intitulada "STAND UP" foi inaugurada no dia 2 de Março, pelas 15horas, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos uma exposição de Pintura de Massimo Esposito, membro do Núcleo de Arte de Riachos, desde dezembro de 2011, data a partir da qual tem colaborado, através da realização de workshops de desenho e pintura.