NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 31 de maio de 2013

Exposição de Maria Clara no restaurante "Face"

Desde o dia 31 de Maio ficou patente no restaurante “Face”, uma exposição de Pintura de Maria Clara. A exposição da conhecida pintora do NAR pode ser visitada neste espaço, situado na Rua Estados Unidos da América junto à Escola Dr. Ruy de Andrade, no Entroncamento, até ao dia 1 de Julho.

domingo, 26 de maio de 2013

NAR na Festa do Padroeiro 2013


De 7 a 12 de Junho o Núcleo de Arte de Riachos vai estar com exposições de artesanato, artes plásticas, poesia e fotografia na Festa do Padroeiro 2013. Iniciativa da responsabilidade da Equipa de Animação e Comunicação da Paróquia de Riachos, que já vai na sua 10ª edição. Também, tal como nas edições anteriores, em que o NAR tem participado, serão realizados diariamente ateliers de expressão plástica para crianças. E na quarta-feira, dia 12, à noite, estará em palco o grupo de música do NAR “Vozes d’Art & NaR”.
No 1º dia de Festa será colocado no alto da torre da igreja, uma pintura (cartaz padroeiro 10 anos) do Santo Padroeiro de Riachos, em tela gigante (3,10m X 4,59m), da autoria dos pintores do NAR por proposta e desafio da Equipa de Animação e Comunicação da Paróquia.
 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PINTURA AO VIVO EM RIACHOS – Dia 16 de Junho de 2013

O Núcleo de Arte de Riachos vai realizar, no dia 16 de Junho, mais um dia de Pintura ao Vivo em Riachos.
O evento terá lugar no Jardim da Quinta dos Pinheiros.
O tema da pintura é “Recantos da Quinta” e a participação será aberta a todos os interessados.
As inscrições são gratuitas e o número de participantes é limitado a 30 participantes.
Os artistas plásticos interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 10 de Junho, através dos contactos:
E-mail: nucleoarteriachos@gmail.com
Telem: 919034138

O almoço será confecionado no local pelo grupo de Gastronomia do NAR.
(Churrascada). Sendo a despesa dividida pelos participantes e acompanhantes.

Programa
Os artistas plásticos inscritos devem comparecer na sede do NAR, na rua Dr. José Marques, nº16, em Riachos, no Domingo, dia 16 de Junho, às 9h da manhã onde serão recebidos pela Comissão Diretiva e pelos Coordenadores da Área das Artes Plásticas do NAR.
No “Jardim da Quinta dos Pinheiros”, às 9h30, os artistas iniciam a Pintura ao Vivo. A meio da manhã metem uma “bucha” interrompendo para a “Churrascada” por volta das 12h30, retomando a pintura dos seus trabalhos, no fim de bem “atascados”. Pelas 18h, aproximadamente, termina a sessão de pintura ao vivo e é tempo de “atascar” um pouco mais, para o caminho!
Pretende-se que este dia seja essencialmente, um dia de convívio entre artistas, onde se fomentará, certamente, uma vez mais, a amizade e a partilha de conhecimentos, animado com outras atividades e surpresas, ao longo do dia!
Os artistas participantes devem trazer consigo o material necessário ao seu trabalho: cavalete, tela, tintas, pincéis, etc… (não esquecer do banquinho)!

No final do dia, os artistas regressam a casa, calminhos e serenos! Recordando para sempre… este dia de Pintura ao Ar Livre em Riachos!...

Os artistas que quiserem podem deixar o seu trabalho que será patente ao público numa exposição em espaço a destinar. Sendo posteriormente levantado pelo seu proprietário.

Inscreve-te!
Participa neste evento!...e no convívio artístico!...

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Exposição de MPL na UCCI - Entroncamento

No dia 31 de Maio será inaugurada na UCCI – Unidade de Cuidados Continuados Integrados, no Entroncamento, uma exposição de Pintura de MPL.
A 5ª exposição individual de Manuel Pereira Lopes, pintor autodidata natural de Soudos, Torres Novas, onde nasceu há 53 anos, residente em Riachos desde 2006 e membro do NAR desde 2010, ficará patente na sala de espera da Unidade até ao dia 30 de Junho.
 

terça-feira, 21 de maio de 2013

XXXV Encontro de Poesia do NAR - Poemas de Céu Pina

No Sábado, dia 1 de Junho, pelas 21h, realiza-se na “Oficina d’ Arte” do NAR mais um Encontro de Poesia. O trigésimo quinto. E desta vez, em análise estará a poetisa membro do NAR Céu Pina. Serão tema de leitura e análise, vinte dos seus poemas, os quais compõem o “Caderno” elaborado para este Encontro.

Maria do Céu Pina Jorge nasceu a 9 de Março de 1965 em Torres Novas, distrito de Santarém. Mãe de dois filhos reside há quase duas décadas, em Riachos, vila do concelho de Torres Novas. Frequentou o ensino oficial onde concluiu o 12º ano na Escola Maria Lamas, em Torres Novas, cidade onde exerce desde 1984 a profissão de Técnica de Análises Clinicas na empresa Clinova.
Em 2009 fez o curso Reiki Om Rom, 2010 Cura Quântica, com Rodrigo Romo.
Desde sempre gostou de poesia, mas limitava-se apenas à leitura, de grandes poetas, nunca arriscando escrever o que muitas vezes lhe ia na alma. Mas por incentivo de um amigo que escreve poesia desde criança, Céu Pina começou por escrever a título de brincadeira, há alguns meses atrás. Tendo neste momento feito parte de duas Antologias “Poemas na Gaveta” com a editora Pastelaria Studios e “Voar na Poesia”. Faz parte do grupo de 12 poetas que participaram na coletânea lançada recentemente “Despertar dos Sentidos” e publica os seus trabalhos em vários grupos de poesia existentes na rede social do Facebook.
Maria do Céu Pina Jorge é membro do NAR desde 2012 onde faz parte do grupo de Poesia e onde tem partilhado também algum do seu trabalho.
Hoje gosta de escrever poesia onde expressa um pouco do que é ser ela própria.
Céu agradece com enorme carinho ao seu amigo Carlos Margarido, pois sem o incentivo e apoio deste nunca teria aqui chegado.

O NAR convida todos os amigos e interessados a participar neste encontro, não sendo necessário ler ou fazer poesia. Basta gostar de ouvir declamar, recitar ou ouvir simplesmente ler poesia, sentida!...


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exposição de Anet Sobko na pastelaria Portugal

No dia 1 de Junho a pastelaria Portugal recebe mais uma exposição de uma artista do NAR. Trata-se de Anet Sobko, a jovem pintora de nacionalidade ucraniana, residente em Torres Novas, cuja obra já realizada está a maravilhar quem a descobre!
Os trabalhos de Anet podem ser observados de perto, neste espaço situado na Rua Alexandre Herculano, em Torres Novas, até 15 de Junho.
Visite!


domingo, 19 de maio de 2013

Exposição de Maria Clara no restaurante "Face"

A partir do dia 1 de Junho ficará patente no restaurante “Face”, uma exposição de Pintura de Maria Clara.
A exposição da conhecida pintora do NAR pode ser visitada neste espaço, situado na Rua Estados Unidos da América junto à Escola Dr. Ruy de Andrade, no Entroncamento, até ao dia 1 de Julho.


sábado, 18 de maio de 2013

Exposição de Dadinha no restaurante Nersant

A partir do dia 1 de Junho ficará patente no restaurante “Nersant”, uma exposição de Pintura de Dadinha. A 6ª exposição individual de Dadinha, pintora membro do NAR, natural do Entroncamento e residente em Riachos há cerca de 30 anos, pode ser visitada neste espaço, situado no Pavilhão da Nersant em Torres Novas até ao dia 3 de Agosto.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Exposição “Viagens da Vida” de Susan Best (Sue) na Galeria do Museu

Intitulada “Viagens da Vida” o NAR inaugura na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos no Domingo, dia 2 de Junho, pelas 15h, uma exposição de pintura de Susan Best (Sue), pintora membro do NAR de nacionalidade inglesa.
A exposição de Sue será composta por 20 trabalhos pintados a aguarela com tinta, pastel, aguarela chinesa, tinta-da-china, óleo s/ tela, entre outras técnicas.
Todos os trabalhos aqui expostos foram feitos a partir de imagens fotográficas captadas pela autora ou foram pintados “ao vivo”.

Sobre Susan Best
Susan, de nacionalidade Inglesa, deixou a sua terra natal para vir morar em Portugal no ano de 1979. Sempre gostou de pintar e desenhar mas foi só nos últimos 20 anos que começou a estudar mais profundamente as várias técnicas da arte que se revelam nas suas obras.
Ao longo dos anos, Susan tem tido o privilégio de visitar e conhecer muitos países, inclusivamente morou três anos no Brasil e dois nos Estados Unidos. Foi no Brasil que retomou o gosto de desenhar quando se inscreveu e frequentou vários cursos. A partir daí tem continuado a praticar e a aprender novas técnicas, tendo as aprendizagens mais recentes sido realizadas nos Estados Unidos onde aprendeu a trabalhar com pastel, pintar en "plein air" (ao ar livre), pintura & caligrafia Chinesa e a desenhar modelos ao vivo.
Participou em dois workshops na Inglaterra onde estudou a técnica de aguarela com tinta. E teve a oportunidade única de aprender pintura chinesa pela primeira vez numa das suas visitas à China.
Susan expôs pela primeira vez individualmente no átrio do hospital de Torres Novas em Dezembro de 2012.
Embora esta seja a sua segunda exposição individual, Susan já expôs trabalhos em Óbidos, Alvados e Goleta na Califórnia.

O NAR convida todos os amigos e interessados a estarem presentes na inauguração da exposição ou a visitá-la até ao dia 30 de Junho.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Exposição de Ana Triguinho na pastelaria Portugal

No dia 15 de Maio a pastelaria Portugal, em Torres Novas, recebeu a exposição de pintura, pirogravura e poesia de Ana Triguinho que passou ultimamente pela pastelaria Coffee Break e pelo café Ideal.
Os trabalhos da artista plástica, poetisa e vice-presidente do NAR podem ser visitados até 1 de Junho.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Exposição coletiva de Conceição Lopes, Nokas e Carlos Madeira na pastelaria Coffee Break

De 15 de Maio a 15 de Junho está patente na pastelaria Coffee Break, em Torres Novas uma exposição coletiva de desenho e pintura de Conceição Lopes, Nokas e Carlos Madeira.
A exposição destes três novos talentos do NAR é composta por vinte trabalhos pintados a óleo, carvão, sanguínea, pastel seco e café.


terça-feira, 14 de maio de 2013

PINTURA AO VIVO EM RIACHOS - No dia 12 de Maio de 2013

Conjuntamente com o jornal O Riachense e com a Junta de Freguesia, o Núcleo de Arte de Riachos realizou, no dia 12 de Maio, um dia de Pintura ao Vivo em Riachos.
O evento, integrado nas Comemorações do 29º Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila promovidas pela Junta de Freguesia, teve lugar no “Jardim da Vila” – Casal do Tocha (junto ao Centro de Saúde).
O tema da pintura foi LIVRE e participaram no evento 32 pintores de Riachos e da região.
Os artistas inscritos foram recebidos na sede do NAR pelos representantes das entidades organizadoras, pelas 9h da manhã e às 9h30 deslocaram-se para o local para darem início ao seu trabalho que durou, na primeira arrancada, até ao meio dia e trinta. Hora em que no salão da Sociedade Columbófila estava preparado o almoço que dentro de instantes seria servido pelo grupo de Gastronomia do NAR aos pintores e acompanhantes.
Pelas 14h os pintores retomaram o trabalho iniciado na parte da manhã, até por volta das 18h, os quais se foram inspirando através do grande clima de convívio ali criado, tal como se pretendia e, ao mesmo tempo foram sendo criadas amizades e outros conhecimentos e aprendizagens.
No final do dia (18h) os artistas entregaram os seus trabalhos que ficaram patentes ao público numa exposição na “Garagem das Artes” do NAR até final do mês de Junho. Sendo posteriormente levantados pelos seus proprietários.

O NAR agradece a todos os pintores a sua participação e colaboração neste evento desejando a todos muito sucesso no seu percurso artístico.

O NAR agradece de igual modo a todos as pessoas e instituições envolvidas, bem como a todos os que visitaram este espaço artístico ao longo do dia.

No jardim da Quinta dos Pinheiros será realizada no próximo dia 16 de Junho (Domingo) nova sessão de Pintura ao Ar Livre, para a qual convida todos os artistas plásticos interessados a estarem presentes e a mostrarem o seu talento artístico a quem quiser visitar!

Um bem-haja a todos!


terça-feira, 7 de maio de 2013

XXXIV Encontro de Poesia - com António Gedeão

O XXXIV Encontro de Poesia do NAR teve lugar na “Garagem das Artes”, no sábado, dia 4 de Maio, pelas 21horas. Neste Encontro foram lidos e comentados os 19 poemas de António Gedeão que compõem o Caderno preparado para este Serão de Poesia. Na segunda parte do Encontro cada um dos participantes deu a conhecer os novos trabalhos da sua autoria e outros a que entenderam fazer alusão.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Exposição de Carlos Antunes no café Relógio

Café Relógio recebeu quadros de Carlos Antunes no dia 4 de Maio.
Os trabalhos do pintor torrejano e membro do NAR, agora também coordenador do grupo das Artes Plásticas, ficam neste espaço situado no centro de Riachos, até ao dia 7 de Julho.


domingo, 5 de maio de 2013

Exposição de Manela no Café Ideal

O café Ideal, em Riachos, recebeu no dia 4 de Maio, pelas 18h, mais uma exposição de pintura. Trata-se, desta vez, de um conjunto de 13 quadros da artista do NAR - Maria Manuela Luz (Manela). A qual ficará patente neste espaço até ao dia 6 de Julho.


sábado, 4 de maio de 2013

Exposição de Fotografia “Rostos da Bênção do Gado 2012” de Jaime Figueiredo

O NAR inaugurou na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos no dia 4 de Maio, pelas 15h, uma exposição de fotografia de Jaime Figueiredo intitulada “Rostos da Bênção do Gado 2012”.
A exposição do fotógrafo riachense e artista do NAR, Jaime Figueiredo é composta por cerca de meia centena de trabalhos fotográficos realizados a partir de imagens captadas durante a preparação e no decorrer da Festa da Bênção do Gado levada a efeito na vila de Riachos no mês de Julho de 2012.
 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Exposição de Mendes Pedro na pastelaria Portugal

Na Pastelaria Portugal, situada na Rua Alexandre Herculano, em Torres Novas, encontra-se uma exposição de pintura do artista plástico riachense Mendes Pedro, onde estão patentes 12 trabalhos pintados a óleo, até ao dia 15 de Maio. Esta é a sua 4ª exposição individual como pintor membro do NAR.


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Exposição de Dadinha no restaurante “Face”

Encontra-se patente desde o dia 1 de Maio no restaurante “Face” uma exposição de Pintura de Dadinha, artista do NAR.
A 5ª exposição individual de Dadinha, pintora autodidata natural do Entroncamento e residente em Riachos há cerca de 30 anos, poderá ser visitada naquele espaço situado na Rua Estados Unidos da América, junto à escola Dr. Ruy d'Andrade, no Entroncamento, até ao dia 31 de Maio.


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Exposição de Anet Sobko na UCCI - Entroncamento

Está patente desde o dia 1 de Maio, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados – Manuel Fanha Vieira, no Entroncamento, uma exposição de Pintura de Anet Sobko. 
A exposição da artista plástica membro do NAR de nacionalidade ucraniana pode ser visitada até ao dia 31 de Maio.