NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Lançamento do romance juvenil de Paula Araújo “Salvador e a Talha da Felicidade”

“Salvador e a Talha da Felicidade”
De Paula Araújo

Para o lançamento da sua terceira obra literária, a escritora riachense e Membro do NAR, Paula Araújo, escolheu a “Garagem das Artes” - o barracão do NAR, um espaço quase nobre de Riachos.
O que muito nos honra!

Com o apoio do NAR o evento terá lugar no dia 17 de fevereiro, segunda-feira, às 20h30, para o qual convidamos todos os Membros, amigos e interessados a estarem presentes no lançamento desta obra e a tomarem um Porto na presença da escritora riachense.

Sinopse de Salvador e a Talha da Felicidade

Salvador e a Talha da Felicidade é um romance juvenil carregado de simbolismo, magia e mistério, em que o rio Douro testemunha o crescimento da personagem principal. Salvador, um jovem trabalhador e responsável de catorze anos, é o amparo da sua mãe viúva, Maria Flor. Assumiu o lugar do pai, que perdeu em tenra idade, e de uma forma inesperada e experimenta a dureza de uma vida difícil, em que se dá valor ao trabalho na terra. A sua experiência árdua e sábia torna-o ávido pela descoberta do seu mundo.

O motivo do sonho inicial na Gruta da Vida, irá levá-lo a partilhar grandes aventuras com os amigos em busca do segredo da talha da felicidade. Em plena paisagem duriense, no imponente Monte dos Amados, ergue-se o Castelo de Morceja que está envolto em magia. A lenda das talhas nele supostamente guardadas, e alimentada pelo povo durante séculos, é uma incógnita para todos, mas Salvador está certo que as respostas misteriosas da lenda estão lá e igualmente na cidade de Vidouro e na sua catedral.

Este romance envolve os jovens e os menos jovens na importância de normas e de valores, do saber popular e das crenças religiosas. Nos seus episódios de aventura e de mistério, a natureza assume a forma e os sentimentos de uma verdadeira personagem.

Adulto à força desde muito cedo, lutando por se formar a si próprio, este jovem aventureiro parece ter nascido predestinado a ser o herói de uma história de um romance em aberto num país em crise.

 


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CONCURSO/PASSATEMPO - “Domingo às 4”

O Núcleo de Arte de Riachos promove a partir do dia 16 de fevereiro um concurso/passatempo cultural sobre história e cultura riachense.

Com base em registos escritos e na sabedoria popular, o evento intitulado “Domingo às 4” onde semanalmente três participantes, previamente selecionados, “darão provas” dos seus conhecimentos sobre história e cultura de Riachos e, onde toda a assistência poderá ser chamada a colaborar, terá lugar na “Garagem das Artes” do NAR aos domingos a partir das 16horas.

A sessão experimental e inaugural terá lugar já no domingo, dia 16 de fevereiro, com a participação de três concorrentes convidados.

Os interessados em participar neste passatempo podem inscrever-se através do email: nucleoarteriachos@gmail.com, através de mensagem pelo facebook ou pelo telem. 919034138, enviando apenas o seu nome e o nº de telefone.

Dos candidatos inscritos serão selecionados semanalmente três efetivos e três suplentes.

Haverá um prémio (uma obra de arte) para os três finalistas.


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

TERTÚLIAS/SERÕES CULTURAIS

Sob a coordenação e responsabilidade da Área da Produção Escrita/Grupo do Conto e das Estórias, o NAR vai iniciar um ciclo de tertúlias/serões culturais com periodicidade mensal.

As “Tertúlias/Serões Culturais” terão lugar na Garagem das Artes do NAR no terceiro sábado de cada mês, às 21horas, para os quais se convidam todos os interessados em participar ou a assistir, simplesmente.

Os participantes podem levar um conto ou uma estória de sua autoria, ou não, uma carta, uma frase poética ou filosófica, escritos de pensamento, um documento antigo ou um cartaz encontrado no baú das recordações, um objeto, uma foto antiga ou até uma ideia. Um instrumento musical ou uma cantiga,... O importante é que cada um fale sobre aquilo que leva e partilhe o seu conhecimento.

A primeira Tertúlia/Serão Cultural realiza-se já no próximo dia 15 de fevereiro.

Aparece!


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Agenda Cultural do NAR para o mês de fevereiro

 
 

OUTRAS ATIVIDADES:

Oficinas de Poesia para Idosos
Quintas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27
No Centro Social Paroquial de Riachos
Das 14h às 16h.

Workshop de Desenho e Pintura
Quartas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26
Na Oficina d'Arte do NAR
Das 17h30 às 20h30.

Oficina de Bainhas Abertas
Sextas-feiras, dias 7, 14, 21 e 28
No Atelier de Artesanato do NAR
Das 21h às 23h.

Tertúlias de Artesanato
Domingos, dias 2, 9, 16 e 23
No Atelier de Artesanato do NAR
Das 15h às 19h.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Exposição "Outside"

No espaço nobre de exposições de arte na galeria municipal do Entroncamento, em frente ao edifício da câmara, vai ser inaugurada no dia 11 de fevereiro às 21 horas uma inédita exposição de pintura da artista plástica Maria Clara, intitulada "Outside".
A apresentação das obras será feita pela autora, figura importante do Núcleo de arte de Riachos e detentora dum significativo curriculum, em que ressaltam vários cursos worshops e sessões de pintura ao vivo e ainda diversas exposições individuais e colectivas, culminando a apresentação com um agradável "porto de honra".
Não perca esta oportunidade de apreciar excelentes trabalhos artísticos, de terça a sexta-feira das 13h às 19h e ao fim de semana das 15 às 19h.



terça-feira, 21 de janeiro de 2014

XLI - Encontro de Poesia do NAR

No próximo dia 01 de Fevereiro, pelas 21horas, vai realizar-se mais um encontro de Poesia, na Garagem das Artes do NAR. Neste encontro, o poeta a analisado é Mia Couto, que nasceu na cidade da Beira (Moçambique).
No seu percurso literário, já recebeu vários prémios, o último - Prémio Camões em 2013.

Se gostas de Poesia, vem e traz um amigo.



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Exposição de Anet Sobko no Restaurante Nersant

No distinto e confortável restaurante " Nersant" em Torres Novas, onde a boa cozinha e a arte andam de mãos dadas, vai ser inaugurada a 1 de fevereiro uma exposição de pintura da artista plástica do Núcleo de Arte de Riachos, Anet Sobko. Com um estilo muito próprio e uma técnica perfeita, esta pintora ucraniana dá-nos a conhecer alguns dos seus admiráveis trabalhos, em que predomina um elevado sentido estético e evidente bom gosto artístico.

Visite até 5 de Abril.

 

domingo, 19 de janeiro de 2014

Mostra de Pintura de Walter Reis na Galeria das Artes do Museu

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 1 de fevereiro, sábado, às 15h, na Galeria das Artes do Museu Agrícola uma Mostra de Pintura de Walter Reis. Pintor naturalista autodidata, residente no Entroncamento e Membro do NAR desde 2013.

A 4ª Mostra de Walter Reis, enquanto Membro do NAR, composta por cerca de duas dezenas de magníficas obras, pode ser visitada neste espaço até ao dia 28 de fevereiro.

O NAR convida todos os Membros, amigos e interessados a estarem presentes na inauguração e a tomarem um Porto na presença do artista plástico.
 

sábado, 18 de janeiro de 2014

Exposição de Maria José Couto no restaurante "Face" - Entroncamento

No moderno e agora remodulado restaurante " Face " no Entroncamento, que prima por ter um serviço de excelência, vai decorrer de 31 de janeiro a 28 de fevereiro uma interessante exposição de desenho e pintura da não menos surpreendente artista plástica do Núcleo de Arte de Riachos, Maria José Couto. A frequentar um curso de artes na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, esta artista constitui um caso impar de expressividade dramática e pictórica.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Exposiçao de Ana Triguinho na U.C.C.I. -Entroncamento

Ana Triguinho é uma personalidade incontornável na história das artes de Riachos, detentora de uma sensibilidade profundamente humanista na arte de pintar e poetar. A ela deve o Núcleo de Arte de Riachos parte da sua força representativa no panorama cultural riachense.
Vá ver a sua exposição de pintura e pirogravura na Unidade de Cuidados Continuados Integrados no Entroncamento, a partir de 31 de janeiro e até 28 de fevereiro e não dará o tempo por mal empregue, pois os seus quadros são uma verdadeira maravilha.

 

domingo, 5 de janeiro de 2014

Exposição de Nokas na pastelaria Coffee Break

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 15 de janeiro, pelas 18horas, uma exposição de artes plásticas da jovem pintora Nokas, neste espaço comercial situado junto à escola Artur Gonçalves, em Torres Novas.
Os trabalhos desta pintora, podem ser observados neste espaço até ao dia 15 de fevereiro.


Exposição de Zé Manel Gonçalves no café Relógio

Vai ficar exposta no café Relógio em Riachos uma mostra de desenho e pintura de Zé Manel Gonçalves que poderá ser visitada de 12 de janeiro a 2 de março.