NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



domingo, 26 de abril de 2015

Exposição de Luís Carmo na USF - Riachos


 Na USF – Unidade de Saúde Familiar (Centro de Saúde de Riachos) será inaugurada no dia 6 de maio de 2015, pelas 19h00, uma exposição de Luís Carmo.

A exposição do astro-pintor natural de Tomar e residente no Entroncamento pode ser visitada até 3 de junho.

  Sobre Luís Carmo e a sua obra
Ao gosto pela astronomia observacional e fotográfica acresce o saber imprimir um cunho artístico a este fascínio. A sua obra une o que poderia ser a realidade de explosões interplanetárias e fenómenos astronómicos e transporta para o mundo do realismo imagens absolutamente fantásticas representando um Universo cheio de movimento e vida.
Na sua arte denominada Astro-Pintura, onde coloca a sua expressão no colorido intenso daquilo que se supõe ser a realidade do Universo cheio de beleza, Luís Carmo transporta-nos a um espaço astronómico que transcende qualquer imaginação.

sábado, 25 de abril de 2015

Concurso/Passatempo “DOMINGO ÀS 4”


10ª Sessão da 2ª Edição - Domingo dia 3 de maio de 2015, às 16horas.

Com base em registos escritos e na sabedoria popular, o evento intitulado “Domingo às 4” onde semanalmente três participantes “dão provas” dos seus conhecimentos sobre história e cultura Riachense e, onde toda a assistência é chamada a colaborar, quando necessário, tem lugar na “Garagem das Artes” do NAR aos domingos às 16horas.

Apurados para os quartos de final estão neste momento: Vitória Lopes, José Triguinho, Isabel Luz, Manuel Carvalho Simões, Alice Martins, Fernando Saraiva, Maria José Simões, Conceição Granata e Irene Soares.

Os interessados em participar neste passatempo podem inscrever-se através do email: nucleoarteriachos@gmail.com, através de mensagem pelo facebook ou pelo telem. 919034138, enviando apenas o seu nome e o nº de telefone.

Haverá um prémio - uma obra de arte - para cada um dos três finalistas.

Inscreve-te!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Exposição de Carlos Antunes no Café ideal



 O NAR inaugura no dia 2 de maio de 2015, às 19h, no café Ideal em Riachos, uma exposição individual de Pintura de Carlos Antunes. Esta exposição é a segunda do pintor neste espaço desde que se deu início ao ciclo de mostras individuais do Núcleo de Arte de Riachos, em cafés e restaurantes. Estará patente até ao dia 4 de julho, podendo ser apreciadas 10 Obras do artista do NAR.

Visite!

Carlos Antunes, é um pintor autodidata cuja formação artística lhe advém do seu espírito aberto e sensibilidade pronta a captar todas as nuances das cores e das formas, dos odores e dos sons, que caracterizam o meio ambiente e potenciam o seu gosto pelas artes plásticas. Natural de Torres Novas, onde fez os cursos industrial e complementar dos liceus, frequenta atualmente o atelier de desenho e pintura do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha sob a orientação do pintor Carlos Vicente, onde estuda e trabalha para atingir a essência da arte.

Elemento diretivo da TAACTO - Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana e associado do NAR onde tem a responsabilidade de coordenador do grupo das Artes Plásticas conjuntamente com outros elementos, tem participado nos últimos tempos em várias exposições e sessões de pintura ao vivo em diversos locais, nomeadamente: Torres Novas, V. N. da Barquinha, Riachos, Golegã, Coimbra, Constância e outras localidades.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

55º Encontro/Tertúlia de Poesia do NAR

 
55º Encontro/Tertúlia de Poesia do NAR

Sábado, dia 2 de maio de 2015, às 16 horas

O evento tem lugar na Academia Sénior - Casa Vaz...
Santa Casa da Misericórdia da Golegã

O tema é Livre

Poetas, declamadores e amigos do NAR - Contamos com a vossa participação!...

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Exposição de Maria Clara na Casa Vaz - Academia Sénior - Golegã


Exposição de Maria Clara na Casa Vaz - Academia Sénior
Santa Casa da Misericórdia da Golegã

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 2 de maio de 2015, às 15h30, uma exposição de pintura de Maria Clara Silva na Casa Vaz – Academia Sénior da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, situada na Rua José Relvas.
A primeira exposição de um artista do NAR naquele espaço será composta por 12 trabalhos e ficará patente até ao final do mês de maio.
Maria Clara Nunes Lopes da Silva - nasceu em 1961, na aldeia de Casais Castelos, freguesia de Riachos, concelho de Torres Novas.
Inicia-se nas artes em 1984 frequentando aulas de “Artes Decorativas”, onde aprendeu a trabalhar o estanho, pintura em gesso, em pano e outros materiais. Em 1987, aquando do nascimento do seu segundo filho, faz uma interrupção nesta atividade, para a retomar, apenas em 2007, trabalhando o estanho, pintando madeiras e utilizando técnicas como a decoupage e outras.
Ainda em 2007, inicia aulas de “Sensibilização” à pintura a óleo s/ tela no espaço “Tatiarte”, em Torres Novas, onde adquiriu elevada experiência nesta técnica, sob a orientação da professora Sílvia Filipe, tendo desde então realizado dezenas de Obras, sendo através desta nova paixão que exterioriza os seus sentimentos e pensamentos.
Os temas das suas pinturas são variados, tais como: figura humana, natureza, abstratos e outros. As cores são quentes e vibrantes.
Em março de 2010 participa pela primeira vez numa exposição de artes plásticas – “Riachos, Arte e Cultura”, a exposição inaugural do Núcleo de Arte de Riachos, realizada na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos.
Individualmente expõe pela primeira vez, em abril / maio de 2010, no Átrio Principal do Hospital Rainha Santa Isabel a convite da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas, voltando a ser convidada novamente em agosto do mesmo ano, tendo a partir daí realizado mais de dezena e meia de exposições individuais – setembro/outubro no Mercado da Cerveja em Torres Novas, janeiro de 2011 “Pinturas Soltas” na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, novembro no Átrio da Fisioterapia do Hospital do Entroncamento e em fevereiro de 2012 volta a expor no Hospital de Torres Novas. Durante os meses de março e abril seguintes, esteve no café Ideal em Riachos, em julho na pastelaria Coffee Break em Torres Novas, em agosto e parte do mês de setembro expôs no restaurante Trincanela em S. Lourenço – Abrantes e no mês de outubro, simultaneamente, na livraria Ao Pé das Letras em Tomar e no restaurante Nersant em Torres Novas. Em 2013 e 2014 voltou a expor individualmente em diferentes espaços.
Maria Clara participou, até ao momento em mais de quatro dezenas exposições coletivas, designadamente em Riachos, Torres Novas, Coimbra, Golegã, Entroncamento, Abrantes, Leiria, Caldas da Rainha e outras localidades.
A pintora Maria Clara participou ainda em sessões de pintura ao vivo (pintura ao ar livre): em 14 e 15 de maio de 2011 na pintura ao vivo “Pintar Riachos” realizada no “Jardim da Vila” em Riachos, um evento organizado pelo Núcleo de Arte de Riachos, Comissão de Cultura da Assembleia de Freguesia e Cooperativa Editora de Promoção Cultural “O Riachense” integrado nas comemorações do 27º. Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila. Em 2012 na sessão de pintura ao vivo, nas ruas engalanadas, integrada no programa do NAR para a Festa da Bênção do Gado e, outras até ao momento.
Durante os meses de junho e julho de 2012 participou na Pintura Mural realizada no Bº de Stº António, em Riachos, atividade também levada a efeito no âmbito da Festa da Bênção do Gado, onde pintou quatro dos quarenta murais ali realizados conjuntamente com mais vinte e dois artistas.
Como forma de complementar e enriquecer os seus conhecimentos nas artes plásticas Maria Clara frequentou desde dezembro de 2011 a junho de 2012 o Workshop de Desenho e Pintura no NAR com o pintor Massimo Esposito. Tendo recomeçado em setembro novo workshop.
Maria Clara teve atelier próprio, durante alguns anos nas Galerias S. Rafael em Torres Novas, onde trabalhava regularmente e expunha as suas obras.