NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



terça-feira, 6 de julho de 2010

UM FIM-DE-SEMANA REPLETO DE ACTIVIDADES

A actividade do NAR no passado fim-de-semana iniciou-se na Sexta-Feira com a desmontagem da Exposição do Átrio do Hospital de Torres Novas que esteve patente ao público desde o dia 4 de Junho, onde estiveram representados através dos seus trabalhos 15 artistas plásticos e 14 Artesãos do Núcleo.

X Exposição de Arte da TAACTO
Parte destes trabalhos foram transportados para a Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana onde se procedeu à montagem da X Exposição de Arte desta Associação, uma Exposição Colectiva de Artistas Plásticos do NAR e TAACTO intitulada “Festas da Cidade”, a qual abriu ao público no mesmo dia, à noite, durante o já habitual jantar inaugural.
Participam neste evento, até ao dia 27 de Julho, vários artistas tertulianos e os artistas do NAR: Pereira Jorge, Zé Manel Gonçalves, Masofi, Gomes Pereira, Rosa Pamole, F. Gorjão, Tess, Clara Silva, Zita, Mara Figueiredo, Ana Triguinho, Paulo Ficher, Zé Gonho e Violante.

Exposição na Discoteca EMOTION em Torres Novas
Às 17 horas foi montada na Discoteca EMOTION também uma outra exposição colectiva de Artes Plásticas, onde participam artistas da TAACTO, do MAC – Movimento Artístico de Coimbra, da AAAGP – Associação Amizade e Arte Galego Portuguesa e os artistas do NAR: Zita, Rosa Pamole, F. Gorjão, Zé Manel Gonçalves, Clara Silva, Gomes Pereira, Masofi e Pereira Jorge, a qual foi inaugurada por volta das onze da noite, com a abertura da Discoteca, da diversão nocturna e do convívio neste agradável espaço situado bem no coração da Cidade de Torres Novas.

Artesanato nas Festas da Cidade
Simultaneamente à montagem das duas anteriores Exposições, os artesãos montavam a Exposição de artesanato no Pavilhão atribuído ao NAR pela C.M.T.N. nas Festas do Almonda com abertura às 18h, que decorrerão até domingo, dia 11 de Julho.
Encontram-se neste pavilhão trabalhos de 19 artesãos Riachenses.


Bainhas Abertas
Às 21horas, na oficina d’Arte do NAR decorreu mais um Curso de Bainhas Abertas sob orientação de Mena Amaro, onde participam 6 artesãs membros do Núcleo.

Pintura ao vivo na Praça 5 de Outubro e Jardim das Rosas
No sábado, sob organização da TAACTO, com o apoio da C.M. de T. Novas, decorreu na parte da manhã, uma actividade de Pintura ao Vivo na Praça 5 de Outubro, tendo a mesma iniciativa sido transferida para o Jardim das Rosas no período da tarde, onde participaram alguns artistas plásticos de Torres Novas, Coimbra e F. Gorjão do Núcleo de Arte de Riachos.



I Exposição de Fotografia do NAR
Também no sábado foi montada a “ I Exposição de Fotografia do NAR”, com inauguração às 15h30 na Galeria das Artes do Museu Agrícola.
Participam nesta Exposição 18 fotógrafos dos 27 inscritos nesta Área do Núcleo. São eles: Masofi, Pereira Jorge, Rosa Pamole, Fernando Saraiva, Carlos Mateus de Lima, Rui Gonçalves, Paulo Lopes, Cátia Sousa, Nuno Lopes, Mafalda, Kika, Trincão Marques, Vítor Gomes, Patrícia Sá, Zé Manel Martins, Carolina Martins, Telma Martinho e Helena Maurício.




V Encontro de Poetas do NAR
Ainda no sábado, às 21h teve lugar na Oficina d’Arte do NAR o Encontro mensal de Poesia, onde para além dos poetas do Núcleo participaram os habituais poetas convidados do Elos Clube de Alcanena.
Além da análise à Obra e ao Poeta escolhido para este Encontro, Bocage, todos os presentes leram poemas de sua autoria.


Artesanato no Mercado
No Domingo entre as 10h e as 18h decorreu no mercado de Riachos a 1ª Edição da “Mostra de Artesanato no Mercado” onde 15 artesãos expuseram os seus trabalhos e as suas últimas criações artesanais.
Participaram nesta Mostra os artesãos: Titau, Helena Maurício, R2, Irene Rodrigues, Maria Sousa, Conceição Lopes, Sandra Granata, Zé Gonho, Ana Gomes, Lita, Zé Manel Gonçalves, Ana Carvalho, Joana Gomes, Chico da Clara e Sílvia Inocêncio.

Esta Mostra realizar-se-á novamente no dia 1 de Agosto, 1º Domingo do mês.

Oficina para crianças
Simultaneamente, no mesmo espaço decorreu uma Oficina para Crianças, evento dinamizado e orientado pelas coordenadoras desta Área do Núcleo: Ana Paula Jorge e Ana Gomes.
Nesse espaço cerca de 15 crianças tiveram oportunidade de pintar e desenhar e ter contacto com algumas técnicas iniciais aplicadas nestas áreas das artes.
A temática desta oficina foi “Pintura com os dedos”.


Esta actividade repetir-se-á no próximo dia 1 de Agosto, agora com outra temática.

Sem comentários: