NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



quinta-feira, 14 de abril de 2011

“Há que acreditar”

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no Sábado, dia 7 de Maio, pelas 16h00, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, uma Exposição individual de Arte Decorativa de Helena Maurício, intitulada “Há que acreditar!”. A mostra estará patente ao público neste espaço até ao dia 31 de Maio, podendo ser visitada no horário do Museu Agrícola: de Segunda a Sexta-Feira das 9h00 às 12H30 e das 14h00 às 17h00. Aos Domingos das 15h00 às 17h00.

BIOGRAFIA


HELENA MAURÍCIO nasceu na aldeia da GAVATA. Aos dez anos de idade mudou-se com seus pais e quatro irmãos para a aldeia ao lado, a CAVEIRA, onde vive ainda hoje. Frequentou a escola apenas até à 4ª classe, por opção própria, da qual veio a arrepender-se mais tarde. Pois gostaria de ter ido um pouco mais à frente. Aos doze anos foi aprender costura em Torres Novas, e ainda muito nova casou com Joaquim Maurício, casamento do qual nasceram os seus 3 filhos, Paula, Catarina e Rui, sendo agora avó de quatro netos. Além do jeito e das mãos hábeis para a costura, tricô, rendas e confecções, veio a descobrir, já depois dos quarenta anos de idade, que tinha alguma habilidade para as artes decorativas. Foi aí que decidiu fazer um pequeno curso nesta área. Surgindo então o gosto por esta forma de arte, tendo vindo desde então a aprender novas técnicas de pintar e a desenvolver as suas potencialidades criativas em peças de marfinite, gesso, chacota, madeira, cerâmica, etc. Helena Maurício tem participado em inúmeras feiras, mostras e exposições de artesanato e arte decorativa no concelho e na região. É membro do NAR desde o seu início onde tem participado assiduamente nos seus eventos e onde expõe agora individualmente a sua arte na exposição intitulada “Há que acreditar!”

Sem comentários: