NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Jornal "O Riachense" Edição de 8 de Fevereiro de 2012

“OS PÁSSAROS” DE DADINHA NO MUSEU DE RIACHOS

O Núcleo de Arte de Riachos divulgou o trabalho de mais um novo artista plástico. Trata-se de Dadinha. Natural do Entroncamento a residir em Riachos há cerca de trinta anos, Dadinha há muito que vinha dedicando algum do seu tempo livre à prática da pintura. Mas só agora, depois de se encontrar na situação de reforma resolveu aprofundar mais os seus conhecimentos e aperfeiçoar as técnicas nesta área, frequentando as aulas de Massimo Esposito no workshop a decorrer no NAR desde o passado mês de Dezembro.Tal como tem acontecido com muitas das outras pessoas que gostam e desenvolvem, como autodidactas, a arte de desenhar e pintar, também Dadinha sentiu a dificuldade e a falta de apoio e incentivo para mostrar publicamente a sua arte e o seu talento, tendo surgido agora a oportunidade por via do Núcleo de Arte de Riachos, no qual está integrada no grupo das Artes Plásticas.Foi na Galeria do Museu de Riachos, à semelhança de muitos outros artistas Riachenses, que Dadinha expôs individualmente, pela primeira vez, apresentando-nos uma colecção de 10 quadros intitulada “Os Pássaros”, a qual o NAR inaugurou no passado Sábado, dia 4, na presença da artista e dos amigos.A mostra desta nova criadora riachense mantém-se patente ao público até ao dia 29 de Fevereiro, podendo ser visitada por todos os apreciadores da arte de pintar, durante o horário de abertura do Museu.

Antunes em grande no Restaurante Nersant

Também, tal como estava previsto, na tarde de Sábado dia 4 de Fevereiro, foi inaugurada no restaurante Nersant, em Torres Novas, uma exposição do artista plástico Carlos Antunes, um pintor autodidacta cuja formação artística lhe advém do seu espírito aberto e sensibilidade pronta a captar todas as nuances das cores e das formas, dos odores e dos sons, que caracterizam o meio ambiente e potenciam o seu gosto pelas artes plásticas.Carlos Antunes, natural de Torres Novas, onde estudou e concluiu o curso Complementar dos Liceus, período no qual nasceu o gosto pela arte, mas que por várias razões, só há poucos anos, depois de aposentado da força aérea voltou a pintar, tem então participado em várias exposições colectivas em Torres Novas, Golegã, V. N. da Barquinha, Coimbra e em outros locais, tendo também realizado algumas mostras individuais e participado em sessões de pintura ao vivo.O artista torrejano frequenta há já algum tempo o atelier de desenho e pintura do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, sob orientação do pintor Carlos Vicente, onde estuda e trabalha para atingir a essência da arte. Também para complementar a aprendizagem, porque não é indivíduo de estar estático, frequenta na Oficina d’Arte do NAR, do qual é membro, o workshop de desenho e pintura, com o pintor Massimo Esposito.Expõe neste espaço situado no pavilhão da Nersant, 12 das suas obras. Algumas delas, trabalhos recentes.

António Júlio Pereira Jorge


Sem comentários: