A exposição de Zé Manel engloba três vertentes das artes plásticas: escultura, desenho e pintura.
José Manuel Gonçalves é natural de Riachos onde nasceu há 54 anos.
Desde os tempos da escola primária que evidenciava uma grande habilidade para os trabalhos manuais. Era ele próprio que construía os seus próprios brinquedos, feitos dos mais diversos materiais e, também o desenho o cativava.
Foi com o surgimento do NAR que foi incentivado a dedicar parte do seu tempo livre ao artesanato, tendo participado em todas as mostras e exposições realizadas até ao momento, pelo NAR.
Pouco depois experimentou a escultura, onde os resultados foram surpreendentes, demonstrando um grande talento e consistência das ideias que representa na conceção dos seus motivos escultóricos.
Experimentou depois o desenho artístico, área que sem qualquer sombra de dúvida ultrapassou as suas próprias expetativas, deixando de olhos agarrados aqueles que os olham e admiram.
E para não ficar por aqui dedica agora parte do tempo livre que lhe resta à pintura, frequentando as aulas de Massimo Esposito desde dezembro passado. Onde entre outros quadros pintou o retrato “O Grande Veríssimo” trabalho através do qual revela a grandeza da alma e algumas sensações e qualidades próprias de si.
Zé Manel tem participado em várias coletivas sendo esta a sua primeira exposição individual, que se manterá no museu de Riachos até 30 de junho, valendo a pena ser visitada por todos os que gostam de artes plásticas.
O Triguinho, o filho do Manel Carteiro ou o genro da Emília Miola como também é conhecido, revela aqui uma grande parte da sua personalidade e sensibilidade expondo sentimentos e admiração pelos outros, predicados característicos de si e sinónimos de si próprio tal como a tolerância e a perseverança reveladas na tranquilidade de uma personagem humilde que teima em não assumir o seu valor artístico reconhecido por todos.
A exposição “Riscos e Pinceladas” pode e deve ser visitada na Galeria das Artes do Museu Agrícola até ao final do mês de junho.
Pereira Jorge
Sem comentários:
Enviar um comentário