NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Lançamento do romance juvenil de Paula Araújo “Salvador e a Talha da Felicidade”

“Salvador e a Talha da Felicidade”
De Paula Araújo

Para o lançamento da sua terceira obra literária, a escritora riachense e Membro do NAR, Paula Araújo, escolheu a “Garagem das Artes” - o barracão do NAR, um espaço quase nobre de Riachos.
O que muito nos honra!

Com o apoio do NAR o evento terá lugar no dia 17 de fevereiro, segunda-feira, às 20h30, para o qual convidamos todos os Membros, amigos e interessados a estarem presentes no lançamento desta obra e a tomarem um Porto na presença da escritora riachense.

Sinopse de Salvador e a Talha da Felicidade

Salvador e a Talha da Felicidade é um romance juvenil carregado de simbolismo, magia e mistério, em que o rio Douro testemunha o crescimento da personagem principal. Salvador, um jovem trabalhador e responsável de catorze anos, é o amparo da sua mãe viúva, Maria Flor. Assumiu o lugar do pai, que perdeu em tenra idade, e de uma forma inesperada e experimenta a dureza de uma vida difícil, em que se dá valor ao trabalho na terra. A sua experiência árdua e sábia torna-o ávido pela descoberta do seu mundo.

O motivo do sonho inicial na Gruta da Vida, irá levá-lo a partilhar grandes aventuras com os amigos em busca do segredo da talha da felicidade. Em plena paisagem duriense, no imponente Monte dos Amados, ergue-se o Castelo de Morceja que está envolto em magia. A lenda das talhas nele supostamente guardadas, e alimentada pelo povo durante séculos, é uma incógnita para todos, mas Salvador está certo que as respostas misteriosas da lenda estão lá e igualmente na cidade de Vidouro e na sua catedral.

Este romance envolve os jovens e os menos jovens na importância de normas e de valores, do saber popular e das crenças religiosas. Nos seus episódios de aventura e de mistério, a natureza assume a forma e os sentimentos de uma verdadeira personagem.

Adulto à força desde muito cedo, lutando por se formar a si próprio, este jovem aventureiro parece ter nascido predestinado a ser o herói de uma história de um romance em aberto num país em crise.

 


Sem comentários: