Exposição de Maria Clara na Casa Vaz - Academia Sénior
Santa Casa da Misericórdia da Golegã
O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 2 de maio de 2015, às 15h30, uma exposição de pintura de Maria Clara Silva na Casa Vaz – Academia Sénior da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, situada na Rua José Relvas.
A primeira exposição de um artista do NAR naquele espaço será composta por 12 trabalhos e ficará patente até ao final do mês de maio.
Maria Clara Nunes Lopes da Silva - nasceu em 1961, na aldeia de Casais Castelos, freguesia de Riachos, concelho de Torres Novas.
Inicia-se nas artes em 1984 frequentando aulas de “Artes Decorativas”, onde aprendeu a trabalhar o estanho, pintura em gesso, em pano e outros materiais. Em 1987, aquando do nascimento do seu segundo filho, faz uma interrupção nesta atividade, para a retomar, apenas em 2007, trabalhando o estanho, pintando madeiras e utilizando técnicas como a decoupage e outras.
Ainda em 2007, inicia aulas de “Sensibilização” à pintura a óleo s/ tela no espaço “Tatiarte”, em Torres Novas, onde adquiriu elevada experiência nesta técnica, sob a orientação da professora Sílvia Filipe, tendo desde então realizado dezenas de Obras, sendo através desta nova paixão que exterioriza os seus sentimentos e pensamentos.
Os temas das suas pinturas são variados, tais como: figura humana, natureza, abstratos e outros. As cores são quentes e vibrantes.
Em março de 2010 participa pela primeira vez numa exposição de artes plásticas – “Riachos, Arte e Cultura”, a exposição inaugural do Núcleo de Arte de Riachos, realizada na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos.
Individualmente expõe pela primeira vez, em abril / maio de 2010, no Átrio Principal do Hospital Rainha Santa Isabel a convite da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Novas, voltando a ser convidada novamente em agosto do mesmo ano, tendo a partir daí realizado mais de dezena e meia de exposições individuais – setembro/outubro no Mercado da Cerveja em Torres Novas, janeiro de 2011 “Pinturas Soltas” na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, novembro no Átrio da Fisioterapia do Hospital do Entroncamento e em fevereiro de 2012 volta a expor no Hospital de Torres Novas. Durante os meses de março e abril seguintes, esteve no café Ideal em Riachos, em julho na pastelaria Coffee Break em Torres Novas, em agosto e parte do mês de setembro expôs no restaurante Trincanela em S. Lourenço – Abrantes e no mês de outubro, simultaneamente, na livraria Ao Pé das Letras em Tomar e no restaurante Nersant em Torres Novas. Em 2013 e 2014 voltou a expor individualmente em diferentes espaços.
Maria Clara participou, até ao momento em mais de quatro dezenas exposições coletivas, designadamente em Riachos, Torres Novas, Coimbra, Golegã, Entroncamento, Abrantes, Leiria, Caldas da Rainha e outras localidades.
A pintora Maria Clara participou ainda em sessões de pintura ao vivo (pintura ao ar livre): em 14 e 15 de maio de 2011 na pintura ao vivo “Pintar Riachos” realizada no “Jardim da Vila” em Riachos, um evento organizado pelo Núcleo de Arte de Riachos, Comissão de Cultura da Assembleia de Freguesia e Cooperativa Editora de Promoção Cultural “O Riachense” integrado nas comemorações do 27º. Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila. Em 2012 na sessão de pintura ao vivo, nas ruas engalanadas, integrada no programa do NAR para a Festa da Bênção do Gado e, outras até ao momento.
Durante os meses de junho e julho de 2012 participou na Pintura Mural realizada no Bº de Stº António, em Riachos, atividade também levada a efeito no âmbito da Festa da Bênção do Gado, onde pintou quatro dos quarenta murais ali realizados conjuntamente com mais vinte e dois artistas.
Como forma de complementar e enriquecer os seus conhecimentos nas artes plásticas Maria Clara frequentou desde dezembro de 2011 a junho de 2012 o Workshop de Desenho e Pintura no NAR com o pintor Massimo Esposito. Tendo recomeçado em setembro novo workshop.
Maria Clara teve atelier próprio, durante alguns anos nas Galerias S. Rafael em Torres Novas, onde trabalhava regularmente e expunha as suas obras.