sábado, 30 de abril de 2011
Participantes do NAR:
Amélia Pinheiro, Ana Triguinho, Beta S., Clara Silva, Fátima Cordeiro, Jorge Pinheiro, Masofi, Mónica Pamole, Mendes Pedro, Pereira Jorge, Rosa Pamole, Zé Manel Gonçalves e Zita.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
“CANTINHO DAS ARTES DO NAR - OFICINAS PARA CRIANÇAS”
Em simultâneo com a Pintura ao Vivo, dos artistas adultos, decorrerá uma “Oficina de Desenho e Pintura para Crianças” que abordará e possibilitará aos mais pequenos o contacto com as mais variadas técnicas utilizadas nestas áreas da Expressão Plástica.
Leve os seus filhos ou netos a participar neste acontecimento, a partir das 8h30 da manhã até às 18horas. Eles vão gostar!
sábado, 16 de abril de 2011
FIM-DE-SEMANA DE PINTURA AO VIVO EM RIACHOS 14 e 15 de MAIO
O evento, integrado nos Festejos das Comemorações do 27º Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila, promovidos pela Junta de Freguesia, terá lugar nos dias 14 e 15 de Maio, no “Jardim da Vila” – Casal do Tocha (junto ao Centro de Saúde).
O tema será “Pintar Riachos”!
As inscrições são gratuitas e o seu número limitado a 25 participantes.
Os artistas plásticos interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 20 de Abril de 2011, através dos contactos:
E-mail: nucleoarteriachos@gmail.com
Telem: 919034138
As refeições (almoço e jantar no sábado e almoço no domingo) serão oferecidas pela organização.
Aos artistas participantes residentes a mais de 30Kilometros de distância será oferecido alojamento (na noite de sábado para domingo) em casas particulares.
Programa
Os artistas plásticos inscritos devem comparecer na sede do NAR, na rua Dr. José Marques, nº16, em Riachos, no sábado, dia 14, às 9h da manhã.
Às 9h30, em autocarro, será efectuada uma Visita Guiada à Vila, às Quintas e ao Campo. Os artistas, que quiserem, devem vir munidos de câmara fotográfica para poderem registar algumas imagens. Também alguns membros da Área da Fotografia do NAR irão acompanhar a visita de forma a registarem também algumas imagens que poderão facilitar o trabalho dos artistas.
Às 13h00 será servido o almoço (convívio) aos artistas.
Às 15h00, na “Garagem das Artes” do NAR, serão, sobre Riachos, projectadas imagens (de festas e acontecimentos), contadas histórias e lendas, lidos poemas, e exibido algum artesanato local, seguindo-se uma visita ao Museu Agrícola.
Depois de servido o jantar (convívio), os artistas juntam-se na “Oficina d’Arte” do NAR para iniciarem a preparação das suas telas facilitando, assim, o trabalho para o dia seguinte, tendo toda a liberdade e espaço para criarem a sua Obra acerca daquilo que viram ou ouviram sobre Riachos.
No final do dia os artistas serão acompanhados pela organização às casas onde serão hospedados.
No Domingo será então o Grande Dia, no “Jardim da Vila”, por volta das 8h30 da manhã, os artistas juntam-se e iniciam a Pintura ao Vivo, interrompendo para o almoço e retomando logo após. Pretendendo-se que este dia seja também, um dia de convívio entre artistas, onde se fomentará, certamente, a amizade e a partilha de conhecimentos, animado com outras actividades e surpresas, ao longo do dia!
Os artistas participantes devem trazer consigo o material necessário ao seu trabalho: cavalete, tela (min. 40x40), tintas, pincéis, etc.
No final do Dia (18h) cada um dos artistas oferece a sua Obra à Cooperativa Editora de Promoção Cultural – O Riachense, que ficará patente ao público numa Exposição-Leilão de Arte, na “Garagem das Artes” do NAR até final do mês de Junho, revertendo o produto da sua venda a favor do jornal “O Riachense”.
A Exposição será inaugurada pelas 19horas, com Porto de Honra, na presença dos Artistas.
Inscreve-te!
Participa neste grande evento!
Na internet encontram-se muitas imagens acerca de RIACHOS que poderão inspirar os Pintores.
Apoio da Junta de Freguesia de Riachos.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
XIV Encontro de Poesia do NAR, Sábado, dia 7 de Maio
quinta-feira, 14 de abril de 2011
“Há que acreditar”
HELENA MAURÍCIO nasceu na aldeia da GAVATA. Aos dez anos de idade mudou-se com seus pais e quatro irmãos para a aldeia ao lado, a CAVEIRA, onde vive ainda hoje. Frequentou a escola apenas até à 4ª classe, por opção própria, da qual veio a arrepender-se mais tarde. Pois gostaria de ter ido um pouco mais à frente. Aos doze anos foi aprender costura em Torres Novas, e ainda muito nova casou com Joaquim Maurício, casamento do qual nasceram os seus 3 filhos, Paula, Catarina e Rui, sendo agora avó de quatro netos. Além do jeito e das mãos hábeis para a costura, tricô, rendas e confecções, veio a descobrir, já depois dos quarenta anos de idade, que tinha alguma habilidade para as artes decorativas. Foi aí que decidiu fazer um pequeno curso nesta área. Surgindo então o gosto por esta forma de arte, tendo vindo desde então a aprender novas técnicas de pintar e a desenvolver as suas potencialidades criativas em peças de marfinite, gesso, chacota, madeira, cerâmica, etc. Helena Maurício tem participado em inúmeras feiras, mostras e exposições de artesanato e arte decorativa no concelho e na região. É membro do NAR desde o seu início onde tem participado assiduamente nos seus eventos e onde expõe agora individualmente a sua arte na exposição intitulada “Há que acreditar!”
quarta-feira, 13 de abril de 2011
“Iª Mostra de Artesanato e Arte Decorativa no Pátio Dr. José Marques”.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Artistas Plásticos do NAR vão estar no Centro Histórico
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Caderno de Fernando da Luz Jorge - Poema eleito
Eu procuro minha mãe
Nestas estrelas tão belas
Se por acaso a encontrares
Diz-lhe que ando à procura dela
Ela é uma estrela cintilante
Mas também emite calor
Enquanto estive ao pé dela
Nunca me faltou o amor
Ela é das estrelas mais belas
Que se encontra no céu
Porque quando ela morreu
Disseram-me que foi para junto de Deus
Lá no alto ela brilha
Cintilando de alegria
Para que eu cá na Terra
Sinta a sua companhia
Obrigado minha mãe
Pois ensinaste-me a andar na estrada
Os anos vão passando
Mas por mim continuas a ser amada
Amor de mãe nunca se esquece
Por nada deste mundo
Entranha-se de tal maneira
Que fica amor profundo
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Mãos à obra
terça-feira, 5 de abril de 2011
XIII Encontro de Poesia do NAR - Poemas de Fernando Jorge
segunda-feira, 4 de abril de 2011
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE JAIME FIGUEIREDO
domingo, 3 de abril de 2011
Exposição de Artesanato da "Páscoa" - Inauguração
O NAR inaugurou no Sábado, dia 2 de Abril, na “Garagem das Artes” uma mostra de artesanato e arte decorativa onde 20 artesãos do Núcleo expõem os seus mais recentes trabalhos.
Zé Manel Gonçalves, Chico da Clara, Atelier izzy, Conceição Lopes, Maria Sousa, Zita, R2, Irene Rodrigues, Fernando Saraiva, Natália Triães, Sílvia Inocêncio, Helena Maurício, Sandra Granata, Clara Silva, Titau, Ana Gomes, Síssi, Lita, Feliciano e José Luís Pestana são os artesãos presentes nesta mostra.
Aqui poderá encontrar trabalhos em madeira, metal, trapo, trapilho e serapilheira, bijutaria, têxtil, Bordados (bainhas abertas, ponto cruz e outros), miniaturas diversas, pintura em vidro, tecido, madeira, gesso, marfinite, chacota, cerâmica, porcelana, pedra, terracota, estanhos, etc.
A Exposição está aberta ao público nos fins-de-semana 2 e 3 / 9 e 10 / 16 e 17 / 23,24 e 25 de Abril, entre as 14h00 e as 19h00.
(Fotos de Ana Paula e Pereira Jorge)