NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



domingo, 8 de maio de 2011

Exposição "Há que acreditar" de Helena Maurício

EXPOSIÇÃO “Há que acreditar”

O Núcleo de Arte de Riachos inaugurou ontem, dia 7 de Maio, na Galeria das Artes do Museu Agrícola, uma Exposição de Arte Decorativa intitulada “Há que acreditar”, onde podem ser vistos e adquiridos cerca de 50 trabalhos da autoria da artista decorativa, autodidacta e membro do NAR, Helena Maurício.
Trabalhos em Madeira, vidro, gesso, marfinite, terracota, entre outros materiais.

A Exposição está patente ao público até ao dia 31 de Maio, podendo ser visitada no horário do Museu: de Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00. Aos Domingos das 14h00 às 17h00.
No Sábado 14 e no Domingo 15 de Maio a exposição estará aberta das 10h00 às 19h00.

A inauguração desta Exposição contou com o contributo da Poetisa do NAR, Teresa Gonçalves que dedicou um poema de sua autoria a Helena Maurício, poema esse, feito intencionalmente para a ocasião e, também intitulado “Há que acreditar”. E, contou ainda com a participação do Grupo “Músicas da Terra”, um grupo em formação no NAR, o qual, na voz de Fernando Saraiva, a solo, interpretou três temas com letras de poemas de Lúcia Perdigão e de Teresa Gonçalves, poemas musicados também por ele próprio, brindando assim os presentes e Helena Maurício. Para terminar, e já com a voz, também, de Conceição Lopes, o Grupo interpretou dois temas de música tradicional portuguesa.

BIOGRAFIA de Helena Maurício

Helena Maurício nasceu na aldeia de Gavata.
Aos dez anos de idade mudou-se com seus pais e quatro irmãos para a aldeia ao lado, a Caveira, onde vive ainda hoje.
Frequentou a escola apenas até à 4ª classe, por opção própria, da qual veio a arrepender-se mais tarde; pois gostaria de ter ido um pouco mais à frente.
Aos doze anos foi aprender costura em Torres Novas, e ainda muito nova casou com Joaquim Maurício, casamento do qual nasceram os seus 3 filhos, Paula, Catarina e Rui, sendo agora avó de quatro netos.
Além do jeito e das mãos hábeis para a costura, tricô, rendas e confecções, veio a descobrir, já depois dos quarenta anos de idade, que tinha alguma habilidade para as artes decorativas. Foi aí que decidiu fazer um pequeno curso nesta área. Surgindo então o gosto por esta forma de arte, tendo vindo desde então a aprender novas técnicas de pintar e a desenvolver as suas potencialidades criativas em peças de marfinite, gesso, chacota, madeira, cerâmica, etc.
Helena Maurício tem participado em inúmeras feiras, mostras e exposições de artesanato e arte decorativa no concelho e na região.
É membro do NAR desde o seu início onde tem participado assiduamente nos seus eventos e onde expõe agora individualmente a sua arte na exposição intitulada “Há que acreditar!”
































Sem comentários: