NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sábado, 17 de março de 2012

Jornal "O Riachense" - Edição de 7 de Março

NAR com fim-de-semana
carregado de actividades

“PERCURSOS” de Ana Triguinho
Intitulada“Percursos” foi no passado Sábado, dia 3 de Março, inaugurada na Galeria das Artes do Museu Agrícola, a exposição de artes plásticas e poesia de Ana Triguinho, artista e poeta riachense, que há cerca de vinte anos se iniciou como autodidacta na pintura e na pirogravura e, um pouco antes na poesia, tendo desde então, em ocasiões especiais, mostrado em eventos colectivos, algum do seu trabalho. Surgindo agora o momento oportuno para expor individualmente um conjunto de 29 trabalhos que poderão ser visitados, até ao dia 30 de Março, num espaço nobre de Riachos.
Na arte de Ana Triguinho denota-se uma grande carga de emotividade e enorme sensibilidade como trata as coisas da vida, os conceitos tradicionais e de família, como procura os caminhos que levam à realização de objectivos consistentes, escutando sinfonias, por vezes desafinadas que apesar de tudo procuram transmitir a Paz. O gosto pelo azul do céu e do mar que conduzem a um poema ou a uma vida de outros tempos, muito mais sãos, a uma existência cheia de recordações do campestre, da visita à feira ou de uma ida à praia. Da beleza do ridículo e ostentação, aos limites da dignidade humana, os valores cristãos manifestam-se sentimentalmente numa forma de agradecimento ou ajuda a uma velhinha ou de protecção a um menino, rejuvenescendo dentro de si uma criança sem qualquer comparação com o aparente e, lhe provocam uma enorme vontade de alcançar o desconhecido. Ficando-se pelas distantes recordações de Riachos, da infância e do maravilhoso.


“CLARA SILVA NO CAFÉ IDEAL”

Numa demonstração de cor, beleza e voluptuosidade com uma mistura rara de outros sentimentos, Clara Silva expõe desde o dia 3 de Março, no café Ideal, alguns dos seus trabalhos que engrossam a sua já volumosa e magnífica obra plástica.
Num espaço suficientemente adequado para este género de demonstrações de arte, no centro de Riachos, por onde há uns meses para cá já passaram alguns artistas plásticos, Clara Silva, a conhecida pintora do NAR natural de Casais Castelos com atelier em Torres Novas, mostra-nos alguns dos seus últimos trabalhos, entre eles “Bisavó Centenária, uma manifestação de excelência e homenagem ao carinho de uma jovem por uma velhinha sua bisavó. Uma obra sensacional que reverencia carinhosamente os 100 anos da adorada velhinha.
A avó Deolinda, a mulher mais velha de Riachos, a Telma e Clara Silva gozam, assim, reciprocamente do privilégio, da honra e do prazer de verem retratadas na tela, através de leves, suaves e rigorosas pinceladas, aquilo que a vida e os anos, a sensibilidade e os sentimentos, a experiência e o saber se encarregam de nos proporcionar e de nos oferecer.
Para além deste, mais 11 magníficos trabalhos da autora podem ser contemplados até ao dia 5 de Maio.

POESIA
Também neste Sábado foi dia de poesia. Na “Garagem das Artes”, desta vez num serão bastante menos frio, mais agradável e portanto mais participado que o anterior encontro, foram lidos pelos presentes 19 poemas de Miguel Torga, um dos mais importantes autores do século XX e o primeiro vencedor do Prémio Camões, onde se verificou manifestamente um elevado interesse e conhecimento sobre a Obra do poeta em análise neste encontro.
No final, como é costume nestas reuniões, alguns dos participantes leram e deram a conhecer mais alguns dos seus últimos e, portanto, novos trabalhos de poesia e prosa poética o que torna sempre muito mais ricas estas sessões manifestamente culturais.
Para o próximo encontro será a vez de Natália Correia, iniciando-se no mês seguinte um ciclo em que cada um dos participantes escolherá e prepara antecipadamente os poemas que pretender ler ou declamar do autor ou autores que quiser e com os quais mais se identifica.
No dia anterior, sexta-feira, 2 de Março, também alguns poetas e declamadores do NAR participaram no Sarau de Poesia organizado pelos professores do Departamento de Língua Portuguesa da Escola Dr. António Chora Barroso, integrado na Semana da Leitura e realizado no Solar de Santa Maria, onde alunos pais e professores foram protagonistas de mais um sensacional e inigualável espectáculo de representação poética realizado em Riachos onde não faltou a imaginação e jeito para a divulgação da arte de brincar com as palavras e dos mais diversos significados que lhes podem ser atribuídos.
Ana Triguinho, Teresa Gonçalves e Fernando Saraiva foram os declamadores escolhidos e leram poemas de Francisco da Clara, Fernando Gorjão, Alfredo Pereira e Fernando Jorge poetas do NAR.
Um espectáculo, sem dúvida, cheio de beleza que contou também com a participação do grande declamador Chamusquense Raul Caldeira.

Colectiva no “RELÓGIO”
Desde o dia 4 de Março que está acessível no café Relógio mais uma exposição de desenho e pintura com trabalhos de Olga Maniés, Manela, Dadinha, Manel Gonçalves, Carlos Antunes, Teresa Garcia, Amélia Pinheiro, Rosa Pamole, Beta S. e Jorge Pinheiro.
A mostra composta por 10 quadros a óleo, acrílico e carvão pode ser visitada até ao dia 5 de Maio.

António Júlio Pereira Jorge


Sem comentários: