NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



terça-feira, 6 de abril de 2010

REUNIÃO MENSAL DE POESIA DO NAR

No passado Sábado, dia 3 de Abril, pelas 21 horas, teve lugar no Auditório do Museu Agrícola de Riachos, o encontro mensal do Grupo de Poesia do NAR – Núcleo de Arte de Riachos, cujo objectivo foi homenagear o Sr. Manuel Carvalho Simões, membro deste Núcleo e “homem dos 7 ofícios”, pessoa bem conceituada na terra e que muito tem contribuído com os seus artigos quinzenais n’O RIACHENSE, para que o património cultural se não perca.
Através da sua privilegiada memória, somos levados a viajar por histórias, peripécias, lendas, contos e tantos outros factos passados, que são afinal as raízes de todos nós.

Além dos elementos do Grupo de Poesia do NAR, fizeram-se representar o Grupo ELOS CLUBE DE ALCANENA e ainda a TAACTO – Tertúlia Associativa de Arte e Cultura Torrejana, na pessoa do seu Presidente, o Sr. Joaquim Sousa Varela.
Após a leitura de poemas vários do livro do autor “ Riachos em Verso e Outros Versos”, foram feitas análises sucintas de eventuais influências poéticas e exaltado o valor da obra em questão, bem como outras, de sua autoria, anteriormente editadas.


Apesar do tempo já ir longo, houve ainda oportunidade para cada um dos cerca de 20 poetas presentes ler um poema de sua autoria.

Como já é habitual, as leituras dos poemas foram gravadas para retransmissão radiofónica na Rádio Bonfim e RCA Ribatejo.
O Prof. Martinho Branco, que filmou a sessão para memória futura, salientou na sua intervenção, que o Núcleo de Arte aparece com mais de 30 anos de atraso, visto que deveria ter acontecido logo após a exposição do Gomes Pereira e do Masofi, a 1ª Exposição de Arte em Riachos, ocorrida em 1976 na Casa do Povo.


Depois de um cálice de Vinho do Porto e Bolo de Cabeça encerrou-se o Encontro.

No próximo encontro, que se realizará, no dia 1 de Maio, o poeta a analisar será Martinho Branco.

Sem comentários: