NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Exposição individual de Pintura de Amélia Pinheiro - "Experiências"





O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no Sábado, dia 5 de Fevereiro, pelas 15h30, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, uma Exposição individual de Pintura de Amélia Pinheiro, intitulada “Experiências”.
A mostra da artista torrejana estará patente ao público de 5 a 28 de Fevereiro, podendo ser visitada no horário do Museu Agrícola: de Segunda a Sexta-Feira das 9h00 às 12H30 e das 14h00 às 17h00. Aos Domingos das 15h00 às 17h00.

Porto d’honra com a artista e outras surpresas.


Biografia da artista

Natural de Torres Novas, nascida em 1946, Amélia Pinheiro possui o Curso de Formação Feminina tirado na Escola Industrial e Comercial desta cidade. Foi durante trinta e seis anos funcionária do Cartório Notarial de Torres Novas e, neste momento, encontra-se aposentada. É elemento do Choral Phidellius de Torres Novas desde 1960. Frequentou o Curso de Desenho e Pintura de Álvaro Torrão na década de sessenta.
Recomeçou o seu sonho de desenho e pintura em 1999 no atelier do pintor torrejano Luís de Sá, sob o patrocínio da Câmara Municipal de Torres Novas e, em 2003, acompanhou o mesmo pintor no atelier da Equospolis, na Golegã.
Em 2006 passou para o atelier de pintura do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha sob a orientação do pintor Carlos Vicente, onde ainda continua.
É membro do Núcleo de Arte de Riachos desde 2010.
Amante de desenhar e pintar a natureza conforme ela se apresenta aos seus olhos, tem neste momento mais de uma centena de trabalhos realizados, quase todos pintados a óleo, de paisagem, natureza morta e figura humana, tendo ultimamente começado a pintar a acrílico.
Pinta com amor e cada quadro é para si como um filho de quem tem muita dificuldade em separar-se.
Já realizou algumas exposições individuais e participou em inúmeras colectivas, nomeadamente em: Torres Novas, Tomar, Constância, Vila Nova da Barquinha, Cambra – Vouzela, Santiago de Compostela, Atouguia da Baleia, Riachos, Vouzela, Viseu e Golegã.

Sem comentários: