NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Exposição "Gentes, Costumes, Artes e Letras"

Exposição "Gentes, Costumes, Artes e Letras" de F. Gorjão na Livraria "Ao pé das Letras" situada na Praça da República em Tomar. Exposição patente de 31 de outubro a 29 de dezembro.

Visite!


Foto de Pereira Jorge

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Atelier de Figura Humana

Atelier de Figura Humana com modelo ao vivo Realizado na “Oficina d’Arte” do NAR no sábado, dia 27 de outubro. Foi uma fantástica e enriquecedora experiência para todos os participantes!
Extraordinária delicadeza visível no desenho de cada artista!...

Agora há que terminá-los!...

Bom trabalho!


Fotos de Pereira Jorge






segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Exposição "Zé Manel na Pastelaria Coffee Break"

O Núcleo de Arte de Riachos inaugura no dia 15 de Novembro, na pastelaria Coffee Break, uma exposição de desenho e pintura de Zé Manel Gonçalves.
Nesta mostra o artista multifacetado do NAR apresenta-nos, até 15 de Dezembro, um conjunto de 14 obras trabalhadas a carvão, sépia, grafite, pastel seco, óleo e acrílico.

Visite, a partir desta data, na Avenida Sá Carneiro, em Torres Novas.


domingo, 28 de outubro de 2012

Continuação das obras na nova sala da Direção do NAR

As obras continuam a bom ritmo!...A inauguração é no dia 10 de novembro!...








 





sábado, 27 de outubro de 2012

"Assemblage" (Arte) 100 anos depois

Exposição de MASOFI

Vai estar patente a partir das 18h, do dia 3 de novembro, no café Ideal, uma exposição de artes plásticas de Masofi intitulada "Assemblage" (Arte) 100 anos depois.
A exposição do artista riachense neste café, situado no centro de Riachos poderá ser visitada até ao dia 5 de janeiro de 2013.



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"Vozes d'Art & NaR" em Alcanena e Torres Novas

O grupo de música tradicional portuguesa do NAR “Vozes d’Art & NaR” vai estar no próximo dia 1 de novembro (Dia de todos os Santos) em Alcanena e Torres Novas.
Em Alcanena, pelas 15h, irá fazer uma atuação na Residência de Idosos do Centro de Bem-Estar Social, num contexto inserido na animação de idosos no âmbito de um trabalho de estágio de mestrado em Psicologia.
Em Torres Novas, às 21h, o grupo “Vozes d’Art & NaR” atuará na pastelaria Portugal na comemoração de mais um aniversário deste espaço, situado na Rua Alexandre Herculano.



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

XXVIII Encontro de Poesia

O XXVIII Encontro de Poesia terá lugar na Garagem das Artes, no sábado, 3 de novembro, pelas 21horas.
Como sempre, a participação é livre e aberta a todos os que queiram participar, sendo ou não membro do NAR.

Traga um poema e um amigo e venha participar!

Contamos com a sua presença!


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

“Vozes d’Art & NaR” no café snack-bar “SANDY”

Pela quarta vez desde a sua criação o grupo de música tradicional portuguesa do NAR “Vozes d’Art & NaR” esteve na vizinha vila da Golegã e, desta vez para participar na festa do 1º aniversário do café snack-bar “Sandy”, que se situa na Rua José Relvas.
Foi no sábado, dia 20 de outubro, por volta das 18horas.
Para além da música tradicional portuguesa também alguns elementos deram voz ao fado, tal como estava previsto no programa da festa de aniversário. Foram eles Feliciano Dias, Maria Emília Rocha e José Luís Serra.
Também a poesia do NAR veio à festa e por Ana Triguinho, poetisa riachense, foram declamados alguns poemas, assim como por Maria Emília Rocha, Conceição Lopes e José Luís Serra.

Foto de Zé Manel Gonçalves


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Exposição “Amélia Pinheiro p'lo S. Martinho”

Exposição de Amélia Pinheiro na Santa Casa da Misericórdia da Golegã

Desde o dia 20 de outubro a pintora do NAR, Amélia Pinheiro expõe na Santa Casa da Misericórdia da Golegã.

15 Trabalhos pintados a óleo e a acrílico estão em exposição nesta instituição de solidariedade social até ao dia 17 de novembro.
Na Sala de Refeições, na presença de dezenas de utentes, um pouco antes da hora do seu lanche, o NAR, Amélia Pinheiro e Fernanda Oliveira diretora da Instituição inauguraram a exposição proferindo algumas palavras sobre o porquê desta mostra de pintura, sobre a artista e as suas obras ali expostas e também sobre o NAR.
Discursos aos quais os idosos utentes deste lar ouviram muito atentamente e aplaudiram.
Colocando até perguntas à pintora do NAR.

Que maravilha!...

Foto de Zé Manel Gonçalves


 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atelier de FIGURA HUMANA

O Núcleo de Arte de Riachos convida todos os artistas plásticos interessados a inscreverem-se no Atelier de Desenho de Figura Humana com modelo ao vivo, a realizar no sábado dia 27 de outubro, das 19h às 22h, na Oficina d’Arte do NAR.
Se queres realizar o teu quadro, se queres estudar anatomia ou simplesmente pôr-te à prova, esta é a oportunidade.

Preço: 12€

Inscreve-te até quarta-feira, dia 24.



domingo, 21 de outubro de 2012

Início das obras na nova sala da Direção do NAR

Mais um espaço foi cedido ao NAR pelo Dr. Trincão Marques.
Neste novo espaço será instalado o gabinete da direção do NAR e irá servir para a realização de workshopes vários e aqui será também instalada uma exposição permanente de artesanato.
A inauguração das instalações será realizada no dia 10 de Novembro, dia em que será realizado o Magusto do NAR com vista à obtenção de fundos para apoio às atividades.
 




quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Exposição “Maria Clara na Pastelaria Portugal”

A pastelaria Portugal, em Torres Novas recebe a partir do dia 15 de novembro uma exposição da pintora do NAR, Maria Clara.
12 Trabalhos a óleo irão decorar as paredes deste espaço, situado na Rua Alexandre Herculano até ao dia 1 de Dezembro.  

Visite a exposição de Maria Clara.



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“Assemblage (Arte) 100 anos depois” - Exposição

Exposição de MASOFI

Vai estar patente a partir das 18h, do dia 3 de novembro, no café Ideal, uma exposição de artes plásticas de Masofi intitulada “Assemblage (Arte) 100 anos depois”
A exposição do artista riachense neste café, situado no centro de Riachos poderá ser visitada até ao dia 5 de janeiro de 2013.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Exposição individual de Mendes Pedro no Museu

O NAR inaugura, pelas 15h30, do dia 3 de novembro, na Galeria das Artes do Museu Agrícola de Riachos, uma exposição individual de pintura composta por um conjunto de 16 quadros pintados a óleo do artista plástico riachense Mendes Pedro.
Joaquim d’Assunção Mendes Pedro nasceu em 1954 em Casével, concelho de Santarém. Cidade onde estudou e foi aluno do professor Américo Marinho que lhe marcou o estilo e o gosto pela arte.
Mendes Pedro há longos anos que vem pintando, sobretudo a natureza, tendo interrompido o seu trabalho, por falta de incentivo, durante cerca de 10 anos, voltando a dedicar-se à pintura com a chegada do NAR.
Antes desta paragem tinha participado em várias exposições coletivas onde se destacam “Pintores de Domingo” e “Salão de Outono” em Santarém.
Na Chamusca e em Riachos participou em eventos com a mesma essência por ocasião das festas da Ascensão e Bênção do Gado, respetivamente. Como membro do NAR tem participado, desde a sua criação, em várias mostras coletivas, sendo esta a sua segunda exposição individual, onde neste conjunto de obras, retrata, entre outros motivos, a “A Casa do Mestre Albano” em Casével, a “Vendedeira de Castanhas” e a “Praia do Agroal”.
A natureza morta que é uma componente do seu estilo de pintura também é visível nesta exposição, que pode ser visitada no Museu de Riachos até ao dia 30 de novembro.
O NAR convida todos os amigos e amantes das artes a estarem presentes na sua inauguração ou a visitá-la durante o horário de abertura do Museu.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Exposição de F. Gorjão na Livraria ao Pé das Letras

Exposição de pintura de F. Gorjão

Vai estar patente a partir do dia 31 de outubro, na livraria AO PÉ DAS LETRAS, situada na Praça da República em Tomar, uma exposição individual de pintura de F. Gorjão.
A exposição que sucede à de Maria Clara no mesmo espaço e que precede a exposição de Manela poderá ser visitada até ao final de dezembro.


domingo, 14 de outubro de 2012

“Vozes d’Art & NaR” no café snack-bar “SANDY”

Pela quarta vez desde a sua criação o grupo de música tradicional portuguesa do NAR “Vozes d’Art & NaR” vai estar na vizinha vila da Golegã.
Desta vez para atuar na festa do 1º aniversário do café snack-bar “Sandy” situado na Rua José Relvas.

Será no dia 20 de outubro, a partir das 18horas.

Venha ouvir música tradicional portuguesa com “Vozes d’Art & NaR” e participar na festa do 1º aniversário do snack “Sandy”.


sábado, 13 de outubro de 2012

“P´lo S. Martinho” - Exposição de Amélia Pinheiro na S. C. M. - Golegã

“P´lo S. Martinho”

Exposição de Amélia Pinheiro na Santa Casa da Misericórdia da Golegã

A partir do dia 20 de outubro a pintora do NAR, Amélia Pinheiro expõe na Santa Casa da Misericórdia da Golegã.
Dezena e meia de trabalhos pintados a óleo e a acrílico estarão em exposição nesta instituição até ao dia 17 de novembro.


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exposição "Manela na Pastelaria Coffee Break"

O Núcleo de Arte de Riachos e a pintora Maria Manuela Luz – Manela, inauguraram hoje, dia 12 de Outubro, pelas 19h30, na pastelaria Coffee Break, em Torres Novas, a sua terceira exposição individual desde que se iniciou na área das artes plásticas e também enquanto artista do NAR. A mostra da pintora natural de Pombal a residir em Riachos desde 1982, ficará patente ao público neste espaço situado na Av. Sá Carneiro, até ao dia 15 de Novembro. O NAR, a pintora e a proprietária da pastelaria Coffee Break, D. Susana Fernandes convidam todos a visitarem a exposição.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Workshop de Bordados em Ponto Cruz

A partir de Domingo, dia 14 de Outubro, entre as 15h30 e as 18h30, no Núcleo de Arte de Riachos irá funcionar um Workshop de Bordados em Ponto Cruz dinamizado por Sílvia Inocêncio e Conceição Lopes.

Informe-se!...

Inscreva-se!


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Exposição "Manela na Pastelaria Coffee Break"

O Núcleo de Arte de Riachos e a pintora do NAR Maria Manuela Luz – Manela, inauguram no próximo dia 12 de Outubro, pelas 18h30, na pastelaria Coffee Break, em Torres Novas, a sua terceira exposição individual desde que se iniciou na área das artes plásticas e também enquanto artista do NAR.
A mostra da pintora natural de Pombal a residir em Riachos desde 1982, ficará patente ao público neste espaço situado na Av. Sá Carneiro, até ao dia 15 de Novembro.
O NAR e a pintora convidam todos os amigos a visitarem a exposição.



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tertúlias de Artesanato e Artes Decorativas

Todos os domingos, entre as 15h30 e as 18h30, na Oficina D’Arte do NAR.

Apareçam!


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exposição "Conceição Lopes no Café Relógio"

No café Relógio está patente desde o dia 7 de outubro, uma exposição individual de pintura de Maria Conceição Ribeiro Gonçalves Lopes.
A exposição de pintura da recém-iniciada nesta arte é composta por seis telas pintadas a óleo - os seus primeiros trabalhos, alguns dos quais realizados no decorrer do 1º Workshop realizado no NAR com o pintor Massimo Esposito.
Conceição Lopes é membro do NAR desde 2010 onde está inscrita no grupo do Artesanato e Artes Decorativas, grupo no qual tem participado em todos os eventos realizados nesta área. Colabora com o grupo de Poesia participando regularmente nos encontros mensais do grupo, lendo poemas de autores riachenses, entre outros. Pertence ao grupo de música tradicional portuguesa “Vozes d’Art & NaR” desde a sua formação e, a sua última experiência no NAR foi o desenho e a pintura, participando no workshop com Massimo Esposito desde dezembro de 2011 a junho de 2012. Participou pela primeira vez numa exposição de pintura no restaurante “Trincanela” no Parque Urbano de S. Lourenço – Abrantes – exposição coletiva, intitulada “NAR com o Massimo” onde estiveram patentes os trabalhos realizados pelos alunos, durante o 1º Workshop com o pintor italiano.
Durante o período de quase um mês que antecedeu a Festa da Bênção do Gado participou na Pintura Mural realizada no Bairro de Santo António onde realizou conjuntamente com Quinita, outra aluna da classe de pintura, três dos murais ali construídos.
Também durante a Festa participou nas exposições do NAR sob o tema “Riachos e a Festa”, na Garagem das Artes e no café Ideal e participou ainda na sessão de pintura ao vivo realizada sob o mesmo tema, integrada no programa de atividades do NAR na BdG 2012.
A exposição de Conceição Lopes ficará patente no café Relógio até ao dia 2 de dezembro.


domingo, 7 de outubro de 2012

XXVII Encontro de Poesia do NAR

XXVII Encontro de Poesia do NAR realizado na Garagem das Artes no serão de sábado, dia 6 de outubro.

Neste encontro tivemos a surpresa da presença de dois poetas amigos – Carlos Margarido e Céu Pina, que participaram nesta sessão lendo de forma agradabilíssima alguns dos seus trabalhos da sua já considerável e rica obra poética.
Também MPL e José Luís Serra se estrearam, respetivamente, lendo e cantando poesia.

Obrigado a todos pela participação.

Foi ótimo este encontro!



sábado, 6 de outubro de 2012

Exposição "HORIZONTES" de MPL

No dia 6 de outubro, o NAR inaugurou na Galeria do Museu Agrícola de Riachos a segunda exposição individual de Pintura de MPL, intitulada "Horizontes".
Manuel Pereira Lopes é natural de Soudos, Torres Novas onde nasceu há 53 anos e reside em Riachos desde 2006, sendo membro do NAR desde 2010. Expos pela primeira vez individualmente na pastelaria Portugal de 15 de abril a 1 de maio de 2012 e coletivamente na exposição “Padroeiro 2012”, subordinada ao tema “Solidariedade”, realizada de 9 a 13 de junho e nas exposições “Bênção do Gado 2012”, na Garagem das Artes, café Ideal e café Relógio, exposições realizadas sob o tema “Riachos e a Festa” e integradas no programa e âmbito da Festa BdG 2012, realizada de 19 a 29 de julho.
MPL participou também, durante o período de quase um mês que antecedeu a Festa, na realização dos Murais do Bairro de Santo António onde realizou três magníficos trabalhos e colaborou com os colegas pintores e alunos do NAR na realização de outros, predispondo-se a cada instante a ensinar o que aprendera como autodidata desde há já alguns anos.
A exposição de MPL, agora inaugurada, ficará patente no Museu de Riachos até 31 de outubro, onde mais de duas dezenas de obras podem ser visitadas durante o horário de abertura do Museu.
O Núcleo de Arte de Riachos e MPL agradecem a todos os membros e amigos que estiveram presentes e convidam todos os que não puderam estar neste dia, a visitar “Horizontes”.



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Exposição de pintura “LETRAS E CORES” de Maria Clara

Na Galeria da Livraria “Ao Pé das Letras”, na Praça da República, em Tomar, está patente desde hoje, dia 1 de outubro, uma exposição de pintura de Maria Clara, intitulada "Letras e Cores".
Os 12 óleos da pintora do NAR apresentados nesta exposição podem ser visitados neste espaço, situado junto à Câmara Municipal, até 31 de outubro.

Visite!