NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sábado, 20 de março de 2010

Inauguração Oficial da "Oficina d'Arte"

PRIMAVERA RIACHENSE

Fazendo cumprir os seus desígnios, neste primeiro dia de Primavera de 2010, os artistas riachenses uniram-se em redor do símbolo do NAR – Núcleo de Arte de Riachos, criado a 16 de Janeiro, para inaugurarem oficialmente a sua “Oficina d’Arte”, cujas instalações foram gentilmente cedidas pelo Sr. Dr. Carlos Trincão Marques.

Uma assistência composta por cerca de duas centenas de pessoas, mostrou assim a sua vontade e determinação em levar por diante uma revolução nas Artes riachenses.

Na cerimónia inaugural, que teve lugar no Auditório do MAR – Museu Agrícola de Riachos, usaram da palavra o Prof. Dr. Luís Mota, Director Técnico do Museu, o Sr. António Júlio Pereira Jorge, motor da iniciativa, o Presidente da Junta de Freguesia de Riachos, Sr. João Cardoso, cabendo o encerramento ao Sr. Dr. Carlos Trincão Marques, Presidente da Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Em poucas palavras, foi resumido o historial que precedeu a fundação do Núcleo, enaltecida a dinâmica do Museu na criação de pólos adjacentes de actividades culturais, explicitado o apoio da Junta de Freguesia e reconhecida a capacidade e vontade associativa das gentes de Riachos.

Seguiu-se a visita às duas exposições montadas pelo Núcleo de Arte, sendo uma de Pintura, Desenho, Escultura, Fotografia, Poesia e Instalação Artística, na “Galeria das Artes” do Museu, e uma outra de Artesanato e Artes Decorativas, na “Oficina d’Arte” do NAR.
Nestas exposições, estão presentes algumas centenas de trabalhos da grande maioria dos Membros do Núcleo, que ultrapassam já os 50 inscritos.

Um bem servido “Porto de Honra” e visita ao Museu encerrou esta acção onde, o convívio franco, a vontade de todos e os votos de sucesso foram as notas mais marcantes.

As exposições estarão abertas até ao próximo dia 20 de Abril, e poderão ser visitadas no horário já divulgado.

Sessão de Abertura


no Auditório


Na Galeria das Artes - Pintura, Desenho, Escultura, Instalação Artistica, Fotografia e Poesia


Na "Oficina d'Arte" - Artesanato e Artes Decorativas


Na "Oficina d'Arte" - 33 participantes


Na Galeria das Artes - 25 participantes

1 comentário:

Ana Claudia disse...

Parabens pelos excelentes trabalhos