NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PINTURA AO VIVO EM RIACHOS

FIM-DE-SEMANA DE PINTURA AO VIVO EM RIACHOS
14 e 15 de MAIO de 2011

Conjuntamente com a Comissão da Cultura da Assembleia de Freguesia e com a Cooperativa Editora de Promoção Cultural – O Riachense, o Núcleo de Arte de Riachos vai realizar, no mês de Maio, um Fim-de-Semana de Pintura ao Vivo em Riachos.

O evento, integrado nos Festejos das Comemorações do 27º Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila, promovidos pela Junta de Freguesia, terá lugar nos dias 14 e 15 de Maio, no “Jardim da Vila” – Casal do Tocha (junto ao Centro de Saúde).

O tema será “Pintar Riachos”!

As inscrições são gratuitas e o seu número limitado a 25 participantes.

Os artistas plásticos interessados em participar devem inscrever-se até ao dia 20 de Abril de 2011, através dos contactos:
E-mail: nucleoarteriachos@gmail.com
Telem: 919034138

As refeições (almoço e jantar no sábado e almoço no domingo) serão oferecidas pela organização.

Aos artistas participantes residentes a mais de 30Kilometros de distância será oferecido alojamento (na noite de sábado para domingo) em casas particulares.

Programa

Os artistas plásticos inscritos devem comparecer na sede do NAR, na rua Dr. José Marques, nº16, em Riachos, no sábado, dia 14, às 9h da manhã.

Às 9h30, em autocarro, será efectuada uma Visita Guiada à Vila, às Quintas e ao Campo. Os artistas, que quiserem, devem vir munidos de câmara fotográfica para poderem registar algumas imagens. Também alguns membros da Área da Fotografia do NAR irão acompanhar a visita de forma a registarem também algumas imagens que poderão facilitar o trabalho dos artistas.

Às 13h00 será servido o almoço (convívio) aos artistas.

Às 15h00, na “Garagem das Artes” do NAR, serão, sobre Riachos, projectadas imagens (de festas e acontecimentos), contadas histórias e lendas, lidos poemas, e exibido algum artesanato local.

Depois de servido o jantar (convívio), os artistas juntam-se na “Oficina d’Arte” do NAR para iniciarem a preparação das suas telas facilitando, assim, o trabalho para o dia seguinte, tendo toda a liberdade e espaço para criarem a sua Obra acerca daquilo que viram ou ouviram sobre Riachos.

No final do dia os artistas serão acompanhados pela organização às casas onde serão hospedados.

No Domingo será então o Grande Dia, animado com outras actividades, ao longo do dia! No “Jardim da Vila”, por volta das 8h30 da manhã, os artistas juntam-se e iniciam a Pintura ao Vivo, interrompendo para o almoço e retomando logo após. Pretendendo-se que este dia seja também, um dia de convívio entre artistas, onde se fomentará, certamente, a amizade e a partilha de conhecimentos.

Os artistas participantes devem trazer consigo o material necessário ao seu trabalho: cavalete, tela (min. 40x40), tintas, pincéis, etc.

No final do dia cada um dos artistas oferece a sua Obra à Cooperativa Editora de Promoção Cultural – O Riachense, que ficará patente ao público numa Exposição-Leilão de Arte, na “Garagem das Artes” do NAR até final do mês de Junho, revertendo o produto da sua venda a favor do jornal “O Riachense”.

Inscreve-te!

Participa neste grande evento!

Com apoio da Junta de Freguesia de Riachos

Na internet encontram-se muitas imagens acerca de RIACHOS que poderão inspirar os Pintores.

Sem comentários: