NAR

NAR - Núcleo de Arte de Riachos, é um núcleo do Museu Agrícola de Riachos, onde estabelece a sua sede.

Rege-se pelo seu Regulamento Interno e pelos Estatutos da ADPHNRR - Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural da Região de Riachos.

Visa especificamente preservar, apoiar, promover, divulgar, e desenvolver as Artes e a Cultura em Riachos.

Os artistas encontram-se e desenvolvem as suas actividades artísticas e criativas
num espaço denominado OFICINA d'ARTE



sexta-feira, 11 de março de 2011

Sábado, dia 2 de Abril, pelas 21h, realiza-se na “Oficina d’ Arte” do NAR o décimo terceiro Encontro de Poesia. Em análise estará o Poeta do NAR - Fernando da Luz Jorge. Será tema de leitura o “Caderno” elaborado para este Encontro composto por vinte e quatro poemas.

Fernando da Luz Jorge Duarte nasceu em Riachos a 31 de Maio de 1956.
Oriundo de uma família numerosa, é o quarto de sete irmãos.
Estudou até à 6ª Classe, para ainda muito cedo começar a trabalhar no campo. Foi empregado fabril e ferroviário e na tropa foi marinheiro. Já casado e pai de uma filha, Mara, porque João viria a nascer mais tarde, deixa os Caminhos de Ferro e ruma para o estrangeiro à procura de novas oportunidades e de uma vida melhor, como tantos outros portugueses.
Não tendo sido bem sucedido, regressou a Riachos para trabalhar na construção civil, passando posteriormente por várias outras actividades, até encontrar o que o realiza profissionalmente - motorista de pesados. É isto que faz hoje com muito gosto e profissionalismo.
Fernando Jorge desde sempre gostou de escrever, transcrevendo no papel os seus pensamentos, emoções e sentimentos, tendo recentemente começado a fazer poesia. Poesia essa que vai dedicando e oferecendo em ocasiões especiais aos amigos e familiares.
Quis o destino, há sete anos atrás, que a vida lhe pregasse a maior partida… uma vida quase perdida… que lhe aguçou ainda mais o sentido da escrita.
As muitas horas diárias sentado ao volante do camião tendo como companhia o rádio, ouvindo e participando nos programas sobre poesia despertaram ainda mais em si o gosto por esta forma de escrita, considerando Manuel Coutinho e Lúcia Perdigão os grandes impulsionadores do seu trabalho poético, centrado essencialmente em realidades vividas.
Fernando Jorge é Membro do NAR desde a sua criação, onde participa regularmente nos encontros de poesia e onde dá agora a conhecer alguns dos seus poemas.

Sem comentários: